Tempo de leitura: 2 minutos

Domilene Borges, diretora do Núcleo Regional Sul, faz alerta aos municípios

Os municípios que compõem o Núcleo Regional Sul de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Valença receberam no início da semana mais de 20 mil doses da Coronavac para a primeira etapa da primeira fase da vacinação contra o Covid-19. De acordo com a diretora do NRSul, Domilene Borges, até o momento, quase 1,5 mil doses foram aplicadas em pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha – 35% dos profissionais de saúde, idosos institucionalizados, indígenas aldeados, deficientes institucionalizados.

Para o atendimento eficaz da vacina, Domilene revela que está reforçando as orientações e pedindo que os municípios sigam o determinado pelo Ministério da Saúde, garantindo as doses para a população alvo. “É de extrema importância que os municípios sigam as recomendações para garantir a imunização do público-alvo definido para essa 1ª fase. Faço aqui um apelo a toda a população, para que continuem mantendo as medidas de distanciamento, usando máscara e álcool gel. A luta ainda não acabou, e o combate é um trabalho de todos”, destacou.

Para a segunda etapa da vacinação, a diretora disse que não sabe quando vão chegar as doses, tendo em vista que é uma decisão que parte do Governo Federal. Ela disse que tem assegurada a segunda dose, que será 28 dias após a primeira aplicação nos 68 municípios que fazem parte do NRSul. Em Itajuípe, por exemplo, chegaram 108 doses da vacina para atender aos profissionais das unidades hospitalares, técnicos de enfermagem, os vacinadores, seguidos pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo o secretário de Saúde e presidente do Fórum Municipal de Saúde (Forsems) junto à Amurc, Renato Ramos, a vacinação acontece de forma tranquila no município de Itajuípe, e explica que ainda serão vacinados os idosos acima de 65 anos com comorbidades. A grande dificuldade, segundo ele, é para atender a quantidade de profissionais de saúde, que somam um total de 300 pessoas. “O quantitativo de doses que chegou é pequeno e estamos tendo que escolher os profissionais que irão receber a vacina”, relata Renato, que ao mesmo tempo agradece a chegada da Coronavac.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *