Receita prorroga prazo para envio do imposto de renda de 2021
Tempo de leitura: < 1 minuto

Receita Federal prorrogou, nesta segunda-feira (12), o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Física referente ao exercício 2021, ano base, 2020, do dia 30 deste mês para 31 de maio de 2021.

A Receita Federal informou que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda.

O cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado no site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal.

DECLARAÇÃO DE ESPÓLIO

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional.

Bahia estreia na Copa Sul-Americana no dia 21|| Foto EC Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os seis times brasileiros classificados para a atual edição da Copa Sul-Americana ficaram sabendo nesta segunda-feira (12) as datas das suas estreias na competição, após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciar a tabela detalha do torneio.

No dia 20 de abril entrarão em campo o Atlético-GO, que enfrenta o Newell’s Old Boys (Argentina), e o Athletico-PR, que terá pela frente o Aucas (Equador). Um dia depois será a vez de o Ceará entrar em campo contra o Jorge Wilstermann (Bolívia) e de o Bahia encarar de Montevideo City ou Fenix, ambas equipes uruguaias.

Os dois últimos brasileiros a estrearem na competição serão o Bragantino e o Corinthians, que entram em campo no dia 22 de abril. O Massa Bruta medirá forças com o Tolima (Colômbia) e o Timão pegará o River Plate (Paraguai).

Ainda há a possibilidade de Santos e Grêmio entrarem na Sul-Americana caso não se classifiquem para a fase de grupos da Copa Libertadores. O Peixe disputa a fase prévia da Libertadores com o San Lorenzo (Argentina) e o Tricolor com o Independiente del Valle (Equador). Da Agência Brasil.

Lista do Prouni já está disponível
Tempo de leitura: 2 minutos

Ministério da Educação abrirá, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para a ocupação de bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A inscrição será realizada na internet, na página do Prouni prouniportal.mec.gov.br.

Pela primeira vez, a classificação dos candidatos para ocupação das bolsas remanescentes será feita por ordem de melhor desempenho obtido em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorridas nos últimos 10 anos.

A classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário da conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet, independente do motivo que fosse.

Outra novidade desta edição é que os estudantes que fizeram o Enem de 2020 poderão se inscrever para disputar uma das bolsas remanescentes ofertadas. Também poderão se inscrever os estudantes que fizeram qualquer uma das edições do Enem, a partir de 2010. O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é para que os candidatos tenham obtido 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação.

Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Leia Mais

Municípios baianos reclamam de doses menores da vacina contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Buerarema está entre os 30 municípios baianos que se queixam do recebimento de frascos com quantidade menor de doses da vacina CoronaVac. As secretarias municipais de saúde já notificaram o problema ao Ministério da Saúde e fizeram notificação à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Os municípios que reclamaram que receberam frascos com doses menores foram Iramaia, Conceição do Almeida, Umburunas, Malhadas de Pedras, Mucugê, Nazaré, Presidente Jânio Quadros, Chorrochó, Várzea do Poço, Amargosa, Baianópolis, Governador Mangabeira, Milagres, Cordeiro, Caetanos e Tabocas do Brejo Velho.

A lista inclui ainda os municípios de Salvador, Ibitiara, Madre de Deus, Araci, Serrinha, Aratuípe, Morro do Chapéu, Teofilândia, Conceição da Feira, Brejões, Heliópolis, Piraí do Norte e Lauro de Freitas. A Secretaria de Saúde de Salvador informou ter recebido 21.400 frascos da vacina Coronavac com rendimento inferior ao descrito no rótulo.

Sesau também convoca vacinados para dose de reforço da imunização
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) vai aplicar, nesta terça-feira (13), a primeira dose da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 62 anos . O atendimento começará às 8h, na Avenida Soares Lopes e na Praça São João Batista (bairro Pontal), no sistema drive-thru.

De acordo com a Sesau, para receber a vacina é importante apresentar CPF, comprovante de residência e os cartões do SUS e de vacinação.

Ainda segundo a secretaria, as doses serão ofertadas conforme o estoque disponível.

DOSE DE REFORÇO

A Sesau também convocou pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina para que recebam a segunda. A aplicação também ocorrerá nesta terça (13), a partir das 8 horas, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na sede da Cruzada do Bem pelo Bem, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade, perto da Avenida Canavieiras, e no CMAE (antigo Colégio Fênix, na Av. Canavieiras).

Famílias deixaram país vizinho há quatro meses
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (12), o Centro de Referência Especializado para População de Rua de Itabuna (Centro Pop) recebeu 38 venezuelanos. Antes de chegar no município, o grupo passou por cidades como Manaus, Belém e Fortaleza, numa viagem de quatro meses desde a saída da Venezuela.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, que é responsável pelo centro, encaminhou as pessoas acolhidas para testagem da Covid-19 e identificou três casos positivos.

Há 23 crianças no grupo de imigrantes. Depois de meses nas ruas, os pequenos tiveram um momento de recreação na sede do Centro Pop. As famílias deixaram o país vizinho para fugir da crise social, sanitária e econômica que a Venezuela atravessa.

Segundo a secretária Andrea Castro, os refugiados serão transferidos ainda hoje para a escola Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Bairro João Soares, onde terão mais espaço para se acomodar e dormir. “A Prefeitura de Itabuna está prestando toda assistência humanitária, mas precisamos de ajuda de outros órgãos para saber como conduzir a situação”.

Wandressa Souza, Mauro Ribeiro, Ricardo Xavier, Sérgio Velanes, Franklin Bastos e Othon Dantas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) quer a isenção e o parcelamento de tributos  do município para que as empresas consigam suportar os impactos locais da pandemia de Covid-19. A entidade formalizou o pedido em ofício entregue hoje (12) ao secretário municipal de Indústria e Comércio, Ricardo Xavier, durante reunião. A iniciativa teve apoio da CDL e do Sindicom.

O documento solicita a isenção de IPTU e taxas de alvará para as empresas que fecharam por causa da pandemia; a prorrogação e o parcelamento do ISS; a suspensão da taxa de publicidade; a suspensão da tarifa de água (para bares, restaurantes e casas de eventos); e um plano de recuperação econômica.

O mesmo ofício foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), na semana passada.  O parlamentar se comprometeu em apresentar a pauta no plenário da Casa.

A ideia, segundo o diretor da ACI, Mauro Ribeiro, é “iniciar um diálogo com os poderes públicos para que possam avaliar as cobranças, principalmente, entre os pequenos empresários que estão sofrendo com a pandemia”.

O presidente da ACI, Sérgio Velanes, representou as entidades empresariais no encontro desta segunda-feira (12) e defendeu um plano de auxílio às empresas afetadas pela crise. “No âmbito municipal, precisamos pensar em medidas para ajudar os CNPJs, que, por mais de um ano, vêm enfrentando dificuldades para a manutenção dos seus negócios”.

O secretário Ricardo Xavier disse que o governo entende a importância do comércio para a economia grapiúna e garantiu que vai analisar a viabilidade financeira dos pedidos junto com o prefeito Augusto Castro (PSD).

Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos
Santana diz que instituto não pagou salário e falta material de proteção em hospital

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) está cobrando da entidade que gere o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a regularização de salário e melhores condições de trabalho para os profissionais da unidade. O Hospital é estadual, mas é gerido por uma organização social.

Segundo o Sintesi, os trabalhadores reclamam da quantidade diária de material de proteção, a exemplo de luvas e máscaras. “Os funcionários denunciam regramento de toalhas de papel e papel higiênico e falta de máscaras cirúrgicas para pacientes e acompanhantes”, afirma o diretor do Sintesi, Raimundo Santana.

ATRASO DE SALÁRIO

O dirigente também reclama do atraso no pagamento dos funcionários do Costa do Cacau. “O salário de março, que deveria ser pago até o quinto dia útil, ainda não foi quitado. Esse atraso vem ocorrendo há alguns meses. Os trabalhadores estão se sacrificando em plena pandemia e os salários não são pagos em dia”, observa.

Raimundo também fala da dificuldade de contato com a empresa que faz a gestão do hospital, , o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (Ibdah). “Nós não mais conseguimos contatos com eles há cinco meses. No máximo, falamos com funcionários do hospital em Ilhéus, mas quem decide é o Instituto, a direção do Instituto, em Salvador. Não mais nos atendem, principalmente depois dessas ocorrências e reclamações dos trabalhadores”, reforça Santana.

