Adelson: queda de 70% no número de doadores no Banco de Sangue
Tempo de leitura: 2 minutos

O medo e as restrições de deslocamento impostas pela pandemia do novo coronavírus provocaram o sumiço de doadores de sangue em Itabuna. O estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia caiu drasticamente nos últimos meses e ameaça o atendimento aos pacientes que continuam chegando às unidades de saúde.

Segundo o coordenador da captação do Banco do Sangue, Adelson Bispo, o déficit, que já era alto antes da chegada do novo coronavírus, só tem aumentado. Na última terça-feira (12), por exemplo, apenas 14 pessoas fizeram doação, quantidade muito distante da necessidade diária dos hospitais. O ideal seria a captação de, pelo menos, 50 bolsas diariamente.

Em determinados períodos, conta Adelson, a queda nas doações chega a 70%. Ele ressalta que a necessidade por sangue e seus derivados segue a mesma de antes da pandemia, porque os serviços emergenciais estão mantidos, assim como as cirurgias não eletivas.

O coordenador da captação explica que todas as medidas para aumentar a segurança dos doadores foram adotadas. Uma dessas medidas foi a implantação do serviço de agendamento, com horário marcado para que cada interessado compareça e faça a doação. O telefone para marcar o horário de comparecimento é o (73) 3214 9126. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17 horas. Aos sábados, das 7h às 12h.

REQUISITOS PARA DOAR

O doador precisa estar em boas condições de saúde e ter entre 18 e 69 anos,11 meses 29 dias. Mas há exceção: a pessoa pode ser doadora a partir dos 16 anos, desde que com autorização do pai ou responsável. O doador deve chegar alimentado e ter dormido, pelo menos, 6 horas (repouso noturno) e ter peso igual ou superior a 50 quilos.

O doador necessita ainda apresentar um documento oficial com foto e não deve se esquecer do uso de máscara. Quem pretende fazer a boa ação não pode estar gripado e, no caso, de pessoa do sexo feminino não pode estar grávida ou amamentando. “Estamos precisando muito de doações de sangue e contamos com a colaboração de todos nesse período tão crítico que estamos atravessando”, finaliza Adelson Bispo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *