Tempo de leitura: 3 minutos
Oliveiras do Conde está entre as marcas que devem ser recolhidas|| Foto Carlos Silva/Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proibiu a venda de azeites de oliva de seis marcas após a fiscalização de ter encontrado produtos fraudados e impróprios ao consumo. O Mapa informou que, até a  segunda-feira (8), deverão ser recolhidos dos supermercados e atacados de todo o país os azeites das marcas Oliveiras do Conde, Quinta Lusitana, Quinta D’Oro, Évora, Costanera e Olivais do Porto.

O Ministério determinou que as redes varejistas e atacadistas (onde foram encontrados os produtos fraudados) informem os estoques existentes, sob pena de autuação em caso de omissão de informações. Os responsáveis pelas marcas são Rhaiza do Brasil Ltda, Mundial Distribuidora e Comercial Quinta da Serra Ltda.

Os comerciantes que forem flagrados vendendo os produtos, após as advertências, serão denunciados ao Ministério Público Federal (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão), encaminhados à Polícia Judiciária para eventual responsabilização criminal e multados em R$ 5 mil por ocorrência com acréscimo de 400% sobre o valor comercial dos azeites.

A fiscalização do Mapa encontrou os produtos fraudados em oito estados, desde Alagoas até Santa Catarina, em redes de atacado, atacarejo e pequenos mercados. Foram analisadas 19 amostras do Oliveiras do Conde; oito do Quinta Lusitana e duas da marca Évora. Da Costanera e Olivais do Porto, foram encontrados rótulos em uma fábrica clandestina, em Guarulhos (SP).

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Foragido (à esquerda) de Aurelino Leal é preso em Itabuna

Investigadores e delegados da 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (5), no bairro São Pedro, em Itabuna, dois suspeitos de integrar facções criminosas no sul da Bahia. Durante a Operação São Pedro em Paz,os policiais também apreenderam armas e drogas, conduziram quatro adultos e um adolescente suspeitos.

Um dos presos pela polícia hoje foi Jailton Farias Paes, um suspeito de fazer parte de uma facção criminosa e que era foragido da cadeia pública de Aurelino Leal. Jailton Farias estava foragido desde o dia 7 de abril deste ano, quando, juntamente com outros quatro detentos, rendeu o carcereiro Aurelino Batista Regis durante o almoço.

Durante a fuga, Jailton Farias  e outros colegas de cela quebraram as câmeras de vigilância e arrombaram o depósito e as salas do cartório da delegacia, segundo a polícia. Com ele, fugiram Moisés Silva Santos, Reinan Oliveira da Silva, Vinícius Silva Santos e Marcelo Silva do Nascimento.

Na operação desta sexta-feira, a Polícia Civil de Itabuna também prendeu em flagrante Vitor Lopes Silva, que estaria com um revolver 38, drogas e munições. Vitor Lopes e Jailton Farias também são suspeitos de participar de uma facção que distribuiu áudios com ameaças a policiais e outras pessoas em Itabuna. Os dois e o material apreendido estão à disposição da Justiça.

Tempo de leitura: 3 minutos
Aumenta a procura por bancos digitais

Os bancos digitais, aqueles que prestam seus serviços pela internet e não necessitam de uma estrutura física da agência, vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. É o que revela pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Entre os consumidores que utilizaram cartão de crédito nos últimos 12 meses, a maioria (76%) foi de instituições de financeiras tradicionais e 36% de lojas varejistas. No entanto, 21% dos entrevistados já adotam cartões de crédito ligados a fintechs ou bancos digitai como meio de pagamento no dia a dia. Número que cresce entre os mais jovens, chegando a representar 32% dos casos.

Os principais atrativos para a escolha do serviço são isenção de anuidade e juros e taxas mais baixas em relação aos bancos tradicionais (54%). Além disso, 49% apontam a vantagem de resolver tudo pelo celular, sem a burocracia do atendimento presencial em uma agência. Outros 41% destacam a aprovação de crédito mais rapidamente e de forma menos burocrática.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Gabriela foi morta durante uma ação policial

A Polícia Militar informou, nesta sexta-feira (5), que o Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPR) instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a atuação de Pms numa abordagem que resultou na morte da dançarina Gabriela Amorim, de 25 anos, que fazia parte da banda de forró Sala de Reboco, do Ceará.

Gabriela Amorim foi atingida na região do abdome e chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos. Além de Gabriela, o sanfoneiro Eliedelson Porcidônio Júnior, 32, a cantora Joelma Rios, 44, e uma dançarina não identificada foram atingidos.

Gabriela Amorim e outras quatro pessoas – duas dançarinas, o sanfoneiro da banda, a cantora e o motorista – retornavam da cidade de Lapão para um hotel em Irecê, quando o veículo onde estavam teria sido atingido por disparos feitos por policiais militares, durante uma abordagem.

A cantora Joelma Rios contou ao G1 que ela e os ocupantes do carro demais foram surpreendidos pelos tiros e que não houve qualquer sinalização policial para abordagem, como sinal de luz ou funcionamento do giroflex. A cantora disse ainda que foi notado pelas dançarinas que um carro estava seguindo eles, mas que o grupo não viu que era viatura, pois as luzes estavam baixas.

VERSÃO DA POLÍCIA

A ação dos policiais foi na madrugada desta sexta-feira.Em nota enviada à imprensa, a PM informou que, no momento da abordagem, o veículo trafegava na contramão, em alta velocidade, e que, imediatamente, após o ocorrido, os PMs registraram a ocorrência na Delegacia de Irecê, onde foram ouvidos.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos
Aeroporto de Ilhéus ganha novos voos com incentivo do Governo da Bahia || Foto Pimenta

O governador Rui Costa apresentou, nesta sexta-feira (5), o pacote de incentivos para atrair mais voos para a Bahia e os primeiros resultados das medidas, que incluem a implantação, pelas companhias Azul, Gol e Passaredo, de 161 novos voos com frequência semanal. De acordo com o governo, mais de um terço dos novos voos (55) serão para o interior baiano. Onze novos trechos partindo de aeroportos do estado passarão a ser ofertados por estas companhias.

Tomando-se por base os números do ano passado, as companhias que já aderiram ao pacote irão ofertar um total de 1,15 milhão de novos assentos, passando de 3,26 milhões para 4,4 milhões de assentos, incremento de 36%. A expectativa do Governo do Estado é de que a maior oferta resulte em passagens mais baratas.

Pelo Decreto 19.116, publicado na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado, a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a qual irão fazer jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.

A empresa com maior ampliação é a Azul, que implantará 73 novos voos com frequência semanal. A Azul terá quatro novos trechos como consequência do pacote de incentivos: Salvador a Aracaju, Salvador a Maceió, Salvador a Guarulhos (São Paulo) e Vitória da Conquista a Campinas.

Além disso, passará a ser oferecido regularmente o trecho de Salvador a Teixeira de Freitas, que só havia sido operado no último verão. Ao todo, a empresa contará com 560 mil novos assentos partindo de aeroportos baianos até o próximo ano, ampliando a oferta em 43%: de 1,3 milhão em 2018 para 1,9 milhão em 2020.

NOVA BASE

A Gol irá operar 53 voos semanais adicionais, dos quais 14 para o interior. Haverá dois novos trechos: de Vitória da Conquista a Guarulhos (São Paulo) e de Salvador ao Rio de Janeiro (Santos Dumont). Serão 470 mil novos assentos até 2020, um incremento de 27% em relação a 2018. O total de assentos em oferta pela Gol saltará de 1,7 milhão para 2,2 milhões.

Na Passaredo, 35 voos adicionais serão implantados até dezembro. Os novos assentos somarão 120 mil até 2020, com incremento de 58% ante o total do ano passado. A empresa vai implantar uma nova base de voos regionais na Bahia, ampliando os serviços no trecho Salvador-Petrolina, retomando o trecho Barreiras-Brasília e incrementando os trechos entre Ilhéus, Teixeira de Freitas e Aracaju.

Companhias já garantiram 11 novos trechos partindo de aeroportos baianos:

– Salvador – Aracaju (Azul)
– Salvador – Maceió (Azul)
– Salvador – Guarulhos (Azul)
– Vitória da Conquista – Campinas (Azul)
– Salvador – Teixeira de Freitas (Azul)
– Vitória da Conquista – Guarulhos (Gol)
– Salvador – Rio de Janeiro (Gol)
– Barreiras – Brasília (Passaredo)
– Salvador – Ilhéus (Passaredo)
– Salvador – Teixeira de Freitas (Passaredo)
– Salvador – Aracaju (Passaredo)

O PACOTE DE INCENTIVOS

A nova alíquota de 12% em substituição à de 18%, valerá, de acordo com o decreto, para todas as empresas aéreas que operem em aeroportos localizados em território baiano. A alíquota cairá para 10% para empresas que operarem em quatro aeroportos baianos, e para 7% para as que mantiverem operação em dez aeroportos.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Tauã e Fran são hóspedes da Casa de Apoio Clara Kauark, de apoio à criança com câncer

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, inicia nesta sexta-feira (5) o Projeto Super Férias 2019, com muitas atrações para as crianças e pessoas de todas as idades. Um dos destaques da abertura é o lançamento da campanha McDia Feliz, que beneficia o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), uma das mais importantes instituições do Sul da Bahia.

A programação será aberta às 18h, com show de Silvano e Carla e, em seguida, diretores do GACC Itabuna fazem a apresentação da campanha, mobilizando toda a comunidade. As ações incluem ainda roda de conversa sobre a importância da educação na formação das crianças, com Mônica Alves, especialista em Ensino Fundamental, e Railda Prudente, diretora da Escola Curumim, além do designer Henrique, responsável pela arte das camisas promocionais do McDia Feliz.

O Super Férias do Jequitibá prossegue durante julho, mês em que tradicionalmente aumenta o fluxo infantil no shopping, atraindo crianças e familiares de toda a região. Veja a programação para este final de semana clicando aqui.

Tempo de leitura: 2 minutos
Técnicos da Orquestra Sinfônica e do TCA fazem visita técnica

A 21 dias da inauguração, o Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória recebeu produtores da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Balé do Teatro Castro Alves (TCA). Eles estiveram no local para avaliar as condições técnicas para a apresentação no dia 26, quando ocorrerá a entrega do equipamento, durante as atividades em comemoração aos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna.

A coordenadora de Produção da Orquestra Sinfônica da Bahia, Raquel Rosa, e o Diretor de Cena do Balé do TCA, Leonard Henrique, foram recepcionados pelo prefeito Fernando Gomes, a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, e a diretora do Teatro, Cláudia Dória.

A coordenadora de produção da Orquestra Sinfônica da Bahia, Raquel Rosa, disse ter ficado impressionada com a estrutura do teatro: “É um equipamento muito bonito, completo e estamos felizes em participar desta inauguração. Itabuna está de Parabéns!”.

CINE CONCERTO

Ela adiantou que a apresentação do dia 26 será focada em um Cine Concerto que ficou famoso em Salvador. “Consiste na apresentação de músicas de cinema, músicas atuais e antigas. É um concerto bem diferente, alto astral e que até os músicos se apresentam fantasiados”, revelou. Já no dia 27 de julho será a vez de uma apresentação conjunta da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Balé do Teatro Castro Alves.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Faustão pediu linguagem popular e confirma diálogo com ministro || Reprodução
O apresentador da Rede Globo, Fausto Silva, conhecido como Faustão, orientou o então juiz Sérgio Moro. De acordo com a Veja, o apresentador sugeriu que o agora ministro usasse uma “linguagem mais simples”.

As recomendações de Faustão teriam sido feitas a Moro, que logo repassou para os procuradores da Lava Jato através de conversa com Deltan Dallagnol pelo Telegram.

Em mensagem enviada no dia 7 de maio de 2016, Moro comenta com Dalla­gnol que havia sido procurado pelo apresentador do Domingão do Faustão com recomendações para a operação. “Ele disse que vocês nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está a (sic) 28 anos na TV. Pensem nisso”, relatou Moro ao procurador.

À reportagem da Veja, o apresentador confirmou a conversa com Sérgio Moro. Redação com Metro1.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Flybondi começa a operar no Brasil com voos para o Rio

A Flybondi, companhia aérea da Argentina, que adota o modelo low cost(baixo custo), começa a operar no Brasil a partir de outubro deste ano.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa iniciará suas atividades com três voos semanais entre as cidades de Buenos Aires e Rio de Janeiro.

A autorização para a Flybondi iniciar suas operações internacionais no Brasil foi concedida pela Anac, durante a 11ª Reunião da Diretoria Colegiada da Agência, no começo desta semana.

A medida é a última etapa para que uma empresa estrangeira inicie voos regulares no Brasil e permite que a companhia faça o registro das rotas e inicie a venda das passagens aéreas.

