Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Fernando Gomes foi entrevistado no telejornal de início de noite da TV Cabrália/Rede Record. Coube à repórter Thainan Nicácio a missão de ouvi-lo. E a ela e aos telespectadores, restou esforço de tentar entender o que quis dizer – ou não – o prefeito. Mais viral que este vídeo, só o do rato procurando abrigo no coxim de uma bicicleta na Avenida do Cinquentenário…

Agora, o rato de esgoto mais famoso das galáxias…

Previsão de muita chuva para o sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem mora em áreas de risco em municípios do sul da Bahia deve ficar atento nos próximos três dias. A previsão é de que chova muito, entre hoje e segunda-feira (9), em localidades como Itabuna, Ilhéus, Camacan, Ipiaú, Coaraci, Itajuípe, Itacaré, Canavieiras, Floresta Azul, Ibicaraí e Itapé.

Em Itabuna, por exemplo, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil alerta que pode chover até 125 milímetros até segunda.  Na tarde de hoje, a cidade enfrentou um temporal, que causou inundações de estabelecimentos comerciais no centro e, em pelo menos, 10 bairros. Os comerciantes e moradores ainda estão contabilizando os prejuízos

De acordo com a Defesa Civil, em menos de três horas choveu 35 milímetros. Sem limpeza, as redes pluviais e de esgoto não deram conta. O canal que corta a Avenida Amélia Amado transbordou, alagou lojas e suspendeu o tráfego por alguns minutos.

A previsão é de muita chuva em quase todos os municípios do sul da Bahia. Se a previsão se confirmar para os próximos dias, serão 80 milímetros de chuva,  pelo menos,  em municípios como Camacan, Ilhéus, Santa Luzia, Canavieiras, Pau Brasil e Itaju do Colônia.

Destaca-se que é uma previsão. Isso significa que pode chover quase nada, o volume indicado ou muito mais. Por isso, é importante ficar atento e acionar a Coordenadoria de Defesa Civil de seu município ao perceber que está em perigo. Em Itabuna, o contato pode ser feito pelo telefone 9 8825-8923.

Jornalista baiana Rita Batista é uma das estrelas da campanha || Foto Guilherme Burgos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ser magra, mas não muito, usar maquiagem, estar sempre bem penteada, depilada, parecer jovem. A pressão estética, uma imposição criada basicamente pela mídia, incide sobre todas as mulheres e as pressiona na busca por um padrão considerado perfeito, mas na maioria das vezes inatingível. Como forma de exaltar a beleza natural e combater esse olhar opressor que mina a autoestima da maioria das mulheres, a Avatim lança a campanha “Linda é pouco”, em celebração ao Dia da Mulher (8 de março).

Durante este mês, as vitrines das lojas Avatim por todo o país estarão equipadas com espelhos de distorção (côncavos e convexos) acompanhados da mensagem “Linda é pouco”. O objetivo é mostrar que as distorções na autoimagem estão no olhar de fora, não na mulher, além de ratificar que linda é pouco para descrever uma mulher.

Estilista Michele Simões também é estrela da campanha da empresa ilheense

Paralelamente, uma série de vídeos exibirá, nas redes sociais da marca, exemplos de mulheres que superaram o olhar externo sobre si e sentem-se realizadas como são. Estrelam a campanha a modelo Ariella Moura, a estilista Michele Simões e a comunicadora baiana Rita Batista.

Coaraci registra o segundo caso de coronavírus; Aurelino Leal tem o primeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bahia registrou, até esta sexta-feira (6), a notificação de 93 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 25 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 33 foram descartados laboratorialmente e outros 38 aguardam análise laboratorial. Um caso foi confirmado. Trata-se de uma mulher de Feira de Santana que retornou de viagem da Itália no dia 25 fevereiro.

Os municípios que notificaram casos suspeitos foram Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia. Os casos suspeitos no sul da Bahia estão entre os descartados.

No Brasil, 13 casos de coronavírus foram confirmados. Atualmente, em todo o País, são 768 casos suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados são repassados diariamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

PAÍSES MONITORADOS

São 37 países monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina.

A lista inclui ainda quem, nos últimos 14 dias, passou pelo  Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China

Ruas e avenidas alagadas durante chuva da sexta (6), em Itabuna.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Comerciantes da região central de Itabuna estão contabilizando os prejuízos com a chuva que caiu, na tarde desta sexta-feira (6). A rede de drenagem nas avenidas Amélia Amado, Cinquentenário e trechos da Juracy Magalhães e Rua Paulino Vieira não suportou o grande volume de água. Houve vários pontos de alagamento. A água que transbordou invadiu vários estabelecimentos comerciais.

Amélia Amado ficou intransitável e água invadiu lojas

O trânsito chegou a ser interditado na Avenida Amélia. Além da rede pluvial, o canal de macrodrenagem transbordou e inundou padaria, supermercados, lojas de confecções e outros estabelecimentos comerciais na região central da cidade.

Lojas foram alagadas em poucos minutos de chuva

Foram registrados pontos de alagamento também nos bairros São Caetano, Santo Antônio, Fátima, Califórnia, Lomanto, Jardim Primavera e Vila Anália. Nas  avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, no São Caetano, vários estabelecimentos comerciais foram inundados pela água suja do esgoto e das redes pluviais.

PRF recupera carro roubado no Espírito Santo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um veículo Volkswagem Saveiro Cross, roubado na última segunda-feira (02), no estado do Espírito Santo, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta sexta-feira (6), em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. O carro era dirigido por um produtor rural que não teve o nome divulgado.

O veículo, com placa de Guarapari, foi apreendido na altura do quilômetro 720 da BR-101. Roubado no município capixaba de Serra, o carro era conduzido por um homem de 31 anos, que alegou ter negociado o veículo com um amigo e o pagamento está sendo feito de forma parcelada. O suspeito foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Eunápolis e indiciado por receptação de veículo.

A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.

Consulta a lotes residuais será liberada na segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Receita Federal libera, na segunda-feira (9), a partir das 9h, a consulta ao lote multiexercício de restituições residuais do imposto de renda do período  2008/ 2019. O crédito bancário para 72.546 contribuintes será realizado no dia 16 deste mês, totalizando R$240 milhões.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet , ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.  O contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Acidente mata três pessoas que estavam na ambulância
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo três veículos matou três pessoas e deixou outras duas feridas. A colisão ocorreu na BR- 101, no município de Uruçuca, no sul da Bahia, na noite de quinta-feira (5).  A ambulância onde estavam as vítimas foi prensada entre uma carreta e uma caminhonete.  O motorista da carreta teria causado o acidente.

As pessoas que morreram no local do acidente estavam na ambulância. As vítimas são a técnica de enfermagem Geilda Araújo, o motorista da ambulância Joel Souza Santos, além de José dos Santos, pai de uma criança que era transportada de Taperoá, no baixo-sul da Bahia,  para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

A criança e uma tia dela foram levadas para hospitais da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas. A Prefeitura de Taperoá informou que a criança sofreu acidente doméstico e era transportada para receber atendimento médico em Itabuna. Por causa da tragédia, foi decretado três dias de luto no município.

Banda Filhos de Jorge é uma das atrações do Verão Costa a Costa em Itacaré
Tempo de leitura: 2 minutos

O projeto que vem movimentando o verão de moradores e turistas do litoral baiano chega neste final de semana ao seu quarto destino, o município de Itacaré, nas praias da Coroinha e Tiririca.

Entre as atrações esportivas do Verão Costa a Costa, estão torneios do Brasileiro de Surf, Beach Soccer, Futevôlei e Canoagem. As atividades vão sempre das 8h às 17h, na praia da Coroinha. Com exceção do Surf, que no sábado terá início às 7h, e terá suas disputas acontecendo nas ondas da praia da Tiririca.

O projeto também conta com diversas opções de entretenimento nos equipamentos de esportes radicais e de aventura, a exemplo do arvorismo, escalada indoor, full pipe, giromaster e o bungee trampolim.

SHOWS MUSICAIS

Nesta edição, sobem ao palco do Costa a Costa Junior Santê e a banda Filhos de Jorge, no sábado, e Os Barões e Afrodisíacos, no domingo. As apresentações começam às 16h, encerrando cada dia de evento. Todas as atrações são gratuitas.Leia Mais

Jornalista Levi Vasconcelos fará comentários semanais no "Bom Dia Bahia"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Levi Vasconcelos, um dos mais bem-informados e conceituados jornalistas políticos da Bahia, fará um balanço do que aconteceu esta semana no cenário político da capital baiana, a partir da manhã deste sábado (7), no Bom Dia Bahia. O programa semanal é apresentado pelo também jornalista Ederivaldo Benedito, na Rádio Difusora AM 640, de Itabuna.

Editor da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, Levi Vasconcelos é também editor do site Bahia.ba. O convite para o jornalista fazer um comentário semanal no Bom Dia Bahia partiu do colega Ederivaldo Benedito, que apresenta o Bom Dia Bahia ao lado do advogado Andirlei Nascimento, das 8h às 10h30min da manhã.

“Levi, excelente profissional, é um amigo desde o início de minha carreira em 1975. Fomos colegas de redação no extinto Jornal da Bahia, na Tribuna da Bahia e em A Tarde. É um prazer tê-lo no Bom Dia Bahia, ao lado de Andirlei Nascimento e João Matheus Feitosa, noticiando, analisando e comentando os fatos da política baiana”, afirmou Ederivaldo Benedito, “Bené”.

Em um terço dos casos, origem das agressões estava em não aceitar fim de relação || Foto Marcos Santos/USP
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro analisou 107 processos em tramitação nos tribunais do júri fluminense, que julgam casos de atentado contra a vida. Mulheres entre 21 e 40 anos, atacadas em casa, à noite ou de madrugada, a faca ou a tiros, pelo companheiro ou ex-companheiro, é o perfil mais comum das vítimas de tentativa de feminicídio. A pesquisa traçou um panorama dos assassinatos de mulheres no estado. O levantamento foi divulgado hoje (6) para marcar o Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no domingo (8).

Segundo a pesquisa, uma em cada três agressões é atribuída, pelo autor do crime, à dificuldade em aceitar o fim do relacionamento. Outros motivos foram discussão por razões diversas, vingança, ciúme, estupro e recusa da vítima em manter relação sexual.

A maior parte dos crimes ocorreu entre pessoas que namoravam, estavam casadas ou vivendo em união estável (40%) ou tinham uma relação anterior (42%), sendo que 62% dos relacionamentos eram de até cinco anos. Quase todas as mulheres foram submetidas a episódios anteriores, registrados ou não em delegacia, de violência doméstica. Segundo o estudo, muitas não denunciaram os agressores por medo ou porque foram coagidas por eles.

A maioria dos crimes ocorreu de noite (39%) ou de madrugada (34%). Juntos, observa-se que 73% dos crimes foram praticados no período de descanso. Além disso, em 72% dos casos, a agressão ocorreu na residência da vítima. Os autores utilizam, em 44% dos casos, uma faca para cometer o crime, seguida da arma de fogo (17%).

VIOLÊNCIA ANTERIOR

O trabalho consistiu na leitura e análise documental de processos sobre o assunto. Dos 107 processos estudados, ajuizados entre 1997 e 2019, 40 foram julgados, dos quais 31 terminaram em condenação. No total, 69 contêm relatos de violência doméstica anterior, apenas 23 dos quais anotados na folha de antecedentes criminais do autor.

“O que chama a atenção é que vários processos têm relatos de violência doméstica anterior, mas em muito poucos foi acionada a polícia ou houve o registro de ocorrência dessas violências anteriores. A gente tem que procurar entender por que tantas mulheres ainda vivenciam o ciclo da violência, mas não se socorrem das medidas protetivas de todo o sistema que a Lei Maria da Penha oferece para prevenir um fato mais grave”, disse a coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria, Flavia Nascimento.

INTIMAÇÃO

De acordo com a defensora pública, é preciso investir mais na qualificação e sensibilização dos profissionais que atuam na rede de proteção à mulher nos sistemas de justiça e de segurança pública para as questões de gênero.

Segundo Flavia, a dificuldade em intimar o réu é um dos motivos para o atraso nos julgamentos, mas a maior demora para a conclusão dos casos ocorre ainda na fase de inquérito policial. “Isso contribui para que a mulher desacredite no sistema de justiça como uma das alternativas para a solução do seu problema de violência doméstica”, acredita.

Para a diretora de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça, Carolina Haber, coordenadora da pesquisa, o ciclo de violência atinge principalmente mulheres muito vulneráveis, vivendo em áreas carentes, com forte relação de dependência econômica com o agressor.

“O que o poder público tem que fazer é dar condições para que a mulher se sinta acolhida num primeiro momento. Se ela não chega a fazer registro na delegacia é porque, de fato, ela não vê o Estado como passível de prover uma política pública que dê acolhimento”.

Feira de Santana registra novos óbitos por covid-19 e mais de 360 casos confirmados
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio do Twitter, o secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, confirmou o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-10) na Bahia. A mulher, de 34 anos, reside em Feira de Santana, conforme Vilas-Boas.

– Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro – escreveu na rede social às 8h30min desta sexta-feira (6).

O secretário disse que a paciente está em casa, com quadro assintomático e orientação para permanecer em isolamento, “adotando as medidas de precaução de contato”. O monitoramento é feito pela Vigilância em Saúde da Bahia e pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

– Importante ressaltar que não há qualquer motivo para pânico. Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1 – afirmou Vilas-Boas na rede social.

CASOS SUSPEITOS

Até o final da tarde de ontem, a Bahia tem mais de 2o casos suspeitos do Covid-19 aguardando resultados laboratoriais. No País, além da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo confirmaram casos do Covid-19.

Fábio Luciano mantido no comando da Ascom da Câmara de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O radialista e jornalista Fábio Luciano reassumiu o comando da Assessoria de Imprensa e Comunicação (Ascom) da Câmara de Vereadores de Itabuna em substituição à administradora e psicanalista Mariana Benedito, que decidiu focar na área de formação. No Legislativo há mais de 15 anos, o comunicador manifestou expectativa de o setor ter alcance ainda maior junto à comunidade.

Segundo Fábio, a rádio web da Câmara está prestes a ser inaugurada, as sessões passaram a contar com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a casa conta com profissionais nas áreas de jornalismo, rádio e televisão. “Reassumo com o compromisso de manter a sociedade de Itabuna informada sobre as ações do Poder Legislativo”, afirmou profissional.

Sempre próximo à pujante comunicação de Itabuna, Fábio Luciano começou aos 14 anos de idade, quando era chefe de circulação do então jornal Correio da Bahia, hoje Correio24h. Fábio começou no rádio em Itabuna há 22 anos e acumula experiências nas três emissoras AMs de Itabuna – Difusora, Jornal e Nacional.

Confira 26 vagas de emprego em Itabuna e em Ilhéus nesta sexta-feira (6)
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem está à procura de emprego no sul do estado neste início de março, tem ao menos 26 oportunidades nas unidades do SineBahia. São 21 vagas de emprego em Itabuna e 5 em Ilhéus nesta sexta-feira (6).

Os interessados devem procurar o SineBahia, apresentando carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de endereço. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as oportunidades para esta sexta.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) acaba de editar uma Resolução em que indica oficialmente o nome do ex-prefeito Geraldo Simões como o pré-candidato que irá disputar a prefeitura de Itabuna em 4 de outubro. O nome de Geraldo será referendado em Encontro Municipal, cuja data ainda será divulgada.

A Resolução Política traz, além da indicação, outros dois pontos, e um deles reafirma a oposição ao governo do atual prefeito Fernando Gomes, bem como rechaça qualquer composição com os segmentos da extrema direita e do que chama de “carlismo bolsonarista”, em qualquer de suas manifestações.

Para bom entendedor, é uma indicação aos petistas para que fiquem longe de nomes que são identificados com o “carlismo-carlismo-bolsonarista”, a exemplo do médico Antônio Mangabeira e do próprio Fernando. Em compensação, prega a aproximação com os partidos de centro-esquerda, como já vem fazendo com PSD, PSB, PC do B, Avante entre outros.

“Nosso propósito é dialogar com as forças progressistas de nossa cidade, e a oficialização do nome do companheiro Geraldo é importante para que todos os parceiros tenham a segurança de que estão tratando com um partido comprometido não apenas com o processo eleitoral, mas com a construção de uma alternativa viável e institucionalmente definida”, observa o presidente do PT em Itabuna, Jackson Moreira.

CLIQUE E CONFIRA A RESOLUÇÃO