Itabuna é o quarto município com mais casos confirmados de covid-19 na Bahia || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito em exercício Fernando Vita assinou, nesta quinta-feira (19), Decreto 13.607 determinando o fechamento, pelo prazo de 15 dias, de bares, igrejas, restaurantes, shopping center, academias de ginástica e dança e outros estabelecimentos em Itabuna.  A decisão já foi publicada no Diário Oficial do Município.

Foi determinada ainda a suspensão das férias e licenças dos funcionários municipais que atuam nas áreas de saúde, segurança pública, proteção e defesa civil e arredação e fiscalização.  Esses servidores devem se apresentar no prazo de 72 horas.

A determinação vale a partir de sábado (21) e visa evitar a aglomerações de pessoas para reduzir a velocidade da transmissão do novo coronavírus. A medida foi publicada logo depois de confirmado o primeiro caso da doença em Itabuna.

Os estabelecimentos que desrespeitarem o decreto poderão ter  cancelado ou suspenso o alvará, licenças e permissões de funcionamento, sem prejuízo de fechamento forçado e responsabilização da pessoa jurídica e física no âmbito cível, criminal e administrativo.

De acordo com o  decreto, os agentes das secretarias municipais de Sustentabilidade Econômica e Meio-ambiente e Segurança, Transporte e Trânsito estão  autorizadas a fiscalizar e aplicar sanções. Essa autorização vale também para a Guarda Civil. Os agentes poderão, inclusive, solicitar reforço policial para o cumprimento da determinação municipal.

31 CASOS DE CORONAVÍRUS CONFIRMADOS NA BAHIA

A Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 31 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial.

As localidades com casos confirmados são: Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1). Os dados foram divulgados no início da noite pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

País registra produção recorde de ovos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ano de 2019 do setor pecuário foi marcado por recordes no abate de suínos e na produção de ovos, impulsionados pela demanda da China, que sofre efeitos da peste suína africana. O abate de suínos alcançou 46,33 milhões de cabeças, aumento de 4,5% em relação a 2018,

A alta foi registrada em 20 dos 25 estados pesquisados, enquanto a produção de ovos chegou a 3,83 bilhões de dúzias em 2019, aumento de 6,3% em relação ao ano anterior, com crescimento em 21 dos 26 estados. Outro recorde foi a produção de leite, que atingiu 25,01 bilhões de litros, alta de 2,3% sobre a quantidade registrada em 2018.

Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta quinta-feira (19). A pesquisa mostra também que o abate de bovinos cresceu 1,2%, somando 32,44 milhões de cabeças, com expansão em 15 dos 27 estados.

O abate de frangos cresceu 1,9% para 5,81 bilhões de cabeças, após dois anos consecutivos de queda na comparação anual. As altas no abate de frangos foram registradas em 15 dos 25 estados pesquisados.

Em contrapartida, os curtumes tiveram queda de 5% ao registrarem 33,34 milhões de peças inteiras de couro cru bovino, com decréscimo em 11 dos 20 estados que possuem pelo menos um curtume ativo.

Coaraci registra o segundo caso de coronavírus; Aurelino Leal tem o primeiro
Tempo de leitura: 2 minutos

Maior município do sul da Bahia, Itabuna confirmou, nesta tarde de quinta (19), o primeiro caso de paciente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria de Saúde do Município ficou de se posicionar ainda nesta tarde, mas o titular da Pasta, Uildson Nascimento, confirmou o caso que testou positivo para covid-19 em exame feito pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

Sabe-se que o paciente tem 42 anos e participou de um congresso em São Paulo, na semana passada. Retornou de São Paulo de avião, pelo Aeroporto de Ilhéus, e foi diretamente para casa, onde ficou em isolamento, desde a sexta (13), quando chegou. Ele teria apresentado os primeiros sintomas da doença durante o voo. Confira, abaixo, nota oficial do município:

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirma o primeiro caso de coronavírus (COVID 19) na cidade e informa sobre o histórico do paciente e os procedimentos adotados:

– Trata-se de um itabunense de 42 anos que passou três dias (10 a 13/03) em São Paulo em um evento que reuniu pouco mais de 60 pessoas. Os primeiros sintomas foram observados ainda no voo de retorno no dia 13/03 (SP/SSA voo de nº 2834 da Azul) e (SSA/IOS de nº 4871 da Azul);

– Que o paciente buscou atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna logo após chegar à cidade, onde foi medicado e orientado para o isolamento domiciliar;

– Que ele adotou o isolamento social e familiar, tendo vindo inclusive do Aeroporto de Ilhéus no seu próprio veículo;

– O paciente foi acompanhado e permanece sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica;

– Clinicamente o paciente permanece estável, sendo considerado um caso leve;

– Que ocorre uma alteração do perfil epidemiológico de Itabuna, com mudanças de estratégias, tais como: criação de plano de contingência e enfrentamento do coronavírus; e fluxograma de atendimento e encaminhamento, sendo porta de entrada para os casos suspeitos a UPA 24 horas, o Hospital de Base e o Hospital São Lucas, que será reaberto somente com esta finalidade.

Vilas-Boas diz que houve subida assustadora de casos de covid-19 na região
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais um município baiano teve casos positivos de coronavírus. Situado na Região Metropolitana de Salvador, Lauro de Freitas confirmou dois casos de covid-19, conforme o Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA). Com isso, chega a 30 os casos positivos da doença no Estado. Salvador tem a maioria (18), seguido de Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1).

De janeiro até às 14 horas desta quinta-feira (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 30 foram confirmados, 443 foram descartados e 525 aguardam análise laboratorial. Os números foram divulgados pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, no início desta tarde.

De acordo com Vilas-Boas, “as equipes da vigilância estadual e municipais estão trabalhando ao máximo para reduzir a velocidade de novos casos e, até o momento, a cadeia de transmissão está identificada”, afirma. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17h de hoje (19).

Anvisa não permite trabalho preventivo no aeroporto de Salvador
Tempo de leitura: 2 minutos

O juiz federal da 3ª Vara Cível/SJBA, Eduardo Gomes Carqueija, acaba de autorizar o Estado da Bahia a implantar uma barreira sanitária nos aeroportos para detectar possíveis casos do novo coronavírus. A decisão permite que profissionais da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) possam inspecionar voos nacionais vindos de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como voos internacionais ou voos que cheguem de áreas onde já comprovadamente haja casos de contaminação (comunitária ou não) pelo Covid-19.

O Estado da Bahia poderá, ainda, adotar as medidas necessárias à inspeção sanitária nas aeronaves que cheguem aos aeroportos localizados na Bahia e nos equipamentos desses aeroportos.

O magistrado entende que não se vislumbra qualquer razão jurídica que sustente a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em impor óbice à atuação da Sesab e que o vetor que orienta a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) é a coordenação de esforços, nunca a supressão da cooperação oferecida, especialmente pelo Estado Federado a quem compete executar o Plano Nacional em seu âmbito territorial. “A cada voo de onde passageiros desembarcam sem controle, o dano à saúde pública se agiganta”, afirma o juiz.

Equipes de prevenção são barradas no aeroporto de Salvador

A decisão atende o pedido da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) que requereu, na manhã desta quinta-feira (19), a concessão de uma tutela cautelar em caráter antecedente para que a Anvisa permitisse que profissionais da Sesab medissem a temperatura de passageiros que desembarcam nos aeroportos da Bahia.

A PGE esclareceu que o direito que se busca assegurar é, incontestavelmente, o controle sanitário no Estado da Bahia e que a Sesab não deseja ocupar a atuação administrativa da Anvisa, mas suprir a omissão desta, enquanto durar o estado de letargia que pode matar milhares de baianos.

Na manhã desta quinta-feira (19), a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tinha barrado uma ação de medição de temperatura que seria realizada em passageiros vindos de São Paulo e Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional de Salvador.  O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas e sua equipe tiveram acesso negado pelos agentes aeroportuários na área de embarque do terminal.

Segundo Fábio Vilas-Boas, o credenciamento da equipe para acesso ao aeroporto foi feito na quarta-feira (18) junto à Anvisa, que é o órgão responsável, mas a inspeção sanitária foi negada. “A Anvisa proibiu a entrada da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde no desembarque interno do aeroporto onde iríamos abordar todos os passageiros provenientes de São Paulo e Rio de Janeiro para a simples aferição da temperatura e verificação de sintomas respiratórios. É uma ação inócua e que não traz risco para a população. Lamentavelmente, a Anvisa adotou essa postura”.

Logo depois do ocorrido, o governador Rui Costa determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrasse com uma liminar na Justiça Federal solicitando a liberação para realizar a inspeção sanitária.  A Justiça Federal atendeu ao pedido determinou a liberação do acesso das equipes de saúde aos pacientes vindos dos dois estados do Sudoeste do País.

UFSB abre inscrições em colégios universitários
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está com inscrições abertas no Processo Seletivo para o ingresso de estudantes na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (CUNI). Os candidatos serão selecionados com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pode participar quem fez o Exame em 2018 ou 2019.

São oferecidas 812 vagas em 10 colégios universitários nos municípios de Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Itamaraju, além de dois novos CUNIs em Eunápolis e Posto da Mata. O candidato tem até segunda-feira (23) para se inscrever pela internet. Acesse a qui a página de inscrições.

No bacharelado Interdisciplinar, os cursos ofertados são Ciências, Humanidades e Artes. Na licenciatura interdisciplinar as vagas são para Artes e Suas Tecnologia, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias, Matemática e Computação e suas tecnologias. Acesse o edital.

Balneário de Serra Grande registra caso suspeito de coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Uruçuca informou, há pouco, registro do primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no balneário de Serra Grande. Segundo nota, o paciente se apresentou na unidade de saúde de Serra Grande. Amostra foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) em Salvador. Aguarda-se o resultado do exame para os próximos dias.

Ainda de acordo com o município, a Secretaria Municipal de Saúde providenciou a realização dos exames necessários a e orientou o isolamento domiciliar por 14 dias.

Conforme a nota, o prefeito Moacyr Leite Júnior determinou que se adote todas as medidas de prevenção e controle frente aos possíveis casos de Covid-19 que possam surgir. “O prefeito pede, ainda, que a população não entre em pânico, mas que sigam os procedimentos e evitem aglomerações”, informa.

Tempo de leitura: 4 minutos

Nesta quinta-feira (19) espero que São José possa abençoar todos os seus fiéis de Itabuna e outras cidades brasileiras que tanto sofrem com as más ações de seus políticos, livrando-os de todo o mal que eles [os maus políticos] pretendam causar.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Neste 19 de março, dia consagrado a São José, os fiéis e devotos do Santo Pai de Jesus Cristo não poderão acompanhar as tradicionais procissões em homenagem ao seu protetor, em várias cidades. A mística religiosa e os dogmas da Igreja Católica são importantes para manter a fé, porém o medo de uma epidemia (já pandemia) é maior e novos hábitos sucederão os mais antigos.

Ainda mais nos tempos atuais em que a tecnologia nos leva (ou impõe?) novos costumes, os virtuais, em que assistimos a celebração de missas em diversas igrejas do mundo inteiro pelas telas dos aparelhos de TV. Não tenho a menor ideia do que representará para o Santo Carpinteiro deixar de percorrer as ruas de Itabuna e outras cidades desacompanhado daquela multidão orando e cantando em seu louvor.

Para os católicos mais fervorosos a falta da tradicional procissão é uma tragédia nos mesmos parâmetros da pandemia do Coronavírus, que assola o mundo, ainda mais partindo da China, um país comunista. Mas não existe outro recurso senão obedecer aos padrões de comportamento a nós impostos pelos órgãos governamentais, a começar pelo Ministério da Saúde.

Concordo plenamente com os cuidados constantes nos procedimentos, protocolos que teremos que obedecer, pois têm força de lei e a desobediência poderá ser enquadrada nos crimes contra a saúde pública (arts. 267 e 268 do CPB). Por mais que as administrações públicas se esforcem, é da natureza do brasileiro desobedecer as recomendações, inclusive em prejuízo próprio.

Lendo e relendo a nota oficial publicada pela Diocese de Itabuna, confesso que fiquei com dúvidas a respeito das decisões das autoridades eclesiásticas, após ouvirem os médicos especialistas. Isto porque, cancelada a procissão, ficaram mantidas as celebrações de três missas (7, 10 e 15 horas), cujo número foi ampliado para quatro, com a missa a ser celebrada às 17 horas.

Como não sou autoridade em assunto algum – embora apenas me dê ao luxo de praticar a teimosia, já vislumbro e comparo generalidades –, comparei as multidões de fiéis que assistem às missas e acompanham a procissão. Foi então que me dei conta de que, como o propósito é reduzir as multidões e, consequentemente, o risco de contaminação pelo Coronavírus, me dei conta que tanto fazia seis como meia dúzia.

Pelos meus tresloucados cálculos, a procissão reúne um número bem maior de pessoas que as missas, porém se alguns dos fiéis estiver infectado pelo coronavírus o risco é o mesmo, por mais cuidados que tomem os participantes. Acredito – não tenho certeza – que no caso das missas – em ambiente fechado – a gravidade é ainda mais acentuada que na procissão, em local aberto, nas ruas de Itabuna.

Não é de hoje nem de ontem que a procissão em louvor a São José vem sendo contaminada pelo pior vírus que se conhece no mundo, o do mau político, que há muito teimam em participar – como todo o destaque – das procissões. Em todos os anos – notadamente os eleitorais, dois em dois anos – eles brotam do limbo e se apresentam ao lado do andor para carregar o santo, com a única finalidade de aparecer nas fotos.

Procissão de São José foi cancelada em 2020 por causa do coronavírus

São políticos que não dispõem da mínima intimidade com o Glorioso São José e com a comunidade itabunense, dentre outras em que é o Padroeiro, e mesmo assim se acham no direito de se postar à frente dos Congregados Marianos. Muitos desses políticos sequer são católicos e nem têm a intenção de se converter ao catolicismo, pelo contrário, são materialistas, comunistas, que alardeiam ser a religião o ópio do povo.

Pior, ainda, do que a conduta desses maus políticos – os mesmos que brigam de unhas e dentes por um estado laico na forma mais esdrúxula – são dos representantes da igreja que comungam do mesmo sentimento dos políticos. Somente para ilustrar, os comunistas – portanto, materialistas – Haddad e Manoela, em campanha presidencial foram à Basília de Aparecida e ainda comungaram o sagrado corpo de Cristo, o Santíssimo Sacramento.

Dizem que o castigo vem a cavalo e, ao que parece, estamos justamente no período da pré-campanha eleitoral e, por certo, em volta do andor do Glorioso São José estariam a rodá-lo esses fariseus para levar o andor. Lembro-me muito bem da campanha vitoriosa feita pelo jornalista Charles Henri para separar o joio do trigo, ao destinar aos membros do Tiro de Guerra a função de carregar o andor.

Nesta quinta-feira (19) espero que São José possa abençoar todos os seus fiéis de Itabuna e outras cidades brasileiras que tanto sofrem com as más ações de seus políticos, livrando-os de todo o mal que eles [os maus políticos] pretendam causar. Rogo, ainda, que os padres com orientações políticas materialistas também tenham a ombridade de defender o comunismo em outra freguesia.

Mas como São José é Pai de Jesus e Deus de todos nós, confiemos nesse milagre.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O abastecimento de água para vários bairros da zona sul de Ilhéus foi interrompido, nesta quinta (19), devido a serviços de manutenção na estação de captação do Rio Santana. A previsão é de que o abastecimento seja retomado, gradativamente, a partir do final da tarde de hoje.

Em nota, a empresa informou que “em virtude do mau tempo, técnicos estão monitorando a regularidade do fornecimento de energia elétrica na captação, já que uma eventual falta de energia pode comprometer a previsão de regularização do abastecimento de água. A concessionária responsável já foi acionada, pois uma queda de fase prejudicou o trabalho em andamento”.

LOCALIDADES AFETADAS

De acordo com a empresa, o serviço será afetado ao longo da BR-415, Barreira, Ceplus, Couto, Cururupe, Hernane Sá I e II, Ilhéus II, Jardim Atlântico, Loteamento São Caetano, Mar a Vista, Mar de Ilhéus I, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Pérola do Mar, Pontal, Parque Olivença, Praia Dourada, Rodovia Ilhéus-Olivença, Santo Antônio de Pádua, São João, Sapetinga, Sol e Mar I e II, Urbis.

Cláudio Henrique é acusado de desrespeitar quarentena para coronavírus || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público estadual (MP-BA) requisitou a instauração de inquérito policial para apurar a conduta do empresário Cláudio Henrique do Vale Vieira, que teria ignorado as recomendações das autoridades de Saúde para isolamento e quarentena ao viajar a Trancoso, em Porto Seguro, mesmo após ter sido diagnosticado com o coronavírus. O documento foi enviado nesta quarta (18), pela promotora de Justiça Michelle Roberto Souto ao Delegado de Polícia Titular da 2ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, Valfredo Borges Lima Neto.

Segundo representação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que baseou a requisição, Cláudio Henrique fez o exame na cidade de São Paulo, no Hospital Albert Einstein, no último dia 11, com confirmação do resultado positivo. No dia seguinte, dia 12, viajou para Trancoso, distrito de Porto Seguro, em aeronave particular, acompanhado de 15 pessoas.

Ainda segundo a representação, Cláudio permaneceu no local, numa casa de praia, por “alguns dias”, sem qualquer isolamento, junto à esposa e filha, outros familiares, amigos e nove funcionários. Após o contato, foi constatada contaminação do coronavírus em duas pessoas que estiveram com Cláudio Henrique.

No documento, a promotora de Justiça Michelle Souto pede que sejam identificados e ouvidos todos os funcionários que trabalharam na residência de veraneio, médicos que atenderam Cláudio Henrique, agentes de vigilância epidemiológica do município, piloto e co-piloto da aeronave e demais pessoas que tiveram contato direto com ele, como atendentes da praia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os últimos beneficiários do calendário 2019/2020 dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem o abono salarial a partir de hoje (19). O prazo máximo para sacar os recursos é 30 de junho de 2020.

Quem é cliente da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil recebeu os recursos por meio de crédito automático no último 17.

O pagamento do PIS para trabalhadores da iniciativa privada é feito pela Caixa, e do Pasep, para servidores públicos, pelo Banco do Brasil.

O último lote do atual calendário foi liberado para os trabalhadores nascidos em maio e junho, no caso do PIS.

Para os servidores, o pagamento foi liberado para aqueles com inscrição final 8 e 9.

Os valores variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.

Os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho de 2019, com os nascidos naquele mês.

A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores, em todo o calendário do PIS/Pasep.

Mulheres são homenageadas pelo Rotary Club Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O Rotary Club de Itabuna promoveu, nesta semana, uma homenagem às mulheres com a presença das mulheres rotarianas, dos rotarianos e suas esposas, que fazem parte da Casa da Amizade. A comemoração também contou com a participação do governador do Distrito 4391, Paulo Pereira, e da esposa dele, Auxiliadora Silva, que são membros do clube.

A comemoração foi promovida numa parceria entre Rotary e a Casa da Amizade. Na programação, saudações, sorteio de brindes e homenagens pela atuação das mulheres não apenas dentro da organização. A presidente da Casa da Amizade, Marta Furtado, agradeceu a troca e exaltou as companheiras. “Sinto-me privilegiada em participar desse grupo. Aqui somos todas guerreiras. Quero parabenizar a cada uma na profissão, no dia a dia, no seio da família de vocês e desejar que continuem brilhando em tudo o que fazem”, elogiou.

INSERÇÃO FEMININA NO ROTARY

Coube ao médico João Otávio Macêdo fazer um discurso especial voltado às homenageadas. Macêdo traçou um panorama histórico retratando toda a luta feminina para ocupar espaços de direito e destacou a inserção da mulher no Rotary. “A presença de mulheres no Rotary teve início em 1989. Antes não eram aceitas. Depois que se permitiu que a mulher frequentasse o clube, houve um ganho qualitativo e quantitativo incrível, pois o Rotary passou a ter atuação mais marcante”, explicou, agradecendo e parabenizando a todas.

O governador Paulo Pereira ressaltou a excelência do trabalho da mulher no Rotary. “No Brasil, há 27% de mulheres no Rotary e queremos chegar a 50%. Sabemos que os projetos tocados pela força feminina aceleram muito mais, pois as mulheres estão à frente. Vocês sempre serão bem-vindas pois acreditamos muito na força e no trabalho de cada uma”, disse voltando-se à plateia.

REUNIÕES SUSPENSAS

Devido ao coronavírus, como forma de prevenção, o presidente do clube, Sílvio Roberto, anunciou que as reuniões presenciais estarão suspensas pelos próximos 30 dias ou até que a situação seja normalizada. A decisão foi tomada em consulta ao Conselho Diretor do clube itabunense de acordo com orientações do Rotary International e do Distrito 4391 e respeitando decreto publicado pelo município esta semana proibindo reuniões que contem com mais de 50 pessoas.

Itabuna registra terceiro caso de coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado decretou situação de emergência em todo o território baiano em virtude do coronavírus (Covid-19). Conforme o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta (19), “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”.

Além das medidas de combate ao coronavírus já anunciadas pelo Governo do Estado, como a suspensão do transporte coletivo intermunicipal público e privado, o decreto determina a suspensão, a partir de segunda-feira (23), dos atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

PRODUTOS MÉDICOS

Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19) determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização. Este decreto tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado.