Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de pessoas que estão curadas do novo coronavírus em Itabuna passou de 1.315, ontem, para 1.356 nesta quinta-feira (9). São mais 41 recuperados da doença, conformem dados divulgados na noite de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Outra boa notícia é que não há confirmação de morte pela doença desde terça-feira (7).

Itabuna contabiliza 12.330 casos notificados de novo coronavírus, sendo que 8.634 foram descartados e 3.333 confirmados. São 140 novos casos da doença registrados nas últimas 24 horas. O número de pessoas internadas em leitos clínicos disparou de ontem para hoje. Subiu de 51 para 65, um aumento de 14 hospitalizados.

Itabuna tem ainda 21 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Existia apenas um leito desse disponível, segundo a SMS. Itabuna registra também 2.491 pessoas com os sintomas do novo coronavírus em monitoramento, 237 aguardando o resultado de exame e 353 esperando a coleta de material para a realização de procedimento.

Vitória da Conquista tem 4.990 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A  Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista confirmou,  nesta quinta-feira (9), que mais seis pessoas testaram positivo para Covid-19. O município acumula 1.075 casos confirmados da doença, desde o início das notificações no fim do mês de fevereiro.

O número de pessoas infectadas que já se recuperaram subiu para 853, outras 200 permanecem em recuperação (12 internados e 188 em tratamento domiciliar) e 22 foram a óbito. O município contabiliza 10.762 notificados, sendo que 5.333 estão descartados e 4.354 em investigação.

A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do município dispõe, neste momento, de 86 leitos exclusivamente para tratamento da Covid-19, sendo 46 enfermarias e 40 leitos de UTI. Em parte deles estão internados, nesta quinta (9), 48 pacientes que são residentes de Vitória da Conquista e também de outros 20 municípios.

Também estão internados em Vitória da Conquista moradores de Jaguaquara, Jânio Quadros, Iguaí, Malhada de Pedras, Belo Campo, Eunápolis, Itapebí, Valença, Jequié, Planalto, Livramento de Nossa Senhora, Ibicuí, Anagé, Cordeiros, Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Barra do Choça, Poções e Piripá.

Safra de grãos será recorde, diz IBGE
Tempo de leitura: 2 minutos

A safra nacional de grãos deve bater novo recorde e chegar a 247,4 milhões de toneladas em 2020, segundo a estimativa de junho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso corresponde a um aumento de 0,6% em relação à previsão de maio e de 2,5% na comparação com a colheita de 2019, um aumento de 6 milhões de toneladas.

Esse crescimento na comparação anual resulta, principalmente, do aumento na projeção de 5,6% para a soja (mais 119,9 milhões de toneladas) e de 0,4% para o algodão (mais 6,9 milhões de toneladas), ambos recordes na série histórica. A estimativa de produção de trigo encontra-se 33% maior (7 milhões de toneladas) que a do ano passado.

O analista de Agropecuária do IBGE, Carlos Antônio Barradas, destaca ainda a projeção recorde para a produção de café arábica, que deve chegar a 2,6 milhões de toneladas este ano, ou 44,5 milhões de sacas de 60kg, um crescimento de 28,9% em relação à safra do ano passado, mantendo a hegemonia do país na produção mundial.

Leia Mais

Ilhéus segue com redução de casos diários de Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu de 1.790 para 1.839 o número de infectados pelo novo coronavírus em Ilhéus. São 49 casos da doença de ontem para esta quinta-feira (9).  487 pessoas que apresentaram os sintomas da doença estão em isolamento, segundo infirmou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Hoje, de acordo com os dados da Sesau, são 49 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O município conta com um total de 55 leitos exclusivos para pacientes infectados pela Covid-19. Ou seja, no início da noite eram apenas seis leitos disponíveis.  São 1.228 pessoas curadas. O número de óbitos subiu de 74, ontem, para 75.

SECRETARIA OMITE DADOS

A Secretaria de Saúde de Ilhéus decidiu retirar do boletim epidemiológico as informações como quantidade de casos suspeitos notificados, descartados, pessoas aguardando resultado do exame. O município não informou quais os motivos para omissão desses dados.

Bahia registra quase 100 mil casos de covid-19
Tempo de leitura: 7 minutos

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) aponta que, nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 2.783 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 2,9%), 51 óbitos provocados pela doença (+2,2%) e 2.548 curados (+3,8%). Ainda conforme a Sesab, dos 98.319 casos confirmados desde o início da pandemia, 69.098 já são considerados curados, 26.893 encontram-se ativos e 2.328 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 394 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,90%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.419,53), Itajuípe (2.283,93), Ipiaú (1.868,20), Lauro de Freitas (1.590,41) e Itabuna (1.552,37).

O boletim epidemiológico contabiliza 98.319 casos confirmados, 194.329 casos descartados e 98.644 em investigação. Na Bahia, 10.760 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Todos os dados estão disponíveis no Painel Epidemiológico. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Na Bahia, dos 2.351 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.531 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. No que se refere aos leitos de UTI adulto, dos 898 leitos exclusivos para o coronavírus, 730 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 81%. A região Extremo-Sul da Bahia possui a maior taxa de ocupação, com 96% dos leitos de UTI ocupados, seguida da região Sul, com 92%.

ÓBITOS

A Secretaria Estadual de Saúde contabiliza 2.328 mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 51 óbitos, conforme a Sesab. Abaixo, confira o histórico de cada um dos pacientes.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Agora é observar os erros e inovarmos para outra concepção estratégica em que haja a equação do bom senso entre a preservação das vidas e a solução para salvar o nosso comércio, e consequentemente a nossa economia.

Mark Wilson Teixeirinha || markwilsonadm@gmail.com

É incrível como muitas ações governamentais são desconexas, ineficientes e ineficazes em nosso país, ignorando a administração científica, que nos fornece soluções práticas com foco no objetivo.

Logo que se iniciou a pandemia, três coisas me causaram estranheza: o governo central menosprezar a gravidade da situação; não fecharem de imediato os limites municipais; e não obrigar o uso de máscaras caseiras.

O novo coronavírus se propaga com a mobilidade entre os seres humanos e leva até 14 dias para se constatar a infecção. Porém, quando oficializada a pandemia, se fossem adotadas estas medidas que – julgo – seriam lógicas, teríamos evitados milhares de mortes e, certamente, minorados os prejuízos à economia. O comércio não estaria hoje em situação de tanta penúria e o governo iria ter menos custos.

Vou dar um exemplo prático que poderia ser estendido país afora. Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Ilhéus e seus respectivos distritos seriam um conjunto de CIDADES ILHADAS, com barreiras sanitárias entre elas, mas com bloqueio total para outras cidades durante um mês nas entradas pela BR-101 onde ninguém entrasse e ninguém saísse além de seus limites.

Assim, não haveria precipitações do “faz que abre, faz que fecha o comércio” e as atividades comerciais e cotidianas estariam sendo exercidas normalmente até que fosse constatado algum caso de infecção, quando, aí sim, poderiam se aplicar o isolamento social e demais ações de forma mais planejada na respectiva cidade, de acordo com a disponibilidade dos equipamentos de saúde. Além do que, seria um curto período para o desabastecimento em geral, destes municípios.

Numa primeira frente, se faria o ISOLAMENTO DAS CIDADES COMO ILHAS, E NÃO DAS PESSOAS, com o comércio funcionando normalmente e cada cidade sendo monitorada para verificação de algum caso com infecção durante um mês. Apenas obrigando as pessoas a usarem máscaras caseiras e a fazerem distanciamento social, sem fechamento de comércio ou isolamento social. Consequentemente muitas cidades de pequeno e de médio portes em nosso Brasil ainda estariam com o comércio funcionando, algumas até normalmente.

Porque as pessoas não aguentam ficar tanto tempo dentro de casa, principalmente pelas suas condições sociais de moradia, e também porque os comerciantes não conseguem honrar compromissos e garantir empregos sem ter lucratividade em seus negócios.

Em Itabuna ainda não sabemos qual será o índice de mortalidade ao final da pandemia, mas com certeza será quase uma centena de comerciantes formais que fechará definitivamente seus negócios, fora os informais e os autônomos, com mais de dois mil desempregados já previstos extra oficialmente. Mas sabemos também que as aglomerações favorecem a disseminação da covid-19 e as mortes.

Em uma outra frente, em relação à economia, penso que seria salutar um congelamento geral dos juros e de preços por três ou quatro meses; e de acordo a geodinâmica da situação o adiantamento de férias coletivas e de 13º salário; liberação do FGTS e do PIS/PASEP; linhas de créditos aos pequenos e médios comerciantes a juros mais baixos que os de mercado; e o auxílio emergencial. Com menor burocracia.

O governo federal deveria ser proativo e realizar estas ações logo assim que declarada a pandemia, dialogando com congresso e com o judiciário, se tornando o grande articulador entre os estados e municípios, indistintamente.

Mas agora é tarde. Agora é observar os erros e inovarmos para outra concepção estratégica onde haja a equação do bom senso entre a preservação das vidas e a solução para salvar o nosso comércio, e consequentemente a nossa economia.

Mark Wilson é formado em Administração (Uesc) e tem especialização em Gestão Pública Municipal e em Administração Pública e Gerência de Cidades.

Vilas-Boas diz que sistema está pressionado || Foto Paula Fróes-Govba/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa postagem feita no Twitter, o secretário de Saúde da Bahia demonstrou muita preocupação com a taxa de crescimento dos casos ativos do novo coronavírus (Covid-19) nos últimos dias.

Segundo Fábio Vilas-Boas, os casos ativos registraram uma disparada no ritmo de crescimento após os festejos juninos.

– Vínhamos ao longo de 2 semanas chegando num platô (estabilização do número de casos). A partir de julho, voltamos a ter aceleração – disse ele, observando que essa disparada ocorreu com maior intensidade no interior do estado.

Competições nacionais serão retomadas a partir de agosto || Foto Lívia Vilas Boas/CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta (9) a atualização do calendário das competições administradas pela entidade, que foram suspensas ou adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas, mesmo com as mudanças de datas, os regulamentos foram mantidos. Agora, todas as disputas em nível nacional começarão nos meses de agosto e setembro, e encerrarão somente no ano que vem.

O Brasileirão (Série A) começa em 9 de agosto de 2020 e vai até 24 de fevereiro de 2021. Já a Série B inicia em 8 de agosto de 2020 e encerra em 30 de janeiro de 2021. A Série C dá o pontapé inicial em 9 de agosto, com final em 31 de janeiro. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano. Por fim, a Série D começa em 6 de setembro de 2020 e termina em 7 de fevereiro de 2021.

A Copa do Brasil, que já começou, e foi interrompida na terceira fase, reinicia em 26 de agosto e encerra em 10 de fevereiro. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, diz que as alterações foram necessárias para concluir as competições impactadas pela pandemia. “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”.

Com o calendário apertado por causa do longo período de inatividade das competições gerenciadas pela CBF (entre março e agosto), este ano haverá jogos em datas atípicas no futebol brasileiro. As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas em 23 de dezembro e 30 de dezembro. No ano que vem, também haverá novidades, na primeira quinzena de janeiro serão realizadas partidas pelas quatro séries do Campeonato Brasileiro. Este intervalo, geralmente, integram o período de férias e pré-temporada dos jogadores que atuam no Brasil. Porém, o direito constitucional dos atletas foram antecipados para abril, o que permitiu esta alteração no cronograma.

COPA DO NORDESTE

A competição regional, que foi interrompida em março durante a oitava e última rodada da fase de grupos, retornará em 21 de julho. As finais serão disputadas nos dias 1° e 4 de agosto. Já as quartas e semifinais serão definidas em jogos únicos. Os jogos restantes da competição serão disputados em sede única, no estado da Bahia.

A Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana ainda não têm datas de retorno. A decisão pela retomada das duas competições é de responsabilidade da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que ainda não divulgou a atualização do cronograma dos jogos. A entidade internacional completa 104 anos de existência, e a CBF aproveitou para parabenizar a confederação continental.

Igreja Batista Teosópolis mantém suspensão de cultos presenciais
Tempo de leitura: < 1 minuto
Meireles: preservação da vida

A Igreja Batista Teosópolis (IBT) manterá a suspensão das atividades presenciais no templo, no bairro Conceição, em Itabuna, apesar da autorização da Prefeitura para abertura dos templos religiosos a partir de hoje (9). A confirmação ocorreu por meio de nota do pastor titular da IBT, Geraldo Meireles.

Segundo o pastor, a medida é para que a Batista Teosópolis continue “colaborando com as autoridades de saúde pública, mantendo suspensas suas atividades presenciais, como forma de valorizar a preservação da vida”. Os cultos presenciais, disse em comunicado, retornaram assim que as condições sanitárias sejam favoráveis.

“Enquanto isso, todas as atividades da Igreja e de suas organizações continuarão em pleno funcionamento com o apoio das plataformas virtuais”, disse. Ainda no comunicado, observa que é dever fundamental da igreja “zelar pela preservação da vida e do bem-estar das pessoas”. A Batista Teosópolis, de Itabuna, é das mais tradicionais igrejas evangélicas do interior da Bahia.

Consumidor doa alimentos e ganha álcool em gel em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

As lojas O Boticário em Ilhéus estão promovendo campanha de arrecadação para beneficiar os velhinhos do Abrigo São Vicente de Paulo. O consumidor que fizer a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis receberá álcool em gel para higienização das mãos. A campanha vai até 31 de julho em Ilhéus.

– Já estamos reunindo outras empresas para ajudar também. Gostaríamos de convocar todos os ilheenses a doar. Quem puder, basta levar sua doação a qualquer uma de nossas lojas, em toda a cidade, que vamos te presentear com o nosso álcool gel. Garantindo a proteção e estendendo a solidariedade aos que mais precisam, ajudamos nossa cidade a superar essa doença mais rápido – conta Marcelo Oliveira, franqueado da marca na cidade.

De acordo com Flávio Soares, gestor do abrigo São Vicente, atualmente 62 idosos moram no local. Muitos foram abandonados pelas famílias e contam apenas com a solidariedade dos apoiadores do Abrigo para viverem com dignidade. A pandemia trouxe uma série de desafios para a instituição, que mesmo adotando medidas de proteção desde março, sofreu com o óbito de seis de seus tutelados pela doença.

Flávio conta também que, neste difícil período, testemunharam a solidariedade ganhar força. “A conta nunca fecha no final do mês devido aos altos custos com pessoal, medicamentos e materiais, mas se não fosse o apoio da comunidade ilheense, estaríamos perdidos. Contar com iniciativas como esta, do Boticário, que incentivam mais pessoas e empresas a ajudarem em períodos de necessidade como o que vivemos, é essencial para a manutenção do trabalho do abrigo São Vicente”, explica.

Novos leitos de UTI Covid-19 serão reabertos na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A direção do Hospital de Base de Itabuna confirmou a abertura de novos leitos de UTI, nesta quinta (9), com a conclusão dos trabalhos de instalação dos respiradores pulmonares ainda ontem (8). Os equipamentos foram enviados para o hospital pelo Ministério da Saúde.

Além dos respiradores, o hospital também foi contemplado com 60 bombas de infusão, aparelhos usados para dosar a quantidade de remédio aplicada. “Os respiradores são de ótima qualidade e fazem todo processo necessário no tratamento intensivo”, disse Eduardo Kowalski, diretor médico do Hospital de Base.

Ainda segundo o diretor médico do hospital público municipal, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e médicos já estão sendo treinados para manusear os aparelhos. A unidade médico-hospitalar passa a contar com 20 leitos em sua Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para pacientes Covid-19, devendo ganhar mais cinco leitos na próxima semana, conforme anunciou, ontem (8), o prefeito Fernando Gomes.

Coaraci, no sul da Bahia, é das poucas apontadas como bom exemplo pelo TCM
Tempo de leitura: 2 minutos

Dos 417 municípios baianos, nada menos que 359 não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19. Isto significa que os gestores de 86% dos municípios baianos não estão permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença.

Apenas 16 prefeituras – 4% do total – têm cumprido, plenamente, o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras.

O resultado do levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (9) pelo presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que manifestou preocupação e alertou os prefeitos e demais gestores municipais para que promovam o mais rápido possível as adequações necessárias. A transparência nos gastos é exigência das leis de Acesso à Informação e 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública.

No estudo, com base em análise das informações expostas nos sites das prefeituras, 359 municípios (86% do total) não atenderam as exigências legais; 42 prefeituras (10%) atenderam apenas parcialmente as exigências da legislação; e 16 prefeituras (4%) atenderam plenamente o imposto pelas leis que disciplinam a matéria. Nenhuma das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Salvador cumpriu, no período analisado, a obrigação de expor todas as informações sobre gastos na compra de insumos e serviços para o combate à pandemia.

Os municípios que cumpriram as normas de transparências pública foram Bom Jesus da Lapa, Bonito, Caetité, Candiba, Coaraci, Cocos, Curaçá, Iuiú, Lajedinho, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Porto Seguro, São Gabriel, Serra Dourada, Una e Wenceslau Guimarães.

Segundo os técnicos do TCM que fizeram o levantamento – todos ligados à Diretoria de Assistência aos Municípios da Superintendência de Controle Externo – dentre os aspectos que ensejaram o descumprimento dos dispositivos legais destacam-se sites desatualizados e ausência de acessibilidade, entre outros.Leia Mais

Vinícius Ibrann diz que namorada recebeu auxílio, mas devolveu dinheiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O auxílio emergencial de R$ 600,00 gerou rebuliço na política de Buerarema, no sul da Bahia. Rayssa Almeida, namorada do prefeito Vinícius Ibrann, teve creditado em sua conta R$ 1.200,00 relativos a duas parcelas do benefício.

Rayssa teria boas condições financeiras. Não se enquadraria nos critérios do auxílio emergencial. Descobriu-se que ela foi beneficiada com o auxílio quando o prefeito da vizinha Una, Tiago Birschner, decidiu pela publicação da lista de beneficiários naquele município.

A oposição em Buerarema explorou o assunto nas mídias sociais. Cravou que Rayssa é esposa de Vinícius e a enfermeira tem boa situação financeira.

Vinícius Ibrann, que também é advogado, saiu em defesa de Rayssa. Disse, por meio de nota, que ela não é sua esposa, mas namorada e “cidadã exemplar”.

Ele admitiu que a jovem recebeu as duas parcelas de R$ 600,00. Recebeu, mas devolveu o dinheiro à União na última sexta-feira (3), via Banco do Brasil, dias antes do caso estourar na cidade. E cravou que o dinheiro na conta da namorada, alardeado pela oposição, era fake news.

O auxílio de 600,00 pilas vem dando dor de cabeça a políticos e artistas. Há quase um mês, ocorrem denúncias de pessoas em boa situação financeira que receberam indevidamente o auxílio.

Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

Cocos, Itiúba, Iuiu, Nova Fátima e São Gabriel terão o transporte intermunicipal suspenso a partir desta sexta-feira (10). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9). Com isso, 376 dos 417 municípios do estado ficam sem transporte intermunicipal, pelo menos, até dia 12.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. Confira a lista no “leia mais”, abaixo.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae registra aumento da procura por seus cursos a distância. O número de pessoas que se inscreveram nos cursos este ano já é maior que a demanda de todo o ano passado, conforme a entidade de apoio a micro e pequenas empresas. Em 2020, o número de inscrições até o momento é recorde – 1,5 milhão de pessoas -, cerca de 400 mil a mais que em 2019.

O curso de maior procura é o de Marketing Digital (177 mil interessados). Entre os mais procurados no portal do Sebrae também estão Gestão Financeira, Aprender a Empreender, Atendimento ao Cliente e Gestão de Pessoas. Todos os cursos são gratuitos.

A procura por mais capacitação online corresponde ao movimento que se verifica em outras modalidades de ensino, desde a educação básica à pós-graduação, por causa das medidas de distanciamento social para conter a propagação da covid-19.

Além de ser uma alternativa de qualificação, cursos como de Marketing Digital podem ser estratégicos para a manutenção de negócios em novas bases. “Com a pandemia, muitos empresários se viram obrigados a fechar as portas e passar a vender seus produtos de modo online, para manter os negócios em funcionamento”, diz o Sebrae em nota.

“Neste momento de pandemia, em que as empresas precisam enfrentar a ausência presencial dos clientes, a busca por novas ferramentas de venda online tornou o marketing digital algo muito poderoso em relação ao tradicional”, afirma o Sebrae.