Tempo de leitura: 5 minutos

Com avanço da pandemia, os donos de micro e pequenas empresas do país são expostos todos os dias a novos desafios. Reinventar-se virou palavra de ordem, já é um bordão dentro do universo do empreendedorismo. Quando se fala em inovar, criar e descobrir, a busca por conhecimento é fundamental. Nesse contexto, o Sebrae tem reforçado seu papel de incentivo à educação para empreendedores e para futuros empresários. A oferta de cursos online disponibilizados pela instituição não para de crescer. Em 2020, o Sebrae atingiu o recorde de 2,5 milhões de matrículas em seus cursos à distância. São mais de 140 opções de capacitações totalmente gratuitas.

O analista de soluções do Sebrae, Rodrigo Estrela, destaca a diversidade do conteúdo dos cursos. “Graças a imensa capilaridade dos atendimentos realizados pelo Sebrae em todo país, os nossos cursos são criados em cima das principais necessidades dos empreendedores, estejam eles em fase de ideação, maturação ou execução do negócio. As capacitações são verdadeiras respostas aos anseios dessas pessoas. Exemplo disso, são os cursos criados para serem feitos pelo Whatsapp. No momento que o Sebrae notou que a ferramenta era um dos aplicativos mais usados pelos donos de micro e pequenos negócios, rapidamente, criamos essa solução que é um sucesso”, observa.

Confira a seguir a lista com 20 cursos podem ajudar os empresários a se reinventarem na crise:

Para Empresários:

1. Marketing digital para o empreendedor
Descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.

2. Gestão Financeira

Todo empreendedor sabe que a necessidade de planejamento é uma realidade, mas como alcançar uma rotina organizada? O curso Gestão Financeira possibilita que você consiga fazer a análise e o controle das atividades financeiras da sua empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais acertadas e, consequentemente, maximizar os resultados financeiros.

3. Customer Success: como conquistar e manter clientes

Aumentar a satisfação dos clientes é uma estratégia de sucesso para toda empresa. Por isso, é muito importante estar por dentro do que é o customer success, uma nova abordagem empresarial que coloca o consumidor no centro de tudo. Afinal, é para resolver os problemas dele que um empreendimento é montado.

4. Microcrédito consciente

O curso abordará temas relacionados ao planejamento e orientação para o crédito. O conteúdo trata de questões como: noções de formação de preço, ponto de equilíbrio e lucro, relação do capital de giro, fluxo de caixa, ciclo financeiro e ciclo operacional, cálculo da necessidade de capital de giro, requisitos para acesso ao crédito, finalidades e modalidades de crédito, taxa de juros e custo efetivo total, entre outras.

5. Como vender pela internet na crise do coronavírus

No curso você vai entender como a internet é fundamental, principalmente neste momento de crise, para o avanço e o sucesso da sua empresa. Você conhecerá técnicas para melhorar sua performance nas redes sociais e aumentar o tráfego de clientes nos seus canais de vendas.

6. LGPD: a sua empresa está preparada?

Se você é uma pessoa conectada, certamente já leu algo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Mas, você sabe exatamente como ela funciona, quais são suas diretrizes e os impactos da sua implementação? Neste curso, você descobrirá como a LGPD mudará a maneira de as empresas lidarem com dados pessoais.

7. Avaliando as vendas do seu negócio (Curso por Whatsapp)

O sonho de todo microempreendedor é aumentar seu volume de vendas e ver seu negócio crescer. Neste curso, oferecemos as ferramentas certas para alcançar esse objetivo. Nele você vai aprender a fazer uma avaliação e um planejamento de vendas bem feitos e ter resultados cada vez melhores.

8. Inovação e possibilidades de crescimento (Curso por Whatsapp)

A inovação se tornou um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, do pequeno, passando pelo médio e chegando ao grande. É inovando que empresas conseguem se manter relevantes no mercado, e se o processo for contínuo, à frente da concorrência na maioria das vezes. Mas como a sua empresa pode aplicar o conceito de inovação em seu dia a dia? Neste curso mostramos o que você precisa saber para implantar a cultura de inovação no seu negócio.

9. Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio (Curso por Whatsapp)

O fluxo de caixa é uma das ferramentas de gestão muito importante para manter o controle da movimentação financeira das atividades de um negócio. Com este curso, você irá adquirir conhecimentos para embasar a criação de um fluxo de caixa, capaz de gerar um diferencial estratégico na gestão financeira do seu negócio.

10. Boas práticas nos serviços de alimentação

Esta trilha vai ajudar você a compreender as questões relacionadas à segurança alimentar no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão seu negócio.

11. Atendimento ao cliente

Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.

12. Compras governamentais: micro e pequenas empresas

Este curso é dedicado às Micro e Pequenas Empresas (MPE) que desejam fornecer bens e serviços para a Administração Pública Federal, Estadual e Municipal. Aqui, ao tratarmos de MPE, nos referimos às Microempresas, às Empresas de Pequeno Porte, aos Microempreendedores Individuais (MEI), aos Agricultores Familiares e às Cooperativas.

13. Como vender mais e melhor

Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio.

14. Como aumentar suas vendas

Neste curso, você vai incrementar seus produtos e/ou serviços conquistando mais clientes e vendendo em maior quantidade para os consumidores atuais. Assim, você saberá não só como aumentar as suas vendas, mas também ampliará as possibilidades de crescimento e de expansão de seus negócios.

Para quem quer começar a empreender

15. Aprender a empreender

Conheça as principais características que um empreendedor deve ter e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Se você está querendo abrir um negócio ou se acabou de abrir este curso é para você!

16. Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores

Preparar os empreendedores para um novo mundo, novos consumidores e novos tipos de negócios. A trilha é composta por exemplos e ferramentas de inovação e vem ao encontro dessa expectativa de que é fundamental inovar e desenvolver competências de gestão da inovação para se manter competitivo.

17. Como definir preço de venda

Saber como definir o preço de venda é tão importante quanto a qualidade e a estratégia de marketing utilizada para comercializar os seus produtos e serviços. Muitos empreendedores, entretanto, ficam com dúvidas se o valor estabelecido é realmente justo e competitivo.

18. O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades (Curso por Whatsapp)

Se você está se descobrindo agora como empreendedor, a formalização do seu negócio é um primeiro passo essencial para o futuro da sua empresa. Neste curso você vai ficar por dentro de todas as informações e ferramentas básicas para se tornar um MEI sem complicação.

19. Acesso ao crédito (Curso por Whatsapp)

Antes de solicitar crédito no mercado financeiro, você, empreendedor, precisa estar bem informado sobre as condições que envolvem essa prática. Neste curso você terá acesso a todo o conhecimento necessário para fazer a decisão mais vantajosa para a saúde do seu negócio.

20. Será que sou empreendedor? (Curso por Whatsapp)

Você diria que todo empresário é empreendedor? E todo empreendedor é empresário? Neste curso, você vai aprender a identificar características que são fundamentais para ter sucesso no mundo dos negócios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *