Campanha para incentivar doação começa nesta terça
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intra-hospitalar de Transplante da Santa Casa de Itabuna lança, nesta terça-feira (1º), a campanha do Setembro Verde. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a maioria das ações será realizada virtualmente.

Entre as ações para este mês de setembro está o lançamento de um vídeo institucional com a participação de profissionais como assistente social, psicóloga, enfermeiras e fisioterapeuta, além de familiar de doador, transplantado e a atriz Eva Lima. A campanha do Setembro Verde começou ser divulgada com camisas e máscaras adquiridas pelos funcionários da Santa Casa.

Na sexta-feira (4), na Praça Adami, no centro de Itabuna, será realizada exposição de material gráfico para a população sobre a importância de comunicar a família sobre o desejo de ser doador de órgãos.

No decorrer do mês, a CIHDOTT da SCMI também estará realizando ações de educação e divulgação conjunta com a Central Estadual de Transplantes da Bahia. Na terça-feira (8), por exemplo, enfermeira Patrícia Betyar participa da live do Banco de Olhos da Bahia, com tema “Guerreiras em Prol da Vida”.

A enfermeira Patrícia Betyar explica que, com a pandemia da Covid-19, houve aumento no tempo de lista de espera por um transplante. O transplante de córnea, por exemplo, estava com o tempo de espera de um ano e meio. Esse tempo caiu para cinco meses depois da campanha “Daqui só se leva o amor”, do Banco de Olhos da Bahia. Mas mesmo após a campanha ainda existem 1.522 pessoas aguardando o “SIM” da doação para que a vida continue.

A Santa Casa de Itabuna já realizou 101 cirurgias de doações entre órgãos e tecidos e 114 transplantes de rim. Até o primeiro trimestre deste ano, houve na Bahia 261 doações e 287 transplantes de rim, fígado, córnea, medula e pele.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *