Sesab manteve central de Juazeiro, porque é interestadual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, teria decidido pelo fechamento das centrais de regulação de leitos do SUS no interior do Estado. Somente em Itabuna e em Vitória da Conquista, a estimativa é de que a decisão resulte em desemprego de quase 80 funcionários, entre pessoal de apoio, enfermeiros e médicos que atuam na regulação de vagas e procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde.

Além do flagelo social em tempo de pandemia do novo coronavírus, a decisão também afetará a qualidade do serviço prestado pela Sesab na área de alta complexidade.

Por decisão de Vilas-Boas, conforme fontes, todo o atendimento às regiões atendidas pelas centrais (sul e sudoeste) será feito por médicos em Salvador.  A decisão de centralizar a regulação na capital baiana mostra desconhecimento do fluxo regulatório do SUS por parte do comando da secretaria, na avaliação de fonte consultado pelo site. “É o SUS ainda mais distante do cidadão”.

PREJUÍZO 

Conforme uma outra fonte, a decisão de acabar com as regionais de regulação era projeto de Fábio Vilas-Boas desde o início do primeiro governo de Rui Costa, mas deputados e o ex-secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, reagiram, abortando a ação.

Na semana passada, um erro de comunicação entre Salvador e a central de regulação em Vitória da Conquista teria feito Vilas-Boas tomar a decisão de, agora, num dos momentos mais críticos da saúde no país – em plena pandemia da covid-19, acabar com as centrais. “Quem conhece a rede de saúde na Bahia, sabe que essa decisão será prejudicial ao sistema, algo que só adota quem pouco conhece de saúde pública”.

Por meio de uma rede social, o PIMENTA perguntou ao secretário Fábio Vilas-Boas, por volta das 19h50min, se procedia a informação de que ele havia decidido pelo fim das centrais de regulação regionais. Até as 21h34min, ele não havia respondido.

Antes, o site manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Sesab. Um dos profissionais informou que se existia projeto de centralização da Regulação em Salvador, o secretário não havia informado ao setor, o que poderá ocorrer amanhã.

DEMISSÕES NESTA TERÇA

Os profissionais de saúde contratados para as centrais regionais de regulação foram informados que as demissões serão oficializadas nesta terça (7). A comunicação será enviada aos profissionais por email.

3 respostas

  1. Para quem está tão preocupado com o desemprego, segundo entrevista há 2 dias atrás, que falou inclusive em modificar medidas de distanciamento social, é bastante estranho deixar tantos funcionários que só tem essa fonte de renda no “aviso-prévio”. Suspeito, muito suspeito. Irresponsável.

  2. Essa é a Bahia do PT! Os petralhas que estão se lixando para a saúde do povo! Que está se lixando para o emprego de 80 trabalhadores que não encontrarão outra fonte de renda nesta pandemia! Não esqueceremos, Rui Bosta! Diga adeus ao seu governo! Chega desses bandidos!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *