Itabuna registra 341 mortes em decorrência da Covid-19: Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna registra 291 óbitos causadas pela covid-19 || Foto José Nazal

Nesta segunda-feira (12) saltou de 281 para 291 o total de óbitos provocados pela covid-19 em Itabuna, conforme a Vigilância Epidemiológica municipal. Todos os dez óbitos confirmados nesta segunda, conforme a Vigilância, ocorreram em outras datas e meses anteriores – julho, agosto e setembro. Os óbitos estão sendo confirmados tardiamente após investigação epidemiológica, como justifica a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Conforme a Pasta, o registro tardio “deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”.

Das mortes confirmadas hoje, uma ocorreu em 21 de julho deste ano. O paciente tinha 71 anos e residia no Santo Antônio, portador de hipertensão, diabetes e era paciente renal crônico, apresentando dispneia.

Hoje ainda foram registrados cinco óbitos ocorridos em agosto e agora confirmados como tendo a covid-19 como causa. Os pacientes tinham entre 57 e 92 anos, segundo a Vigilância Epidemiológica de Itabuna. Já em setembro ocorreram quatro óbitos que somente hoje foram confirmados. As vítimas tinham entre 52 e 97 anos e três delas apresentavam outras comorbidades (doenças pré-existentes).

CASOS ATIVOS

Desde o início da pandemia, o município registrou 12.897 casos da doença, dos quais três nas últimas 24 horas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município já possui 12.347 curados. Já o número de casos ativos é o mais baixo desde a primeira quinzena de maio. São 259 pessoas se recuperando da covid-19.

Dos leitos de UTI Covid-19, 20 estão ocupados e há 13 disponíveis. Dos 94 dos leitos clínicos, 29 estão ocupados. Já os leitos de unidade semi-intensiva, são 8 no total e 2 estão com pacientes. Atualizado às 20h17min.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *