Serviço beneficia ruas dos bairros Santo Antônio, Nova Ferradas e São Roque
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta segunda-feira (25), equipes do setor de saneamento da Emasa iniciaram serviços de manutenção e desobstrução de redes de esgoto nos bairros São Roque (Rua Alto Mirante), Santo Antônio (Avenida Itajuípe) e Nova Ferradas (Condomínio Jubiabá), em Itabuna. O trabalho mobiliza duas retroescavadeiras e oito operários de campo.

Segundo o gerente de saneamento da Emasa, Elânio Oliveira, diversos fatores contribuem para a obstrução da rede de esgoto, desde o mau uso até o estado de conservação da infraestrutura. “Boa parte da rede de esgoto da cidade é antiga, construída com manilhas de barro”.

“Há também a questão do uso da rede de esgotamento sanitário para descarga de águas das chuvas por alguns consumidores, o que gera entupimento”, diz Oliveira.

Um dos principais problemas causados pela obstrução na rede de esgoto é a necessidade de quebrar o piso de ruas, praças e avenidas. “Fazemos de tudo para evitar abrir buracos na via pública. Inicialmente, usamos a bomba espiral. Caso não resolva, utilizamos o hidrojato com caminhão limpa-fossa. Nosso último recurso é abrir a via, seja manual ou com uso de máquinas, sendo que a responsabilidade de recuperar a via danificada é também da Emasa”, explica Elânio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *