Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Mineração (Bamin) é a favorita para ganhar a concessão, por 35 anos, do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que vai de Caetité até o litoral norte de Ilhéus, onde está sendo construído o terminal do Porto Sul, segundo o Correio24h. O trecho irá a leilão nesta quinta (8), às 14h, na B3, em São Paulo. Além da Bamin, a disputa a VLI, da Vale, e a Rumo Logística são outras duas possíveis interessadas.

O trecho está com 75% concluído. A empresa que levar a concessão deverá pagar R$ 3,3 bilhões, metade deles deverá ser aplicada na conclusão da obra (R$ 1,6 bilhão). A obra teria já atingido 80% de execução, conforme cálculos do governo federal. A concessão da Oeste-Leste vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão nos próximos anos, conforme a publicação. O trecho que vai a leilão tem 537 quilômetros de extensão.

A Bamin é tem o dinheiro de exploração de mina de ferro em Caetité. A Ferrovia Oeste-Leste será importante para o transporte do minério até Ilhéus e sua exportação pelo Porto Sul.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *