Tempo de leitura: 2 minutos

Marcone, da Amurc, pedirá ampliação do número de leitos Covid-19 na região

O novo presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Marcone Amaral, terá audiência com o governador Rui Costa, na próxima segunda (8), para tratar de assuntos de Itajuípe, onde é prefeito, e também pedirá a ampliação do número de leitos de UTI Covid-19. O sinal vermelho acendeu neste final de semana com a ocupação de quase 90% do total de leitos em Ilhéus e em Itabuna.

Também prefeito de Itajuípe, Marcone disse que verá com o governador Rui Costa a possibilidade de ampliação dos leitos Covid-19 para o sul da Bahia. “Estaremos verificando alternativas de ampliação do número de leitos para o atendimento a Covid-19 na região”, disse ele, observando que este aumento é reflexo das aglomerações ocorridas no final de ano e início de 2021.

O assunto também será tratado por secretários municipais de Saúde, na segunda, com a diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS-Sul), Domilene Borges, às 15h, em reunião pela plataforma virtual Zoom.

SUPERLOTAÇÃO

De acordo com os dados do NRS-Sul, as taxas de ocupação de leitos Covid nesta sexta-feira (5) em Ilhéus atingiam 94%, sendo 100% no Hospital de Ilhéus e Vida Memorial e 90% no Costa do Cacau. A ocupação dos leitos clínicos adultos tem média de 84% no município. Ilhéus dispõe de maior número de leitos clínicos e de Terapia Intensiva na região.

Já em Itabuna, a ocupação dos leitos de UTI Covid-19 adulto estava em 88% no geral. No Hospital de Base, atingiu 95%, enquanto no Calixto Midlej Filho atingia 88%. Já os leitos clínicos adulto chegam a 56% de ocupação geral, sendo 67% no Hospital de Base e 88% no Hospital Calixto. A ocupação dos leitos clínicos é menor em Camacan, com 25%. Sobre os leitos clínicos pediátricos, ofertados pelo Manoel Novaes, a ocupação é de 20%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *