Familiares de pacientes na UTI ouvem explicações de especialistas
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Uma iniciativa da equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em parceria com Gerência de Enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau, promove encontros para aproximar e esclarecer visitantes sobre o tratamento e acompanhamento dos pacientes. Neste encontro, são explicadas as condições individuais de cada paciente, o funcionamento geral da UTI, suas tecnologias e intervenções utilizadas.

De acordo com Viviane Ferreira, coordenadora de enfermagem da UTI 2 do Costa do Cacau, os encontros mostram, de forma humanizada, que existe a preocupação nos cuidados gerais com os pacientes, sua pele e condições de internamento, entre outros. “Explicamos como funciona cada aparelho na UTI, depois fazemos a visita de boletim médico detalhando individualmente o problema de cada um. Evidenciamos que esses pacientes estão em boas mãos”, assegurou.

A enfermeira disse ainda que os visitantes também recebem informações sobre o tipo de isolamento dos 30 leitos de UTI do HRCC e como funciona a precaução de contato dos pacientes com terceiros. Nessas atividades, que ocorrem semanalmente, são repassadas outras orientações, como educação continuada para os acompanhantes, por exemplo higienização das mãos.

No período de 17 e 21 de fevereiro, por exemplo, ocorreu uma ação específica, a “Semana de Acolhimentos e Humanização”. Além de explicações sobre a UTI, médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas falaram de suas atuações específicas no setor e evidenciaram a qualidade e segurança aplicada no tratamento dos pacientes internados.

Diretor assistencial do HRCC, o médico Almir Gonçalves diz que em todos os momentos de atenção ao ser humano e em especial quando se trata de pessoas que estão completamente dependentes e carentes, onde o emocional fica mais abalado e vulnerável, a humanização é algo essencial e de fundamental importância.

Almir Gonçalves assegurou que “o elo fundamental do processo de humanização é a comunicação efetiva entre equipe, paciente e família no sentido de identificar dificuldades e promover o melhor plano para a solução dos impasses”.

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