OUTRO LADO

Instituto mostrou estoque e nega “regramento”

Ao PIMENTA, a direção do Ibdah, responsável pela gestão do hospital, disse que não falta material e disse que a alimentação é fornecida diariamente a colaboradores e acompanhantes dos pacientes. “Não procede a alegaçãode falta de materiais. Também fornecido diariamente e regularmente alimentação a todos os colaboradores e acompanhantes”, disse.

O Instituto nega que tenha fechado canais de diálogo com o sindicato. “Quanto a tentativa de contato do sindicato, sinaliza que o sindicato mantém regular contato com a direção e que todas as dúvidas apresentadas já foram esclarecidas”. O Ibdah não se pronunciou quanto ao pagamento de salário dos funcionários do Costa do Cacau.

Acesse o edital do processo seletivo || Foto Robson Duarte
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) publicou edital de processo seletivo para preencher 12 vagas de bolsistas nos seus projetos de extensão.

Voltada para alunos das graduações, a seleção exige média mínima de 7 pontos no Coeficiente de Rendimento Acadêmico Acumulado (CRAA).

As inscrições começaram nesta segunda-feira (12) e seguirão até sexta (16), por meio do formulário digital disponível neste link.

A bolsa será de R$ 400 reais por mês, com jornada semanal de 20 horas.

Veja a lista de documentos exigidos no edital.

Transmissão ao vivo no Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

A assessora de imprensa Fernanda Matos e o jornalista Chico Araújo vão comandar a live A Bela e a Fera, às 20 horas desta terça-feira (13), no Instagram @fernandamatos1. O debate sobre a construção do jornalismo moderno contará com o jornalista Genildo Lawinscky e a produtora de TV Camila Salles.

Segundo Fernanda Matos, o bate-papo virtual vai debater os rumos da profissão, que teve que se redescobrir com a pandemia. “Os encantos do jornalismo estão em todas as gerações. Vamos bater um papo com profissionais que estão no mercado e encaram as mudanças e inovações de uma profissão apaixonante”.

Chico Araújo acredita que a pandemia deixará legados à profissão. “As redações mudaram. Alguns pararam dentro das casas dos jornalistas. A TV teve que abrir mão da qualidade para continuar noticiando e entrevistando por aplicativos. Foi o ano da reinvenção”.

Os jornalistas representam várias gerações. Genildo Lawinsky começou na carreira com 14 anos de idade, como repórter esportivo e atuou nas principais redes de TV e rádio do estado. Hoje é uma referência também na internet. Camilla Sales, jovem produtora da TV Bahia, representa a nova geração, criada na era digital, estuda cinema e também é bailarina nas horas vagas.

Município confirmou mais 4 mortes no boletim de sexta-feira (9)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Ilhéus atingiu a marca tenebrosa de 400 óbitos causados pela Covid-19, com mais quatro mortes confirmadas na última sexta-feira (9).

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), divulgado no sábado (11), Ilhéus tem 290 casos ativos. Outras 320 pessoas aguardam o resultado do exame para descartar ou confirmar o contágio pelo novo coronavírus.

O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 em Ilhéus e 61 deles estão ocupados.

Até o momento, 15.642 moradores do município tiveram contato comprovado com o vírus e 14.952 se recuperaram da infecção.

Confira a programação do serviço nesta semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), publicou hoje (12) a programação do carro fumacê para esta semana. A iniciativa faz parte das medidas contra o Aeges aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya.

A secretaria orienta que os moradores abram portas e janelas das suas casas durante a passagem do carro, sem que isso implique na exposição de água e alimentos ao inseticida dispersado.

Confira a programação.

12/ 04: Savóia

12/04: Alto do coqueiro

13/04: Esperança

14/04: Novo Ilhéus

14/04: São José

15/04: Santo Antônio de Pádua

15/04: Sol e Mar

16/04: Carvalho

16/04: Soledade

17/04: Barra

18/04: Boa vontade

Tempo de leitura: 2 minutos

Eu não sei de quem foi a nobre ideia de garantir o vice-prefeito Enderson Guinho na Secretaria de Esportes, mas foi, de longe, uma das grandes decisões do governo de Augusto Castro, atual prefeito de Itabuna.

Manuela Berbert

Se a educação convencional e presencial já demonstrava falência especialmente nas comunidades carentes, a pandemia veio para fragilizá-la ainda mais. Sem a presença obrigatória na sala de aula e a falta de recursos para uma condição mínima de conhecimento, não quero nem imaginar o resultado disso tudo a médio e longo prazo. Sabemos que a preocupação é e deve estar voltada para a fome e a sobrevivência de todos, mas não precisamos ter bola de cristal para imaginarmos que a pandemia vai passar, mas muitas consequências dela serão irreversíveis.

Trago para a discussão, neste momento, a importância da valorização do esporte como alternativa não somente como qualidade de vida, mas também como entretenimento. Uma tentativa, sendo bem direta nas palavras, de salvar os jovens e as crianças do ócio, desocupação que proporciona o contato com as drogas, que empodera a criminalidade, e segue num círculo destrutivo que a gente já conhece. É triste, é lamentável e é a degradação do ser humano tanto quanto uma doença, porque também destrói famílias direta e indiretamente.

Eu não sei de quem foi a nobre ideia de garantir o vice-prefeito Enderson Guinho na Secretaria de Esportes, mas foi, de longe, uma das grandes decisões do governo de Augusto Castro, atual prefeito de Itabuna. Guinho, que passou o último mandato como vereador, foi um ferrenho combatente do governo inexpressivo de Fernando Gomes. Com muita responsabilidade, ele é perspicaz e circula muitíssimo bem em todas as classes, o que lhe garante o título de liderança de muitos e diferentes times, mas, especialmente, dos jovens.

Não precisa ser expert em política para entender que a composição de vices é, muitas vezes, jogada para tempo de TV e apoio de partidos e que muitos, após eleitos, seguem à sombra e não se destacam. Guinho, que é vice-prefeito e acumula o cargo de secretário de Esportes e Lazer, desde o primeiro momento vem circulando nos bairros almejando a reforma de quadras esportivas e, na última semana, apareceu resgatando time e estádio, num pontapé inicial que já marca espaço e avança na pontuação do seu novo mandato. Avante, capitão!

Manuela Berbert é publicitária.

Tomate puxou queda no custo da cesta básica em março no comparativo com fevereiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O custo da cesta básica registrou queda nos dois maiores municípios do sul da Bahia no comparativo de março com fevereiro deste ano, aponta pesquisa mensal feita pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A maior queda ocorreu em Ilhéus (5,46%) e foi modesta em Itabuna (1,79%). Com isso, a cesta básica ficou em R$ 394,45 em Ilhéus e R$ 435,55 em Itabuna. Dos 12 produtos que compõem a cesta básica, a maior redução se deu no quilo do tomate. Queda de 14,02% em Ilhéus e 11,53% em Itabuna.

Também ficaram mais baratos em Ilhéus carne (-10,97%), banana (-10,50%) e leite (-6,99%). Na contramão, o café subiu 9,84%, seguido de açúcar (7,80%), pão (7,52%), feijão (3,63%), manteiga (3,35%), farinha (1,05%), arroz (0,60%) e óleo (0,40%)

Já em Itabuna, após o tomate, redução no valor da banana (-8,90%), seguido por pão (-4,44%), arroz (-2,69%), manteiga (-1,34%) e feijão (-0,16%). Registraram elevação óleo (7,14%), açúcar (6,14%), café (4,23%), farinha (3,58%), leite (2,48%) e carne (1,11%).

Municípios baianos reclamam de doses menores da vacina contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um estudo realizado pelo Instituto Butantan divulgado ontem (11) mostrou que a eficácia da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, pode ser ampliada com um intervalo maior entre as doses.

De acordo com a nova pesquisa, caso o período de espera entre as duas injeções seja estendido, a eficácia da Coronavac pode chegar a 62,3%. Apesar disso, a eficácia mínima da vacina já aparece na segunda semana após a primeira dose. O resultado inicial da eficácia do imunizante divulgado em janeiro deste ano era de 50,38% e passou para 50,7% com outra análise publicada na revista científica Lancet. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de casos, considerando o intervalo de 21 dias entre as aplicações.

O índice de eficácia considera todos os casos, de leves a moderados. Em relação aos casos que necessitam de assistência médica, a eficácia também aumentou: foi de 78% a 100% para 83,7% a 100% com o novo intervalo avaliado.

A taxa mínima de eficácia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%, informa o Metro1.