Itabuna se aproxima de mil casos confirmados do novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quais são os números reais de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna neste domingo? Há quase um mês os números divulgados pelas secretarias de Saúde da Bahia (Sesab) e de Itabuna em relação ao mais populoso município do sul do Estado são desencontrados.

Até a quarta-feira da semana passada, os dados divulgados pela Prefeitura de Itabuna eram sempre superiores aos publicados pela Sesab no seu Boletim Epidemiológico. Na sexta (15), a Sesab informou ter feito uma integração de sistemas com municípios e governo federal (Ministério da Saúde).

Esperava-se que  integração acabasse com as divergências diárias de números. Porém, continua. Não só em relação a Itabuna, mas a Ilhéus e outros municípios do sul da Bahia. A Sesab cita no próprio boletim que há uma dinâmica e complexidade dos números.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio do secretário Geraldo Magela (Saúde), gritou contra os números do boletim da Sesab de sexta, que apontavam a cidade com 425 casos. Já no sábado (16), a Sesab atualizou os números, para baixo (veja aqui). Ao PIMENTA, o secretário estadual Fábio Vilas-Boas disse que a divergência ocorreu por inconsistência dos números de sexta, havendo correção ontem.

Por enquanto, nem o prefeito Fernando Gomes nem o secretário da Saúde, Uildson Nascimento, se pronunciaram publicamente quanto aos números desencontrados. Antes a menor, hoje a maior por parte da Sesab.

Neste domingo, a Sesab aponta 634 casos de coronavírus confirmados laboratorialmente e por meio de teste rápido. Já a Prefeitura divulgou, há pouco mais de uma hora, ter confirmado 580 casos desde o início da pandemia, dos quais 119 já recuperados e a ocorrência de 15 óbitos, enquanto a Sesab informa 11 óbitos.

2 respostas

  1. No começo queriam colocar mais e mais, tinha um dinheiro do governo federal que tinha que vir.
    Agora que não tem mais dinheiro, querem abafar os números.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *