A região do Cidadelle e atacadões ilheenses em foto de José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vice-prefeito de Ilhéus, o fotógrafo e memorialista  José Nazal participou, em 2019, da elaboração da lei que redefine os limites dos bairros de Itabuna.

No último final de semana, deparou-se com a notícia de que 67 localidades itabunenses tinham casos confirmados do coronavírus. Na lista, o bairro de alto padrão Cidadelle, que fica em território ilheense.

Em tom de pilhéria, Nazal não deixou passar em branco:

– Até o Cidadelle está como bairro de Itabuna… Vou ter que abrir outra vez a Batalha de Quiricós, como batizou Ricardo [Ribeiro].

Há cerca de 10 anos, Itabuna e Ilhéus quase entram em guerra – no sentido literal do termo – pela área que envolve a Ilha de Quiricós, na região do Cidadelle e das redes Atacadão e Mineirão Atacarejo (ex-Makro).

Itabuna havia “mordido” pedaços de terra de Ilhéus na região que vai do Maxxi e Jardim das Hortênsias à Nova Califórnia há quase 30 anos.

Duas décadas depois, reivindicaria a área que envolve a Ilha e parte do Rio Mutucugê. Perdeu. A renhida disputa foi definida pelo jornalista, fundador do Pimenta e hoje delegado Ricardo Ribeiro como “Batalha de Quiricós”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *