Campus do IF Baiano de Uruçuca oferece 265 vagas cursos técnicos e graduação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) decidiu suspender, por tempo indeterminado, as aulas no campi dos 14 municípios baianos como medida de proteção para o enfrentamento da pandemia causada novo Coronavírus (COVID-19).

Desde segunda-feira (16), aulas presenciais e demais atividades acadêmicas estão suspensas e se mantêm assim por tempo indeterminado, conforme nota emitida pela instituição nesta sexta-feira (20).

Além de seguir os protocolos dos órgãos como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o IF Baiano vem estimulando que a comunidade permaneça em suas residências, faça reuniões por videoconferência, cancele eventos, visitas técnicas e quaisquer atividades que envolvam aglomerações.

Por não dispor de aparato tecnológico condizente, a instituição não adotará atividades na modalidade EAD para os cursos presenciais e orienta a suspensão das defesas de TCC e dissertações de mestrado.

Instrução Normativa com orientações às unidades e instituindo o regime de jornada em trabalho remoto para servidores enquadrados no grupo de risco da Covid-19, que tenham filhos em idade escolar ou inferior, que retornarem de outros estados ou países no período de quarentena e que desenvolvam atividades consideradas essenciais que não se caracterizem como atendimento ao público.

TERCEIRIZADOS

Em relação às atividades dos servidores terceirizados, será observado o disposto em cada contrato, assegurando as orientações do Ministério da Saúde. Com o intuito de monitorar os encaminhamentos apresentados pelos órgãos oficiais nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e direcionar ações de enfrentamento à contaminação acelerada do novo coronavírus, também foram criados Comitês (Central e Locais, nos 14 campi) de Acompanhamento a Ameaça do COVID-19.

Dentre as atividades executadas pelo Comitê até o momento, estão: participação em reunião com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para definição conjunta das medidas emergenciais a serem tomadas; elaboração de diretrizes e protocolos de atendimento; e elaboração de material informativo com orientações sobre medidas de prevenção.

PROTEÇÃO

Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, é hora de proteger uns aos outros. Por isso, ele espera contar com toda a comunidade acadêmica para que as medidas protetivas sejam praticadas, chamando atenção para a situação de alunos com regime de internato.

“Mais de 70% dos nossos alunos são de regime de internato, ou seja, permanecem por volta de doze horas conosco e boa parte desses é de regime de internato pleno. Seria uma problemática muito grande se nós chegássemos a uma situação de contaminação dentro das unidades. Não poderíamos mandar para a família e nem poderíamos manter no ”, explicou o dirigente máximo da instituição.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *