HRCC reforça treinamento para evitar transmissão da doença
Tempo de leitura: 2 minutos

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em conjunto com o setor de Higienização e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, elaborou uma série de treinamentos com informações e conteúdos essenciais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Essas ações foram adaptadas e inseridas na rotina de serviços e no cotidiano de trabalho da unidade, com o objetivo de provocar mudanças no modo de agir e produzir a saúde coletiva, com segurança para todos. Atividades como rodas de conversas sistematizadas, entre outras, buscam trazer ressignificação para o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.

O HRCC informa que, neste momento, busca potencializar orientações educativas, ampliando os espaços de diálogos, por meio de capacitação técnica, aquisição e atualização de conhecimentos da situação vivenciada pelos funcionários, com objetivo de propiciar conceitos e mudanças de atitudes priorizando a segurança sanitária no ambiente de trabalho.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

De acordo com o hospital, muitos conteúdos foram aplicados pedagogicamente nessas atividades como: História da Família Coronavírus; Definição, sintomas, transmissão e prevenção do Covid-19; O que é Fato e o que é Fake; Qual a atitude ao chegar em casa após jornada de trabalho hospitalar; Como realizar a precaução, prevenção e recomendações no ambiente de trabalho hospitalar;Higienização e desinfecção do quarto de precaução para contato e gotículas;Uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); colocação e retirada de EPIs.

Segundo a enfermeira Fabiana Oliveira, coordenadora do setor e Higienização, a educação em serviço é compreendida como um processo dinâmico e contínuo para a construção do conhecimento, tornando-a indispensável para as empresas modernas e de certa forma um grande desafio para os gestores.

“Esse desafio torna-se maior nos momentos de crise como a que estamos vivenciando com a pandemia da Covid-19. Dessa maneira, a experiência e os educadores têm mostrado que a melhor forma de se preparar para uma crise é criar planejamento para enfrentá-la, antes que ela ocorra”, destacou a enfermeira.

O diretor assistencial do HRCC, médico Almir Gonçalves, reforça que treinamentos e capacitações sempre fizeram parte da rotina unidade, porém foram ampliados e intensificados devido a pandemia. “Enquanto durar essa batalha contra o novo coronavírus, vamos trabalhar incansavelmente para que todas as equipes do HRCC sejam orientadas e capacitadas, com a finalidade de preservar a saúde e a vida de todos”, diz.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.