Carga de 10 mil toneladas de níquel foi exportada por Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Atlantic Nickel concluiu o primeiro embarque de níquel sulfetado para exportação em 2021. O navio com carga de quase 10 mil toneladas zarpou do Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, em direção ao terminal de Xingang, na China. O níquel sulfetado é matéria-prima para a fabricação de baterias para carros elétricos.

A operação é feita depois de a mineradora de Itagibá exportar 67,7 mil toneladas do concentrado de níquel em 2020. A produção no município sul-baiano busca atender à crescente demanda do mercado mundial da eletrificação, conforme a empresa. A Atlantic Nickel emprega mais de 1.700 pessoas em Itagibá.

POTENCIAL

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva ao iniciar a operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028. A operação, conforme a Atlantic Nickel, elevará o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto mais 26 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase. Atualizado às 10h40min.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *