Tempo de leitura: < 1 minuto
A médica Teresa Cistina é uma das coordenadoras do evento.

Começou nesta segunda-feira (16) e prossegue nesta terça (17), das 8 às 18h, o II Simpósio de Doença Falciforme do Sul da Bahia. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Orientação em Oncohematologia Pediátrica (NEOOP), o evento é realizado no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus.

O projeto de extensão é vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde (DCS), coordenado pela médica Teresa Cristina Cardoso Fonseca, presidente do GACC Sul Bahia. O principal objetivo do simpósio é promover a difusão e atualização do conhecimento sobre Doença Falciforme, estimulando a integração, troca de informações e experiências entre diversos profissionais de saúde, comunidade acadêmica e pacientes.

Além do Simpósio Doença Falciforme, é realizado mais uma edição do Curso de Extensão em Oncologia Pediátrica com o objetivo de colaborar com o conhecimento sobre o câncer infantojuvenil dos acadêmicos e profissionais da área de saúde, bem como dos pacientes.

A DOENÇA FALCIFORME

Caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, a doença falciforme é muito grave, de elevada mortalidade, porém pouco conhecida. É uma doença genética e hereditária, predominante na população negra, mas também  afeta outras raças. Causa complicações em todos os órgãos e sistemas do organismo. O paciente com a doença necessita de cuidados especiais para toda a vida.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *