Pesquisadores estudam a Covid-19|| Foto Sandra Meira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma pesquisa genômica que está sendo realizada no recém-inaugurado Instituto de Pesquisa para o Câncer (Ipec), em Guarapuava, Paraná, terá como objetivo identificar fatores genéticos que possam estar relacionados com a gravidade da covid-19.

Para realizar o estudo, que possui participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), serão coletadas, ao longo de quatro meses, amostras de sangue e tecidos de pacientes com manifestações clínicas leves, moderadas e graves da doença, obtidas de instituições de saúde dos estados do Paraná e de São Paulo.

O professor Wilson Araújo da Silva Jr., do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que o grande diferencial é que serão observados dois aspectos que já estão sendo estudados, mas não em conjunto: as características genéticas do paciente e do vírus que o infectou. Wilson está colaborando com o estudo.

FATORES DE RISCO

A covid-19 possui alguns fatores de risco como idade avançada, obesidade e a presença de comorbidades como câncer, diabete e doenças cardiovasculares. Além disso, os homens são levemente mais propensos a morrer de covid-19 do que as mulheres.

O estudo será composto com pacientes que contraíram o novo coronavírus, divididos grupos, um deles formado por pacientes com quadro clínico grave e mantidos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) com ventilação pulmonar. O segundo grupo composto por pacientes com quadro clínico moderado, internados na enfermaria, que foram curados sem a necessidade de transferência para a UT.

O terceiro  e o último grupo formado por pacientes com quadro clínico leve ou assintomáticos em isolamento social. As pesquisas também terão um olhar especial em casos de síndrome respiratória aguda grave com evolução clínica atípica.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *