Tempo de leitura: 2 minutos
Força-tarefa limpou praia em Ilhéus

As manchas de óleo, que chegaram há quase um mês na Bahia, já atingiram 18 municípios e cerca de 500 quilômetros das praias, o equivalente a metade da costa litorânea no estado. No sul da Bahia, depois de Itacaré e Ilhéus, o produto também chegou às prias de Canavieiras, Maraú e Uruçuca, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Nesses municípios, o monitoramento é feito 24 horas por dia. Em Ilhéus, as manchas de óleo foram localizadas por volta das 5h da manhã de sexta-feira (25), próximo à região da Juerana, no quilômetro 7,5 da BA-001, trecho da rodovia entre Ilhéus e Itacaré. Uma força-tarefa limpou a praia logo pela manhã. As demais localidades também já fizeram a remoção ou estão trabalhando na retirada do material.

Os outros municípios afetados com o óleo são Jandaíra, Conde, Esplanada, Entre Rios, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Vera Cruz, Itaparica, Cairu,  Igrapiúna e Ituberá. A Situação de Emergência já foi decretada pelo Governo do Estado em Jandaíra, Conde, Esplanada, Entre Rios, Camaçari e Lauro de Freitas. O município de Cairu também decretou, posteriormente, quando as manchas atingiram as suas praias.

Para assegurar condições de trabalho na limpeza das praias, a Defesa Civil da Bahia encaminhou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tanto para os municípios. Os EPIs são proteção de servidores públicos e voluntários imbuídos nesta missão.

De acordo com o superintende adjunto da Sudec, Vitor Gantois, “foram entregues um total de 9.5 mil itens, que vão desde EPIs até ferramentas, como: pás, carrinho de mão, balde, espátula. É importante alertar as pessoas para que sigam as instruções de manuseio dos equipamentos para recolher o óleo e que, preferencialmente, entre em contato com as autoridades locais ou com os Bombeiros, Inema ou Defesa Civil”.

MAIS AÇÕES

Em 11 de outubro, foi criado o Comando Unificado do Incidente composto por membros da Sudec, do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema), do Ibama, do Ministério Público da Bahia e Federal, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e da Marinha com o intuito de desenvolver ações integradas para solucionar ou minimizar os impactos do desastre.

Também no dia 11, a Defesa Civil da Bahia se reuniu com representantes dos locais atingidos e com as Defesa Civis municipais para alinhar as atividades e ouvir as demandas das populações.

O Inema está fornecendo big bags para completar os kits e empresas, como Ferreira Costa, Petrobrás e Coelba, também estão doando os equipamentos que serão repassados aos municípios. No decorrer do processo, são realizadas reuniões com o governador Rui Costa para discutir e analisar as ações que estão sendo executadas no combate às manchas de óleo nas praias, juntamente com os demais governos estaduais e federais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *