Comércio varejista cresce em outubro
Tempo de leitura: 2 minutos

As vendas no comércio varejista baiano cresceram 11,3% em outubro de 2020, em relação a igual mês do ano anterior. Na análise sazonal, o comércio varejista no estado registrou taxa positiva de 3,5%, sendo a mais alta das unidades federativas. Divulgados na quinta-feira (10), os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado do ano, devido aos impactos da pandemia do coronavírus, a taxa foi negativa em 4,4%, mas em ritmo reduzido quando observado a taxa no mês imediatamente anterior para igual comparação (-6,2%).

O resultado registrado para o comércio varejista baiano em outubro evidencia que o setor, apesar da redução do valor do auxílio emergencial em setembro e de uma expectativa para o encerramento, mantém ritmo de crescimento das vendas no estado.

Por atividade, em outubro de 2020, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de outubro de 2019, revelam que seis dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo: móveis e eletrodomésticos (54,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (15,6%), artigos farmacêuticos.

Além de médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%), combustíveis e lubrificantes (9,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,5%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

De acordo com os dados do IBGE, nos meses de setembro e outubro de 2020, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram quedas de 5,22% e 2,07%, respectivamente. Outro aspecto observado foi o aumento de veículos circulando nas ruas, dado a influência da retomada gradual das atividades econômicas.

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou crescimento de 3,2% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 6,0%, ainda sob os efeitos da pandemia do coronavírus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *