Tempo de leitura: 2 minutos

Movimentos e partidos políticos reforçarão ato de apoio a Lula || Foto Pimenta/Arquivo

A Frente Brasil Popular realizará na tarde desta sexta-feira (6), em Itabuna, um ato em solidariedade e contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os manifestantes se concentrarão a partir das 15 horas, em frente ao Colégio Ciso, no Bairro de Fátima.
O comando da Frente em Itabuna encaminhou nota aos veículos com forte crítica às últimas decisões do judiciário.A prisão de Lula foi ordenada pelo juiz federal Sérgio Moro ao final da tarde de ontem (5). O ex-presidente tem até as 17 horas de hoje para se apresentar à Polícia Federal. Moro, que ordenou a prisão de Lula nove meses após a condenação em primeira instância (ante 18 a 30 meses dos demais réus), é citado nominalmente na nota. Abaixo, a íntegra da nota.
Resistir, defender a liberdade de Lula e lutar por eleições livres e democráticas
É arbitrária a ordem de prisão do ex-presidente Lula, emitida pelo juiz Sérgio Moro, e autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Lula é vítima de sucessivas violências jurídicas. Foi condenado, sem provas, em primeira e segunda instâncias, e ontem a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF), em desrespeito à Constituição, negou-lhe o Habeas Corpus. Sua prisão, uma vez concretizada, fará ressurgir a figura do preso político, típica de regimes arbitrários.
O juiz Sérgio Moro, que comandou uma verdadeira caçada contra Lula e o condenou sem provas, agora nega à defesa do ex-presidente o direito de apresentar embargos. Refere a esse direito que a lei assegura aos cidadãos com escárnio, denominando os embargos de “patologia protelatória, que deveria ser eliminada do mundo jurídico”. Age como se, além de juiz, fosse legislador e autoridade suprema.
A prisão de Lula é mais uma etapa do golpe de agosto de 2016. As forças democráticas, populares e progressistas, todos aqueles que prezam o Estado Democrático de Direito, devem organizar uma pronta resposta. O que está em jogo, além da liberdade da maior liderança política do país, é a própria democracia e o Estado Democrático de Direito.
É preciso expressar a resistência nas ruas e nas redes em defesa da liberdade de Lula, por eleições livres e democráticas e contra a perseguição aos movimentos sociais e as lideranças progressistas que ousam discordar e lutar para que o Brasil não caia do abismo da repressão e autoritarismo. É imperativo realizar ações e protestos no Congresso Nacional e demais casas legislativas, nas ruas e redes sociais, em solidariedade ao ex-presidente Lula, em defesa da democracia, das eleições e da soberania do voto popular.
O Brasil não ficará de joelhos perante a qualquer chantagem, seja ela de general ou de Ministro. Esse consórcio já dirigiu o País e lutamos décadas para reconquistar a democracia. Com sangue, suor, trabalho e muita luta, o povo brasileiro estará entrincheirado em defesa de Nação forte, soberana, desenvolvimento e socialmente justa.

0 resposta

  1. ESTES BABACAS PETRALHAS DEVERIAM ESTA PRESOS DESDE QUE DESTRUIRAM A LAVOURA CACAUEIRA QUANDO INTRODUIRAM A VASSOURA DE BRUCHA NA REGIAO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *