Tempo de leitura: 2 minutos
Rute e Psist ministraram aulas na véspera da prova

Cerca de 50 internos  do Conjunto Penal de Itabuna fazem, nessa terça e na quarta (10 e 11), as provas do Enem 2019 para a população privada de liberdade (Enem-PPL 2019). A preparação foi encerrada na tarde de segunda-feira (9), com uma aula-show do humorista e professor Pisit Mota, além de uma revisão de Espanhol, com a professora Rute Praxedes, colaboradora da própria unidade.

Pisit usou o humor para descontrair os candidatos, contando, de forma divertida, como se fez o homem e profissional de hoje, saindo de uma realidade muito parecida com a da maioria dos detentos.Falou de coisa séria, também, com diversas dicas de concentração e foco para resolução das questões da prova.

Internos do Conjunto Penal de Itabuna testam conhecimentos no Enem

Foi mais de uma hora de show, que divertiu, instruiu e, mais que tudo, mostrou a cada um que é possível, transformar a sua realidade a partir da educação. “Tenho certeza que teremos alguns aprovados. Mas, só de participar de uma prova dessas, isso já é uma grande vitória. Se formos observar quantas pessoas gostariam de fazer as provas do Enem, porém sequer conseguiram a inscrição. Vocês já são vencedores”, afirmou, sob aplausos.

Os internos também tiveram uma aula de Espanhol, voltada para a resolução de questões da prova, com dicas valiosas para fugir das famosas “pegadinhas” dos falsos cognatos, entre outros alertas. A professora Rute Praxedes também deu um show.

O aulão de revisão do Enem foi organizado pela empresa Socializa, que administra o presídio, em regime de cogestão com o Governo do Estado, e teve apoio operacional de todos os setores da unidade – educação, ressocialização, segurança, nutrição, corpo técnico e administrativo – coordenados pelo gerente-operacional Yuri Damasceno.

Estiveram presentes na abertura o coordenador de Segurança da unidade, Fábio Vivas, representando a Direção, e o advogado Moisés Figueiredo de Carvalho, presidente da Comissão de Direito Criminal e Sistema Prisional da OAB – Subseção Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *