Obras do Porto Sul devem começar neste segundo semestre || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia Mineração (Bamin) assinou, na última semana, a ordem de serviço para início da primeira fase das obras de implantação do Porto Sul, em Ilhéus. A empreiteira contratada já poderá iniciar a mobilização de pessoal e equipamentos para começar as obras. Estes primeiros trabalhos correspondem à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de rede elétrica e de água, entre outros. São obras que vão viabilizar a etapa seguinte, que é a construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento.

O investimento da empresa será de R$ 188 milhões, segundo o diretor financeiro e de Relações Institucionais da Bamin, Alexandre Aigner. “O início desta primeira fase do projeto demonstra nossa confiança no Porto Sul, bem como na retomada econômica das regiões nas quais atuamos. É um esforço que evidencia o nosso compromisso em participar e contribuir ativamente com esta retomada”, afirma Alexandre Aigner.

A obra deve gerar 400 empregos diretos e 1.200 indiretos no pico da implantação do Porto Sul, segundo Aigner. Além de empregos, disse ele, a retomada vai dinamizar a economia local, movimentando outros setores e gerando renda, em um momento em que toda a sociedade sofre os impactos econômicos da pandemia.

A construção do Porto Sul, além de dotar o estado com mais um terminal portuário também vai ampliar o corredor logístico da Bahia. “Este empreendimento entre o Governo do Estado e a Bahia Mineração vai possibilitar a saída dos nossos produtos (minério de ferro, grãos do oeste) e também será uma garantia para que a licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) possa ser realizada pelo Governo Federal”, ressalta o secretário estadual de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

PROJETO PEDRA DE FERRO

A Bamin é uma empresa brasileira de mineração que iniciou suas atividades em 2005 com um projeto pioneiro para o estado da Bahia. O empreendimento denominado Projeto Pedra de Ferro pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, apoiado em uma gestão de excelência e sustentabilidade.

O projeto transformará a Bahia no terceiro estado maior produtor de minério de ferro do Brasil. A Companhia possui escritórios estratégicos em Caetité, Ilhéus, Belo Horizonte e sua matriz está localizada em Salvador.

O controle acionário da Bamin é da Eurasian Resources Group (ERG). Com mais de 25 anos de sucesso na área de mineração, a empresa tem um portfólio de ativos de produção e projetos de desenvolvimento em 15 países, cruzando quatro continentes. A ERG é a maior produtor mundial de ferrocromo, uma importante produtora de minério de ferro, uma das dez principais produtoras de alumina e uma das maiores produtoras de cobalto e cobre.

26 respostas

  1. E ainda tem um bando de sem o que fazer que desce o pau no presidente Bolsonaro. Nos governos anteriores as obras seguiam o seguinte cronômetro:
    1. Prometidas nas campanhas eleitorais. E eram eleitos;
    2. Contratos de licitações (E PROPINAS) nas campanhas de re-eleições seguites.E eram re-eleitos.
    3. Faltando UM ANO para as próximas eleições, dava-se início às obras.
    4. Perdendo as eleições, PARAVAM-SE TODAS AS OBRAS EM ANDAMENTO, perdia-se todo investimento e saiam felizes com malas cheias de dinheiro, tanto os CORRUPTOS quanto as EMPREITEIRAS.
    5. Caso fossem re-eleitos, renovam-se os CONTRATOS com as EMPREITEIRAS, SUPERFATURANDO as obras e recebendo mais PROPINAS.
    6. APÓS ANOS DE ESPERA, entregavam as obras (algumas).

    E PARA QUEM DUVIDA, ASSISTAM A REPORTAGEM NO LINK ABAIXO:
    https://youtu.be/3OdUCXNF1wc

  2. Boa tarde,estou desempregado a praucura de uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. Como faço para encaminhar meu curriculo para BAMIN?

    1. Ja era a tempo; um maravilhoso e lindo projeto para melhorar a vida e o desenvolvimento do Sul da Bahia parabéns. Quero faser parte dessa equipe por favor . OBRIGADO

    2. Esto desempregado ha 810 meses ,so pedreiro de alvenaria, armador,e acabamento fino de padrão elevado,e sou vigilante patrimonial,:E e de meu interesse fazer parte dessa equipe.

  3. Oi Boa noite meu nome é Vinicius estou a procura de um trabalho, gostaria de saber como faço pra deixar meu currículo, já trabalhei várias vezes em obras..inclusive na ponte Ilhéus pontal…….

  4. Bom dia já trabalhei 8 anos como auxiliar de escritório agora estou desempregado.tenho interesse em me engajar nesse maravilhoso projeto.como faço para enviar currículo?

  5. Boa trd sou mecanico de manutenção, mecânico montador,soldador,montador de estruturas metálicas estou desempregado i estou a procura de emprego sou de Brumado i estou morando aki em ilhéus gostaria mt trabalha na obra do porto
    Obg por atenção

  6. Olá! Me chamo Eric, e gostaria de saber onde entrego meu currículo, ou, se tem algum endereço eletrônico para enviá-lo?
    Grato!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *