Tempo de leitura: 2 minutos
Segunda fase da Olimpíada de Matemática será neste sábado

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) deste ano entra em sua segunda fase neste sábado, 28 de setembro. Cerca de um milhão de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão a prova a partir das 14h30min (horário de Brasília).

A 15ª edição da Olimpíada, que tem como tema os povos indígenas, bateu recordes, com 54.830 escolas inscritas, distribuídas em 99,71% dos municípios brasileiros. Na primeira fase, a Obmep 2019 contou com a inscrição de 18,1 milhões de estudantes de 54.831 escolas públicas e privadas.

A iniciativa é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) apoia a competição.

O foco da OBMEP são estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de menção honrosa.

Os premiados com medalha de ouro, prata ou bronze serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico dos participantes. A divulgação dos vencedores está prevista para 3 de dezembro, segundo o Impa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *