Tempo de leitura: 3 minutos

Centenas de moradores de Itabuna e Itapé acompanharam a inauguração da Barragem do Rio Colônia|| Foto Pimenta

A inauguração da Barragem Horácio Sodré, na localidade de Estiva, em Itapé, nesta quarta-feira (4), pelo governador Rui Costa, significa o fim do pesadelo da falta de água potável para mais de 220 mil moradores de Itabuna e outros 10 mil em Itapé.  Uma parcela dessas pessoas acompanhou, na manhã de hoje, debaixo de forte sol, a entrega da obra prometida há mais três de décadas, mas que só começou a sair do papel em 2013.
Seu Terêncio foi com as filhas acompanhar a inauguração da barragem||Foto Pimenta

No meio das dezenas de moradores de Itabuna e Itapé, que foram acompanhar de perto a entrega da barragem, estava seu Terêncio Dias dos Santos, de 92 anos, acompanhado das filhas Arilma Dias Santos Oliveira e Marília Dias Santos. Os moradores do bairro Mangabinha, em Itabuna,  estão entre as milhares de pessoas que conviveram com o drama da falta de água potável na década de 90 e nos anos de 2015 e 2016.
Arilma Dias conta que se recorda dos dois períodos mais críticos de abastecimento no município.  “Tivemos que tomar banho de água salgada por muitos dias. Foi um período muito difícil que passamos e esperamos que nunca mais tenhamos que enfrentar algo parecido.  Em 2016, foi muito difícil também, mas felizmente, conseguimos superar. Hoje, estamos aqui para acompanhar a inauguração da barragem”, afirmou Arilma.
Rui destaca a importância da barragem para Itabuna e Itapé|| Foto Pimenta

Ela contou que era um sonho da família participar do ato de entrega da obra. “Sobrevivemos ao banho de água salgada para acompanhar a entrega dessa obra tão importante. Tenho certeza que não vamos mais sofrer tanto com falta de água” disse. Já seu Terêncio Dias recordou-se não só das crises hídricas enfrentadas pela população de Itabuna, mas da época em que a água do Rio Cachoeira era potável.  “Já pegamos água boa ali onde hoje fica a Bananeira (Rua da Bananeira, no bairro Lomanto)”, contou.
INVESTIMENTOS
Na construção da Barragem do Rio Colônia foram investidos R$ 111 milhões, dos quais 80 milhões do governo do estado e R$ 31 milhões da União. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Rui Costa destacou que era uma obra esperada há anos e que não só assegura uma maior oferta de água em Itabuna e Itapé, mas também possibilitará regularização da vazão dos rios Salgado, Colônia e Cachoeira.
Rui Costa destacou ainda que as indenizações das áreas desapropriadas para a construção da barragem foram pagas. Ele reconheceu que o próximo problema a ser resolvido em Itabuna é a melhoria na rede de distribuição de água e estação de tratamento.
Com 21 metros de altura, a barragem ficará com as comportas abertas no período em que o volume de água foi maior. As comportas serão abertas ou fechadas de acordo com a necessidade de abastecimento dos dois municípios. Em Itabuna, a captação para tratamento seguirá na Estação de Tratamento de Nova Ferradas.

0 resposta

  1. Quasse um século de vida! Parabéns Terêncio,que declaração sobre as águas do doce Rio Cachoeira! Uma vez que,era potável e pegava doce água na Bananeira para o consumo,doces tempos de Taboca.
    Manhã de ontem uma reportagem da Globo mostrava a concentração da seleção brasileira diante de um lindo cenário,o Rio Volga sob um lindo talude e pela imagem as águas límpidas,porém,fui pesquisar,não são,muitas industrias poluem este Rio.
    Embora a poluição do Rio Cachoeira não são as industrias,são os excrementos dos itabunenses por falta de investimentos em tratamentos de esgotos. Portanto,que
    a partir deste momento Itabuna tenha um gestor inteligente,capaz,que ame,tenha saudade das águas cristalina de Itabuna e pense sempre nesta cidade e nunca usar Itabuna com interesse de enriquecer e se promover,promova a cidade.
    Certamente Terêncio,você com este vigor e sentimento de amor pelo Rio Cachoeira,
    pelo qual, nós de Taboca Itabuna, um dia escolher gestor com esse perfil seu,de amor, saudade e honestidades são sentimentos nobre que alimenta e refrigera o espirito e o corpo humano.
    Entretanto,que pode ser resgatado as águas cristalina da bananeira e você ainda poderá vê-las,gozando de plena saúde e vigor,aliás,você já não faz parte só do alto da Lua e nem da Mangabinha,você é personalidade que faz parte da História de Itabuna. Muito saúde Terêncio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *