O médico Gilmar Calazans está entre as vítimas da covid-19 no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O novo coronavírus (Covid-19) se alastra pelo sul da Bahia em duas semanas. Porém, não mais apenas infecta pacientes. Mata. O número de óbitos provocados pela doença na região saltou para 16 nesta semana. A região responde por mais de 20% das mortes por covid-19 em todo o estado – 72 óbitos confirmados até as 17h de hoje (25).

Mais que isso, o drama ganhou rosto pela proximidade ou porque, em parte, eram profissionais de saúde, a exemplo do médico Gilmar Calazans, que atendia no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

Há pouco, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou o novo coronavírus como a causa da morte de mulher de 45 anos em Ilhéus. A paciente descobriu recentemente que era HIV positivo.

Ilhéus tem, confirmados, 4 óbitos, igual número da pequena Uruçuca e um a mais que Itabuna, que, ontem, viu um senhor de 74 anos encerrar a batalha contra o novo coronavírus. Esposo da ex-vereadora Carmem do Posto, Manoel Raimundo do Rosário estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho e faleceu na manhã de quinta (23).

Com população estimada de 7,1 mil habitantes, Gongogi, também no sul da Bahia, é a localidade onde a doença se mostrou mais letal. O município teve 4 casos confirmados de covid-19. Dois dos pacientes faleceram.

Ainda no sul da Bahia, foram registrados óbitos por Covid-19 em Itapé (1), Itagibá (1) e Ipiaú (1). Em Ipiaú, assim como em Ilhéus, um profissional de saúde faleceu vítima da doença. O jovem Álvaro Jardim, de 26 anos, faleceu no Hospital Couto Maia, em Salvador, após atendimento inicial em Ipiaú e transferência para o Prado Valadares, em Jequié.

Álvaro trabalhava no Hospital de Ipiaú, também no sul da Bahia

CASOS CONFIRMADOS

Não à toa, o sul da Bahia, principalmente o eixo Ilhéus-Itabuna, é a região que mais preocupa as autoridades em saúde. Na sexta (24), o governador Rui Costa não descartou proibir que as pessoas saiam às ruas, caso as taxas de crescimento da covid-19 em Ilhéus e Itabuna se mantenham em torno de 20% a 30% por dia.

Ilhéus apresentava 134 casos confirmados do novo coronavírus até ontem (24) pelo boletim da Sesab. Hoje, saltou para 149. Itabuna saiu de 104 para 114 em igual período. O boletim da Sesab ainda não atualizou o número de casos confirmados em Uruçuca. O município informou total de 20 até ontem. Pela Sesab, são 14 ainda.

Os quatro municípios com maior coeficiente de incidência da doença provocada pelo vírus estão no sul da Bahia: Ilhéus (917,90 por 1 milhão de habitantes), Uruçuca (682,29), Gongogi (561,17), Itabuna (534,65) e Coaraci (529,63).

RETRATO DA DOENÇA NO ESTADO

No início desta noite de sábado, a Sesab informou que passa de 2,1 mil o total de casos confirmados do novo coronavírus na Bahia. São 2.116 pacientes infectados, 454 pacientes recuperados, 72 óbitos. Dos 254 pacientes internados, 67 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *