Ilhéus e Itabuna têm 409 mortes pela Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus, juntos, superaram a barreira dos 400 casos confirmados do novo coronavírus nesta quinta-feira (30). Os números foram divulgados pelos departamentos de Vigilância Epidemiológica das secretarias municipais de Saúde.

Os números de Itabuna foram divulgados por volta das 20h50min desta quinta. O município tem 207 casos confirmados, mas 14 dos infectados são residentes em outros municípios. O número de recuperados está em 29. E o de óbitos, chega a 5.

Os números não batem com os divulgados, às 19h, pela Secretaria Estadual de Saúde (171 casos, com 3 óbitos).

ILHÉUS

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, a Terra de Gabriela tem 202 casos confirmados da doença, com 4 óbitos.

O total de recuperados em Ilhéus, 87, está bem acima do registrado em Itabuna (29). O município tem 10 pacientes internados UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no Hospital de Ilhéus e no Costa do Cacau.

MAIS DE 400 AGUARDAM RESULTADO EM ITABUNA

O número de exames que ainda aguardam resultado em Itabuna é dez vezes maior que Ilhéus: 40 a 407.

Exame mostra que Augusto está completamente curado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto Castro (PSD) apresentou melhoras do quadro grave da Covid-19 que enfrenta desde o dia 25 de março e será liberado para completar o tratamento da doença em casa. O ex-deputado estadual chegou a respirar com ajuda de aparelhos e está fazendo hemodiálise após complicações devido ao novo coronavírus.

Quando receber alta hospitalar, Castro deverá ficar em isolamento domiciliar. O ex-deputado foi diagnosticado com a doença após retornar de uma viagem dos Estados Unidos. Mas também esteve em Salvador. Por isso, não sabe exatamente onde foi infectado pelo vírus. Ele está internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

A esposa do ex-deputado estadual, Andrea Simas, também foi diagnosticada com a doença. Ela chegou a ser atendida no mesmo hospital onde o marido está internado, mas, com o quadro menos grave, foi liberada para fazer o tratamento em casa e já está curada da doença. Atualizado às 21h16min. Com informações do site Bahia Notícias.

Genivaldo Neves, "Pilão", era das figuras mais queridas da Câmara de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Figura das mais afáveis e doces do Legislativo itabunense, o servidor aposentado Genivaldo Santos Neves faleceu nesta quinta-feira (30), em Itabuna. “Pilão”, como era mais conhecido, estava internado há quase 20 dias e fazia hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

“Pilão” foi servidor da Câmara de Itabuna por 28 anos, no período de 1987 a 2015, onde prestou serviços de garçom. De voz grave e opiniões firmes, batalhou por um transplante de rim, inclusive com viagens a São Paulo. Na Câmara, era certeza de bom papo e histórias de bastidores da Casa.

SEPULTAMENTO

O sepultamento será nesta sexta-feira (1º), no Cemitério Campo Santo, às 9h. “Todos os vereadores e funcionários da Casa se solidarizam com a família neste momento de dor, ao tempo em que aplaudem a incansável batalha de Genivaldo pela vida”, informou a presidência da Casa em nota.

Tempo de leitura: 2 minutos

O número de pacientes já recuperados do novo coronavírus (covid-19) na Bahia registrou alta substancial nas últimas 24 horas. De ontem para hoje (30), saltou de 564 para 686, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). É o maior aumento já registrado em apenas 24h desde o início da pandemia.

Mas de ontem para hoje o número de casos positivos teve aumento de quase 200 casos. Saiu de 2.676 para 2.867. Destes, 106 faleceram. O número de óbitos não incluem ainda duas mortes registradas nos últimos sete dias em Itabuna.

Os casos confirmados ocorreram em 135 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ilhéus (1.244,40), Uruçuca (1.072,18), Itabuna (801,98), Coaraci (765,02), Salvador (621,09) e Gongogi (561,17).

TRANSPARÊNCIA

O boletim epidemiológico registra 7.929 casos descartados e 14.497 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Após críticas quanto à transparência dos dados feitas pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), a Bahia passou a informar no boletim epidemiológico a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19. Hoje, aponta a Sesab, essa ocupação atinge 42%. Já a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, a ocupação chega a 54%.

Os registros de óbitos por covid-19 na Bahia (Fonte Sesab)

FAIXA ETÁRIA

No momento, 55,35% dos casos confirmados são do sexo feminino. A faixa etária mais acometida pela Covid-19 foi a de 30 a 39 anos, representando 26,51% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (441,75/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa, seguida de 30 a 39 anos (331,28/1.000.000 habitantes).

Droga foi encontrada em taque de gasolina
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no interior da Bahia, na manhã desta quinta-feira (30), quase 9 quilos de cocaína e mais 150g de maconha. A cocaína estava escondida em compartimento secreto do veículo GM/Classic Life, com placas de Jardim (Ceará).

O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no KM 677 da BR 116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. Durante a entrevista aos policiais, o motorista deu informações desencontradas, principalmente em relação ao motivo da viagem e local de destino. Os agentes decidiram vistoriar o automóvel e encontraram os pacotes de cocaína escondidos no tanque de combustível. Já a maconha foi apreendida na porta do carro.

O homem alegou ter adquirido as drogas no estado de São Paulo e pretendia seguir viagem até Juazeiro, no norte da Bahia. Ele detido e levado, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Jequié. O acusado foi atuado em flagrante e responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Aumenta a taxa de desempregado no primeiro trimestre, diz IBGE
Tempo de leitura: 3 minutos

A taxa de desocupação subiu para 12,2% no primeiro trimestre deste ano.  Um aumento de 1,3% em relação ao último trimestre de 2019, segundo a PNAD Contínua divulgada, nesta quinta-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de 1,2 milhão de pessoas a mais na fila por um emprego. O Brasil soma 12,9 milhões de desempregados.

“Esse crescimento da taxa de desocupação já era esperado.  O primeiro trimestre de um ano não costuma sustentar as contratações feitas no último trimestre do ano anterior. Essa alta na taxa, porém, não foi a das mais elevadas. Em 2017, por exemplo, registramos 1,7%”, disse a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, observando que na comparação com o primeiro trimestre de 2019 (12,7%), a taxa de desocupação do primeiro trimestre deste ano caiu (-0,5%).

Beringuy destaca também a queda de 2,5% no contingente da população ocupada, cerca de 2,3 milhões de pessoas. Segundo ela, foi o maior recuo de toda a série histórica e refletiu nos serviços domésticos (-5,9%), que também apresentou a maior queda da série. O recuo de 7% no emprego sem carteira assinada do setor privado também foi recorde. Emprego com carteira e o conta própria sem o CNPJ também caíram. 

“Ou seja, foi uma queda disseminada nas diversas formas de inserção do trabalhador, seja na condição de trabalhador formal ou informal. O movimento, contudo, foi mais acentuado entre os trabalhadores informais. Das 2,3 milhões de pessoas que deixaram o contingente de ocupados, 1,9 milhão é de trabalhadores informais”, disse a analista da pesquisa.

TAXA DE INFORMALIDADE

Com isso, a taxa de informalidade teve uma pequena variação de 41% no último trimestre  de 2019 para 39,9% no primeiro trimestre deste ano, o que representa 36,8 milhões de trabalhadores. Os informais são os trabalhadores sem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregadores sem CNPJ, os conta própria sem CNPJ e trabalhadores familiares auxiliares.

Leia Mais

Uesc lança plataforma para ajudar pequenos negócios
Tempo de leitura: 2 minutos

Preocupado com os rumos da economia, principalmente após a chegada do novo coronavírus no sul da Bahia, especialmente em Ilhéus e Itabuna, um grupo de professoras e estudantes  da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) lançou projeto para ajudar os pequenos empreendedores a atravessar este momento de suspensão temporária das atividades comerciais não essenciais.

Eles desenvolveram o Projeto Enpathos como medida de enfrentamento a esse impacto econômico. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza formulários para quem quer ajudar – profissionais de diversas áreas, professores, mentores e voluntários – e para aqueles que precisam de ajuda, sobretudo empreendedores sociais, associações de cunho social e grupos de economia solidária. Os formulários podem ser acessados no endereço www.enphatos.wixsite.com/uesc e no Instagram: @enactusuesc.

Ao receber as respostas, a equipe faz uma análise minuciosa e manual, para conectar as duas partes dessa rede de solidariedade. Efetivado o primeiro contato, os cadastrados são contatados e orientados sobre como levar a efeito a ajuda em questão, inclusive observadas às recomendações de isolamento social.

“A prioridade do Enpathos é conseguir mapear o público das duas pontas e incentivar o senso de responsabilidade social localmente. Para cumprir esse propósito, o Projeto está sempre ativo no próprio website e nas redes sociais,” explica professora Katianny Gomes Santana Estival, conselheira do projeto.

Como o próprio nome  sugere, o objetivo do projeto é despertar a empatia. Não por outro motivo, ele surge da junção do termo latim – En (entrar) com – Pathos (emoção), significando experienciar os sentimentos do outro como se fossem seus.

O PROJETO

O projeto começou em meados de abril com a divulgação no perfil @enactusuesc. Embora a pretensão inicial fosse abarcar apenas as cidades circunvizinhas à Uesc, a publicidade levou o Enpathos a ultrapassar os limites do Estado. Já no primeiro dia contava com cadastros do Espírito Santo, Pará e Minas Gerais.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os casos de novo coronavírus não param de crescer no sul da Bahia. Os dados disponibilizados pelas secretarias municipais de saúde mostram que Itabuna e Ilhéus somam  70% do total de infectados pela doença na região.

Até a noite de quarta-feira (29) eram 178 casos em Itabuna e outros 193 em Ilhéus. Em Itabuna, o vírus já se espalhou por mais de 40 bairros, com maior quantidade de infectados no São Caetano, Fátima, Santo Antônio, Califórnia, Pedro Jerônimo,  Jardim Vitória, Nova Ferradas,  João Soares e Conceição, além do centro da cidade.

A quantidade de infectados crescente também em Canavieiras (12), Buerarema (10), Coaraci  (19), Itajuípe (19), Ipiaú  (30),  Uruçuca (28), Itagibá (7), Ibirataia  (6), Camacan  (6), Ubatã (6).  Outros 16 municípios do sul da Bahia tinham, até ontem, 38 casos da doença confirmados.

Já são 20 mortes causadas pelo novo coronavírus na região. Os municípios com óbitos confirmados pelas secretarias de saúde são Buerarema (1), Gongogi (2), Ilhéus (4), Itabuna (5), Itagibá (1), Ipiaú (2), Itapé (1) e Uruçuca (4).

Comércio de Itabuna poderá abrir neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran), Valcir Serpa, anunciou, nesta quinta-feira (30), novas ações para tentar diminuir o fluxo de pessoas no centro da cidade. Uma das medidas é a proibição de tráfego de veículos na Cinquentenário. Os motoristas e motociclistas também não poderão estacionar ao longo da avenida.

De acordo com o secretário, trechos da via serão usados, exclusivamente, pelas pessoas que buscam serviços nas agências bancárias e casas lotéricas. Serpa afirmou que, com a medida, será possível organizar melhor as filas, com cumprimento do distanciamento entre as pessoas.

O secretário disse ainda que, mesmo com as recomendações e as ações realizadas pelo município, existem agências bancárias em Itabuna que não estão cumprindo a determinação para uso de máscaras.  Ele informou que, pelo menos, 150 notificações já foram emitidas por causa da falta de uso do equipamento de segurança no interior dos estabelecimentos.

Segundo Serpa, 80% das notificações são referentes a casos de funcionários que  estavam atendendo o cliente sem usar máscara, como determina decreto municipal. Os outros 20% são referentes a permissão para a entrada do cliente sem uso do equipamento.

O titular da Sesttran falou também que o município investiga denúncias de que comerciantes estão fazendo atendimento clandestino, colocando pessoas no interior dos estabelecimentos, contrariando decreto municipal. Ele adiantou que alguns lojistas já foram identificados e multados.

Bebeto tem boa evolução do quadro após ser detectada inflamação dos pulmões
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado e suplente de senador da Bahia Bebeto Galvão apresenta quadro clínico estável e evolui bem. Bebeto está internado desde a noite de segunda (27), no Hospital Aliança, em Salvador, após ser acometido por uma febre e ter sido diagnosticado com o novo coronavírus.

Os exames de imagem detectaram inflamação dos pulmões, mas Bebeto, segundo a sua assessoria, responde bem ao tratamento. Bebeto deve seguir internado até o início da próxima semana e tem respondido às mensagens enviadas em suas redes sociais.

Operação combate furto de gado no sudoeste da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com o objetivo de combater o furto de gado e o abate clandestino, equipes das coordenadorias regionais de Polícia do Interior (Coorpin) de Itapetinga e de Vitória da Conquista deflagraram, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Boi Bom. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na zona rural de Barra do Choça, Itambé e Itapetinga.

Durante as diligências foi apreendida meia tonelada de carne bovina e dois comerciantes autuados em flagrante por receptação. Veículos que teriam sido utilizados no furto e transporte dos animais também foram apreendidos. Segundo a polícia, outras diligências serão realizadas para prender mais envolvidos no esquema criminoso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quase 200 novos casos do novo coronavírus foram registrados na Bahia no período das 17h de ontem (29) e o meio-dia desta quinta-feira (30). O número de pacientes com resultado positivo para covid-19 saiu de 2.676 para 2.851, com total de 104 óbitos confirmados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Desde o início da pandemia de covid-19, a Bahia tem 582 pacientes recuperados da doença e existe em todo o estado 2.165 casos ativos, aqueles que permanecem monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Neste período, foram descartados 7.929 casos (deram negativo) e houve 14.181 notificações. Do total de infectados, 203 são profissionais da saúde, de acordo com a Sesab.

Alexandra Oliveira fala em nome dos policiais em homenagem na Santa Casa de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Policiais militares do 15º Batalhão prepararam surpresa aos profissionais da saúde dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, ambos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Os agentes estacionaram viaturas e motos com as luzes giratórias ligadas para agradecer o empenho de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares e pessoal de apoio na guerra contra a pandemia. As homenagens foram prestadas ontem (29) no Calixto Midlej Filho. Ao meio-dia de hoje, a homenagem será no Hospital Manoel Novaes.

A homenagem, que faz alusão ainda ao Dia do Trabalhador, conta com performance automobilística dos policiais da Rotam, ao som da música A Paz, versão de Roupa Nova, tocada pelo Dj Nadinho. Balões verdes, representando a esperança e o desejo de dias melhores, foram soltos por colaboradores da instituição.

Profissionais de saúde são homenageados nos hospitais da Santa Casa

A policial militar Alexandra Oliveira Santos falou em nome da corporação. “Hoje o mundo inteiro se encontra na luta contra o inimigo invisível, o Covid-19. Muitos profissionais têm sido incansáveis nessa batalha, em especial vocês, profissionais da saúde. Como nós, estão lutando e dando suas vidas em prol da sociedade”, disse.

O superintendente de saúde da Santa Casa de Itabuna, Adalberto Bezerra agradeceu a ação em nome da Provedoria e colaboradores. “Queremos frisar a sintonia entre as instituições, todas as vezes que existe um problema a polícia chega e a tranquilidade se estabelece. Quando o problema é de saúde, quando a saúde chega, a tranquilidade também se estabelece. Aqui em Itabuna, a Santa Casa tem sido pioneira nas ações de enfrentamento à Covid-19″, disse ele, agradecendo a homenagem prestada pelos militares.

Bolsonaro ataca medidas de isolamento na Bahia || Foto Marcos Corrêa/PR
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta (29), durante entrevista coletiva, na saída do Palácio da Alvorada, que “não adianta Rui Costa ficar nessa palhaçada”, ao se referir às medidas de isolamento social feitas pelo chefe do Executivo baiano no estado. Bolsonaro também citou João Doria, governador de São Paulo.

Em resposta, Rui disse que não considera “que salvar vidas seja palhaçada”. A Bahia chegou nesta quarta a 100 mortes por Covid-19. Já o Brasil atingiu o patamar de 5.466 óbitos pela doença. O país já acumula 78.162 casos confirmados do novo coronavírus.

Estudo da Rede Covida mostra que se a Bahia relaxar as medidas de contra o coronavírus a partir do último dia 27, o estado teria aumento de 75% no total de casos e 23% mais óbitos a partir da primeira semana de maio. Redação com Metro1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O transporte intermunicipal será suspenso em Arataca, Maracás, Maraú e Santo Amaro a partir desta sexta-feira (1º). A medida para conter o avanço do coronavírus na população baiana foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (30). No total, a Bahia passa a ter 100 cidades com restrição no transporte.

A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto publicado no DOE desta quinta (30) também autoriza a retomada do transporte em Luís Eduardo Magalhães, considerando que o município e os municípios integrantes da sua zona de impacto sanitário completaram 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

LISTA DOS 100

As outras cidades com transporte suspenso são Acajutiba, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Aracatu, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica e Itapebi.

A lista inclui também Itapetinga, Itatim, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maragogipe, Mata de São João, Mirante, Morpará, Mucugê, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, São Felipe, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Seabra, Serra Preta, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.