De acordo com a Anac, a Flybondi será a terceira empresa aérea low cost a voar no país, após o início das operações da chilena Sky Airline e da europeia Norwegian. Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos
Marleide Rosa com a filha Sophia: lição de amor

Karina Lins

Há dois anos a rotina da dona de casa, Marleide Rosa Filha, é de idas e vindas entre as cidades de Una e Itabuna por conta do tratamento da filha, Maylla Sophia Rosa dos Santos. A pequena, de apenas 5 anos, foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda (LLA), após a mãe perceber manchas roxas pelo seu corpo e sangramento no nariz.

Desde então, mãe e filha ficam na Casa de Apoio do GACC em Itabuna, de segunda a sexta, por conta das sessões de quimioterapia que são realizadas no Hospital Manoel Novaes, e vão para casa aos finais de semana. “Se não fosse a equipe médica e a casa de apoio, não sei o que seria da gente”, comenta Marleide.

Por conta da quimioterapia, o cabelo de Maylla voltou a cair e a menina fez um pedido especial à mãe: “Se o meu cabelo cair de novo você tira o seu também?”

Marleide atendeu ao pedido da filha e raspou a cabeça. “Na hora nem pensei na minha vaidade, só pensei em fazer a vontade dela. Só vou deixar o meu cabelo crescer quando o dela começar a crescer e eu ver que não vai mais cair”, diz.

Maylla não faz questão de colocar enfeites na cabeça, nem as perucas que ganhou. “Ela diz confiante que o cabelo dela vai crescer novamente e que o bem vai vencer o mal”, destaca.

A mãe relata que a menina é tranquila, positiva, alegre, brincalhona, inteligente, facilita o tratamento, toma os remédios e não reclama de nada. “Às vezes fico desanimada e ela me fortalece. Ela chega para mim, dá um sorriso e diz: mãe não fica assim não, vai ficar tudo bem”, declara.

Marleide torce para que em breve a filha volte a ter uma vida normal e retome a sua rotina escolar. “Eu deixo Deus trabalhar na vida dela. Confio em Deus que tudo dará certo”, conclui.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Loja em Buerarema foi arrombada nesta madrugada de sexta

Uma loja de móveis e eletroeletrônicos em Buerarema foi o novo alvo do Bando da Marcha à Ré, que vem agindo há quase um mês no sul da Bahia. Por volta das 2h10min desta sexta-feira (5), os criminosos estavam numa VW Saveiro e, desta vez, usaram um machado para quebrar a porta de vidro da Móveis Simonetti.

Após arrombar a loja, os bandidos levaram cinco aparelhos de televisão e um aparelho de som, segundo informou a gerência da Simonetti à Polícia Militar. A loja fica na Rua Pastor Freitas. No rastro de destruição, os criminosos ainda deixaram para trás um aparelho de som.

Na madrugada de ontem (4), bandidos também em uma picape Saveiro arrombaram uma filial das Lojas Americanas no Centro de Ilhéus. Já na quarta, também na madrugada, bandidos conseguiram levar cerca de R$ 50 mil em produtos eletrônicos de outra loja em Camacan, próximo de Buerarema. Atualizado às 9h01min.

Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

 

Não resta aos geraldistas contrários outra conduta que não seja a de abrir as portas do PT com um “seja bem-vindo”, “bom retorno, companheiro!” ou, se alguém preferir, “Vane e o PT, tudo a ver”.

 

 

O retorno do ex-prefeito Claudevane Leite ao Partido dos Trabalhadores está sendo o assunto mais comentado nas redes sociais, principalmente nos grupos de WhatsApp de Itabuna.

Vane do Renascer, como é mais conhecido na vida pessoal e no campo político, sonha em ser novamente gestor do centro administrativo Firmino Alves, uma postulação legítima que encontra uma certa resistência no grupo do também ex-alcaide Geraldo Simões.

Se não conseguir se firmar como uma opção do petismo para a disputa da sucessão de 2020, Vane deve sair candidato a vereador com grandes possibilidades de ser eleito. O evangélico político já parlamentou por duas vezes na Casa Legislativa.

Geraldo Simões, que há muito tempo domina a legenda, mostrando sua força diante do petismo itabunense, diz que vai presentear o futuro companheiro com uma camisa do “Lula Livre”.

Vane, então prefeito de Itabuna, sempre foi criticado por não ter governado com a autoridade que o cargo exige, deixando a administração sob a forte influência do PCdoB, que ditava os rumos do governo, causando uma insatisfação no staff mais próximo do chefe do Executivo.

Os obstáculos para o retorno de Vane ao PT só não são maiores por causa do governador Rui Costa. O morador mais ilustre do cobiçado Palácio de Ondina tem uma boa relação com o ex-prefeito.

O então alcaide Vane do Renascer foi um dos primeiros a apoiar a pré-candidatura de Rui. Vale lembrar que a cria política de Jaques Wagner tinha menos de 3% nas pesquisas de intenções de voto. Os adversários diziam que o “poste” de Wagner não iria para lugar nenhum.

Outro detalhe é que Geraldo Simões foi contra a candidatura de Rui Costa. Aliás, o relacionamento de GS com RC nunca foi bom. De público, o silêncio e o teatro. Nos bastidores, o pega-pega.

Portanto, o caminho da volta de Vane ao PT está pavimentado. Tem o aval do governador Rui Costa, do comando estadual da legenda e do deputado federal licenciado Josias Gomes.

Não resta aos geraldistas contrários outra conduta que não seja a de abrir as portas do PT com um “seja bem-vindo”, “bom retorno, companheiro!” ou, se alguém preferir, “Vane e o PT, tudo a ver”.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos
Número de acidentes voltou a crescer na Bahia em 2018, aponta MPT

A taxa de acidentes no trabalho na Bahia voltou a crescer em 2018 depois de um período de dez anos em queda. No ano passado, ocorreram 17.481 casos, número 7% maior do que o registrado em 2017, quando foram comunicados 16.332 acidentes. O maior índice foi apurado em 2009, quando ocorreram 26.483 acidentes. Desde então, os números vinham em queda, interrompida em 2018.

Esses dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, plataforma online do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A plataforma digital está disponível para consulta no endereço smartlabbr.org. Nela, estão reunidos dados oficial de diversos órgãos públicos desde 2002 até o ano passado. Os números são totalizados ano a ano.

A maior parte dos acidentes na Bahia ocorrem na capital baiana (34%), seguida pelos municípios de Feira de Santana e Camaçari com 7% e 5% respectivamente. O estado está na oitava posição em número de ocorrências. Enquanto no Brasil, aconteceram 2.022 mortes no trabalho em 2018, na Bahia 94 casos foram registrados. Dados do INSS apontam a ocorrência de 11 mortes por acidentes de trabalho somente no primeiro trimestre deste ano.

O levantamento aponta que em todo o país, a cada grupo de dez mil trabalhadores, 102 sofreram algum tipo de acidente e seis morreram em decorrência da atividade profissional. A maior parte dos acidentes ocorre por falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho, que norteiam as medidas preventivas que devem ser adotadas em cada tipo de atividade produtiva, baseadas em estudos técnicos.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Técnicos participaram de capacitação para uso de GPS

A Prefeitura de Uruçuca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu o curso de uso de GPS que é essencial para os trabalhos de campo no município. Parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Uruçuca, o curso teve duração de três dias dias (26,27 e 28.06.19) com aulas práticas e teóricas.

O objetivo do curso do GPS é capacitar técnicos do setor de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a retomada da atividade da emissão de Cadastro Estadual de Imóveis e Florestas Rurais (Cefir) de forma gratuita para os agricultores do município com área até 80 hectares.

Na primeira etapa, Uruçuca foi um dos poucos municípios a bater meta na região, com 240 emissões de Cefirs. O instrutor do curso foi Carlos Pereira, da Consulcoop, e que presta serviços para o SENAR.

Tempo de leitura: 3 minutos

Mais de 60 vagas estão sendo oferecidas pelas unidades do SineBahia em Itabuna e Ilhéus, no sul, e Jequié, no sudoeste do Estado, nesta sexta-feira (5). São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, de acordo com a lista divulgada pelo serviço estadual.

Das vagas, 42 são para quem reside em Itabuna, outras 13 para moradores de Jequié e 10 em Ilhéus. Os interessados devem procurar o SineBahia – preferencialmente pela manhã – e apresentar documentos como CPF, carteiras de Trabalho e Identidade e comprovantes de residência e de escolaridade. Clique em Leia Mais, a seguir, e confira as vagas disponíveis.Leia Mais