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O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, reforçou o Dia Estadual de Regulação. A unidade hospitalar sul-baiana autoriza o acolhimento de pacientes com diversas demandas dos serviços de saúde.

Referência em média e alta complexidade do interior baiano, o HRCC, dentro da sua capacidade instalada, ajuda a diminuição da fila de espera do Sistema de Regulação da Sesab, atendendo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de uma área que engloba 89 municípios e população média 2,5 milhões de habitantes.

Pacientes regulados e atendidos na unidade chegam principalmente das regiões sul, baixo-sul e extremo-sul da Bahia, até mesmo, em algumas demandas, da Central Sudoeste (Vitória da Conquista e municípios vizinhos), no sudoeste. O HRCC oferta a esses usuários procedimentos em ortopedia, cardiologia e hemodinâmica, entre outros.

Atendendo a solicitação da Central Estadual de Regulação Sul (CRSul), o HRCC intensificou o seu apoio na diminuição da fila de espera no estado, participando do planejamento estratégico do “Dia Estadual de Regulação”. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, considerados os dias “D” da ação, o hospital autorizou o acolhimento de 22 pacientes nas especialidades de ortopedia, cardiologia e cirurgia cardíaca.

Nesse período específico foram regulados pacientes que estavam na tela do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (SUREM), principalmente aqueles casos com tempo de permanência acima de cinco dias.

De acordo com Jaqueline Silva, coordenadora do NIR do HRCC, na sexta (14) o trabalho foi intensificado nas áreas de ortopedia e clínica cardiológica e mais amplo no sábado (15). “Esses dois dias foram o foco, mas a execução do planejamento continua até depois no carnaval. Após o dia D, autorizamos mais alguns pacientes para cirurgia cardíaca, angiografia e angioplastia de membros, este mês já regulamos mais de 128 pacientes”, informou.

Para Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, a unidade estar integrada ao sistema de regulação, interagindo com as centrais para a diminuição das filas, é um fator importante para agilizar o atendimento. “Aqui no hospital fazemos parte de um elo organizado pela Sesab, em busca de atender os regulados em menor tempo, ofertando procedimentos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, avaliou.

O paciente Rones Batista do Santos, de 26 anos, morador de Coaraci, veio pela regulação e avaliou positivamente o atendimento recebido no HRCC. “Cai jogando bola e fraturei o braço em três lugares. Sai do hospital de minha cidade e vim para cá, fiz os exames e minha cirurgia aqui. Estou me sentindo melhor, tomando os medicamentos, com atendimento correto. Tudo ocorreu bem”, disse.

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