Leitura de carta emociona pacientes e familiares em hospital na Semana dos Pais
Tempo de leitura: 1 minuto

Profissionais dos setores de Serviço Social e Psicologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promovem atividade especial pelo Dia dos Pais. A ação ocorre desde a última quinta (6) e envolve pacientes, da UTI Geral e da Unidade Covid-19, que recebem visitas virtuais e ouvem a leitura de cartas enviadas pelos seus familiares, ação que conforta e tranquiliza a pessoa internada.

Durante o acolhimento humanizado pela Semana Pais, os pacientes com condição de fala, interagem e dialogam, a distância, com os seus familiares. Outros em condições mais agravadas escutam as palavras de carinho lidas nas cartas entregues ao Serviço Social do HRCC. A assistente social Maria das Graças dos Santos Souza resume o efeito da ação: “Muitos choros de emoção, emocionante, um momento de importância indescritível para o paciente e sua família”.

Ainda de acordo com a assistente social, as cartinhas e o contato para o Dia dos Pais deixaram pacientes e familiares felizes e agradecidos. “Eu acho que a gente tem que pensar na humanização desse processo. É uma distância que faz o paciente sofrer e que nós, como profissionais, dentro do hospital, temos que mover os esforços, fazer os movimentos para tornar esses dias, que são angustiantes, um pouco mais tranquilos, mais agradáveis, tanto pra paciente como pra família”, disse.

Cada visita, observa Maria das Graças, mesmo remota, foi marcante, possibilitou aos pacientes falarem com suas esposas, seus filhos e netos, recebendo como retorno um incentivo positivo e o carinho de cada um deles. “A situação do internamento, muitas vezes, traz angústia para o paciente. A partir do momento que ele consegue interagir, mesmo que a distância, com um ente querido, isso conforta, tranquiliza a pessoa. Então assim, foi muito bom, sempre buscamos manter essa aproximação e humanizar nosso atendimento da melhor forma possível”, concluiu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *