Tempo de leitura: 2 minutos

Após as cenas de tumulto e falta de vacinas na última quarta (30), a imunização de pessoas da faixa etária dos 60 aos 69 anos foi retomada há pouco, por volta das 11h, em Itabuna.

O município havia convocado o público da faixa dos sessenta anos para ser imunizado, mas havia apenas 5,7 mil doses para mais de 18 mil pessoas que deveriam receber a primeira dose da Coronavac ou Astrazeneca.

A vacinação ocorrerá em unidades de saúde nos bairros. Na região Central, a vacinação será na unidade José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp. A imunização deverá começar a partir das 8h.

Ainda na semana passada, quando ocorreu o caos nas unidades de saúde e no sistema drive thru, a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, pediu paciência às pessoas e alertou que a vacinação será gradual e somente avançará para outras faixas etárias quando concluída a aplicação da primeira dose de quem está nesta faixa dos 60 a 69 anos.

“Mesmo Itabuna sendo a quarta maior cidade da Bahia, o município recebeu apenas 2.340 doses. Na semana passada recebemos 5.710 doses e não foi suficiente. Diante da grande demanda, foi necessário fazer um pré-agendamento daqueles que ficaram na fila e não conseguiram atendimento”, explica Camila Brito.

Hoje, para a unidade de saúde do bairro São Caetano, por exemplo, foram destinadas 200 doses. No Califórnia 150 doses, para o Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) 150 doses e Jardim Primavera 130 doses. “Estamos aguardando uma nova remessa de vacinas, mas não sabemos o dia que chegará”, informa.

POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

Também nessa segunda-feira, a partir das 14h, serão vacinados os profissionais de salvamento que possuem mais de 50 anos e os agentes de trânsito do município. A imunização ocorrerá na Rede Frio que funciona no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp).

Já na terça-feira, dia 6, na sede do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, terá continuidade à vacinação dos policiais militares que estão na ativa, são lotados no 15º BPM e possuem mais de 50 anos, além dos bombeiros militares e Policiais Civis de Itabuna.

ATUALIZAÇÃO ÀS 11H

As informações desencontradas na vacinação contra a covid-19 levaram o governo a assegurar que o cronograma seria retomado apenas nesta terça-feira (6). Vinte minutos depois, o município divulgou que a imunização seria retomada às 11h desta segunda. A informação foi divulgada pelo governo somente às 10h52min devido aos desencontros na Pasta da Saúde.

Uma resposta

  1. Quero registrar a minha indignação com tamanha desorganização e falta de planejamento nessa vacinação em Itabuna. Como recebem 5710 doses de vacinas e convocam uma população de 18.000 pessoas? Porque não abrangeram pequenos grupos de faixas de idade como se faz no Brasil inteiro? Precisam restringir a grupos menores de idade já que as vacinas são liberadas aos poucos. Isso é descaso com a população de idosos! Isso é incompetência!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *