Apenas quatro governadores não assinaram a carta para políticas ambientais
Tempo de leitura: 2 minutos

Às vésperas da Cúpula Mundial do Clima, nos dias 22 e 23, e em um cenário de críticas internacionais às políticas ambientais do governo federal, o Fórum de Governadores se reuniu com representantes da Embaixada dos Estados Unidos para solicitar parcerias no tema das mudanças climáticas.

O fórum entregou uma carta, assinada por 21 governadores, dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentando a posição do colegiado sobre ações necessárias para a preservação do meio ambiente e o combate aos impactos prejudiciais das alterações no clima e defendendo parcerias com a gestão do democrata.

No documento, eles indicam a vontade de firmar parcerias com o objetivo de promoção do equilíbrio climático, de cadeias econômicas verdes e de adoção de tecnologias que diminuam a emissão de carbono.

“Juntos podemos construir com agilidade a maior economia de descarbonização do planeta, criando referências para impulsionar a transição da economia mundial para um modelo carbono neutro, orientando uma retomada verde pós-pandemia”, sugerem os governadores.

RESPONSABILIDADES COM REDUÇÃO DE GASES

As autoridades brasileiras elencam no texto as suas responsabilidades com a redução dos gases de efeito estufa, o estímulo a energias renováveis, o combate ao desmatamento, à proteção do bem-estar dos povos indígenas e formas de viabilizar massivos reflorestamentos.

“A aliança Governadores pelo Clima está estruturando políticas climáticas, sociais e econômicas interligadas (base do desenvolvimento sustentável) e vem construindo intercâmbios com governadores, lideranças da América Latina e governos da Europa”, argumentam os governadores na carta.

O intuito, acrescentam os governadores, é “apresentar inovações e parcerias de alto impacto, que considerem o protagonismo das agendas locais, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável de maneira mais ampla”.

Não assinam a carta os governadores do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

CONSÓRCIO NORDESTE

O Consórcio do Nordeste também entregou uma carta à Embaixada dos Estados Unidos, em que coloca os compromissos dos governos estaduais com o meio ambiente. Entre eles estão a conservação das áreas de Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Amazônia e em aumentar as áreas protegidas e qualificar a gestão das unidades de conservação.

No documento, os governadores do Nordeste também manifestaram o intuito de trabalhar para a recuperação de floresta em unidades de conservação, ampliar os programas de agricultura de baixo carbono e promover análise dos programas de regularização ambiental.

De acordo com o coordenador do Fórum de Governadores, governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, se comprometeu a enviar a carta ao presidente Joe Biden no âmbito da Cúpula Mundial do Clima. Da Agência Brasil.

"Seu Moura" está desaparecido desde ontem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dona Normalice Ferreira,  mulher do taxista Amintas Feitosa, mais conhecido como “Seu Moura”, fez um apelo emocionante para que as pessoas repassem informações corretas que ajudem a polícia a descobrir, o mais rápido possível, o paradeiro do marido. Nesta terça-feira (20) foram encontrados documentos do profissional de Itabuna, que está desaparecido desde o final da manhã de segunda-feira (19).

Os documentos foram encontrados em um ramal de uma fazenda,  próximo ao trevo de acesso à cidade de Itajuípe.  De acordo com dona Normalice Ferreira, uma testemunha contou que viu, ontem,  dois homens agredindo e exigindo dinheiro ao taxista. Eles estavam no táxi no local onde os documentos foram deixados.

Normalice Ferreira informou que a testemunha ainda tentou contato com a polícia, mas não obteve sucesso de imediato.  Ela relatou que essa testemunha estava indo para a cidade quando percebeu a ação dos bandidos. “Meu marido teria respondia que tinha R$ 250. Eu peço misericórdia a esses indivíduos que estão com o meu marido. Que o libertem logo”.

Normalice Ferreira relatou que está vivendo uma angústia muito grande e que o marido é diabético e faz uso de medicação. “Muitas pessoas estão orando e pedindo para ter fé, mas eu não sei se vou encontrá-lo com vida. Agradeço aos taxistas que fizeram mutirão nesta terça-feira, aos amigos, a população em geral, e a vocês, da imprensa.  Peço que continuem nos ajudando”.

Nesta terça-feira, policiais rodoviários federais, civis e militares fizeram buscas em várias cidades da região. “Seu Moura” mora em Itabuna há 40 anos e é uma pessoa muito querida pelos clientes e colegas de profissão.
https://pimenta.blog.br2021/04/19/familia-de-itabuna-procura-taxista-desaparecido/

Ex-vereador Abraão Ribeiro recebeu alta nesta terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-vereador e ex-secretário do município de Itabuna Abraão Ribeiro, de 63 anos, recebeu, na tarde desta terça-feira (20), alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital Calixto Midlj Filho (HCMF). Ele ficou 18 dias na unidade após ter o quadro de saúde agravado por causa da doença.

Abraão Ribeiro deu entrada no HCMF no dia 31 março e foi internado em um leito clínico da unidade Covid-19. Porém, dois dias depois teve o quadro de saúde agravado, sendo transferido para UTI, onde fez uso do capacete especial (Helmet), equipamento de ventilação mecânica não-invasiva (VNI), que vem sendo utilizado, em alguns casos, como alternativa a intubação do paciente.

Ao deixar a UTI nesta terça, o ex-vereador recebeu, das mãos da médica Giulia De Luca, o certificado de etapa vencida da Covid-19. Recepcionado com palmas pelos parentes e amigos, Ribeiro agradeceu a Deus e aos profissionais de saúde pelo atendimento recebido. “Vencemos a Covid!” comemorou Abraão Ribeiro. Liberado para concluir o tratamento em casa, ele será acompanhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna.

O filho dele, Abraão José Ribeiro Neto destacou que hoje é um dia especial para a família. “Foram 20 dias de muita angústia, mas chegou a hora de celebrar. A saída de meu pai da UTI representa alegria, contentamento e esperança de que é possível vencer a doença, com o poder de Deus, o profissionalismo e competência da equipe”, afirmou o filho do paciente.

Veja o momento em que Abraão deixou o hospital.

O poeta, ator e advogado Ramon Vane, falecido em janeiro de 2017, ganha peça inspirada em suas multifaces artísticas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto Vozes Encena Interior 2021, do Grupo Vozes, coloca em cartaz nesta semana o espetáculo Flores de Verão o segundo da série. Escrita e dirigida por Silvia Smith, a peça homenageia o poeta, ator e advogado Ramon Vane (1959-2017). Além da própria diretora, o elenco reúne os atores Guto Pacheco e Elaine Belavista.

“A ideia é realizar um recital dramático com poemas do escritor Ramon Vane Santana, a partir do livro ‘Pé No Chão e Flores de Verão’, explica Silvia. Ela também destaca “o papel do artista na transformação do ser humano e da sociedade, tendo como instrumento a sua arte, as flores de verão. É preciso estar atento e forte, pé no chão, comprometido com os desafios humanos e sociais, porém sem perder a dimensão da poesia, da paixão artística e do potencial criador”.

Os três atores vão representar um personagem inspirado em Ramon Vane. Embora apresentem características diferentes, as múltiplas faces do poeta têm algo em comum: desejam ardentemente o voo como potência da criação artística, que transforma e impulsiona a vida.

A apresentação está marcada para as 19 horas desta quinta-feira (22), no canal do Vozes Encena Interior no Youtube.

FOCO REGIONAL

Os três espetáculos do projeto celebram artistas da região Sul da Bahia, especialmente de Itabuna e Buerarema, terra natal de Ramon Vane. Todos foram adaptados para transmissão via internet. Flores de Verão será o segundo da série.

A iniciativa é financiada pelo Governo Federal com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, em imagem extraída de vídeo publicado nas redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mudança do feriado municipal de São Jorge de sexta-feira (23) para sábado (24), determinada pela Prefeitura, causa prejuízo aos trabalhadores do município, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso (PCdoB), que divulgou vídeo sobre a decisão na noite desta segunda-feira (19).

Segundo o líder sindical, o adiamento vai no sentido contrário do caminho escolhido por outras prefeituras, que costumam antecipar feriados para diminuir as oportunidades de transmissão do coronavírus.

Na opinião de Rodrigo, a mudança prejudica especialmente os comerciários, operários da construção civil e servidores públicos. Dirigindo-se aos membros dessas categorias, disparou que o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), “resolveu roubar” o dia de descanso remunerado deles.

MUDANÇA EVITA AGLOMERAÇÕES DE FERIADÃO, ARGUMENTA PREFEITURA

Quando anunciou a alteração excepcional no calendário de feriados do município, em nota publicada na noite de sexta-feira (16), a Prefeitura argumentou que seu “objetivo é evitar o feriado prolongado e as aglomerações, uma vez que no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, será feriado nacional”.

Profissionais de saúde do Costa do Cacau são vacinados contra a H1N1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Para atender as diretrizes preconizadas nos programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Imunização Ativa (PIA), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou, nesta segunda-feira (19), a campanha de imunização contra a gripe H1N1. A doença, causada por uma mutação de um tipo vírus gripal, também é conhecida como Influenza tipo A ou gripe suína.

Entre 2009 e 2010 a infecção afetou grande parte da população mundial, segundo informações da Fiocruz. Atualmente o controle epidemiológico da doença ocorre por meio de vacinação anual indicada para grupos prioritários, como portadores de determinadas comorbidades, algumas profissões específicas, idosos, crianças, trabalhadores da saúde, entre outros, conforme indicado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Jaline Nunes, enfermeira do Trabalho do HRCC, a primeira etapa da campanha de vacinação no hospital atenderá funcionários que tomaram a segunda dose da CoronaVac, imunizante contra a Covid-19, há mais de 14 dias. “Essa é recomendação do ministério e da Sesab. Vamos imunizar esse grupo primeiro e posteriormente pretendemos vacinar profissionais que tomarão a segunda dose da AstraZeneca Oxford, cumprindo os aprazamentos devidos das suas aplicações”, disse.

A enfermeira ainda ressaltou a importância da imunização contra a H1N1, no atual cenário de pandemia do novo coronavírus. “Com a vacinação de proteção da Influenza tipo A, nós reduzimos os números desses quadros gripais no ambiente hospitalar, isso é muito importante. Além de aumentarmos a proteção diante dessa gripe, podemos ter resultados mais precisos nos diagnósticos da Covid-19, assim tomamos as medidas necessárias para diminuir os riscos de contaminação também do coronavírus”, concluiu.

Governador e cúpula da Segurança anuncia mudanças na PM || Foto Camila Sousa/GovBA
Tempo de leitura: 3 minutos

A promoção de soldado para sargento, na Polícia Militar da Bahia (PMBA), que demorava uma média de 15 anos, poderá ocorrer de forma mais rápida com a reformulação da lei de promoções anunciada pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (20).

O mandatário baiano anunciou  projeto que institui o Curso de Formação de Sargentos (CFS) será enviado para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento virtual, com a presença do secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e do comandante geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, foi transmitido do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA).

Ao todo estão previstas mais de 3 mil progressões de carreira apenas para o ano de 2021, entre sargentos e outras patentes, além da convocação – no segundo semestre deste ano – de 1.000 aprovados em concurso para o Curso de Formação de Soldado (CFS).

Rui destacou que a nova lei prevê que os soldados, no mínimo, cheguem ao final da sua carreira profissional como tenentes ou, eventualmente, cheguem a capitão ou major. “Nós vamos ocupar plenamente as vagas existentes e dar fluidez a essas vagas. Para isso, nós ampliamos a quantidade de cursos e de formação. Formação inclusive que, durante esse período de pandemia, está sendo feita de forma virtual, de forma remota, para não paralisar o processo de promoção”.

Ainda segundo o governador, o processo continuará ao longo do ano. “É algo que nunca foi feito na história da Bahia e que não existe em outros estados, essa fluidez, esse fluxo que nós criamos aqui no estado”, explicou. Para o secretário Ricardo Mandarino, o Governo do Estado está fazendo um grande esforço para a valorização das polícias Militar e Civil. “As pessoas trabalham melhor quando elas sentem que elas têm um futuro dentro da carreira. Elas vão realizar o sonho delas, ficam mais empenhadas, elas incorporam a instituição ao seu projeto de vida. Isso é muito importante”.

CURSOS E VAGAS

Ao todo, entre sargentos e outras patentes, estão previstas 3.256 promoções apenas para o ano de 2021. Dentro do quadro dos cursos para oficiais há projeção para um total de 76 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2021 e 100 vagas por ano até 2024, sendo dividido em 50 vagas no primeiro semestre e 50 vagas no segundo semestre. Já para o Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA), estão previstas 80 vagas para 2021, sendo a mesma quantidade de vagas por ano até 2024.

Para o Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTA), são 100 vagas no primeiro semestre de 2021 e 100 vagas no segundo semestre de 2021, totalizando 200 no ano. Da mesma forma a projeção de vagas seguirá em 2022, 2023 e 2025. Em 2024 a projeção é de 75 vagas para cada semestre, totalizando 150 para o ano.

Dentro do quadro dos cursos para praças, há projeção de 1000 vagas por ano para Curso de Formação de Soldado (CFS) até 2025. Para o Curso de Formação de Cabos (CFC) serão 1400 vagas em 2021, 1000 vagas projetadas por ano até 2024. Para o Curso de Formação de Sargento (CFS), que está em implementação, a previsão é de 200 vagas para o ano de 2021. Já para o Curso Especial de Sargento (CES), são 1300 vagas para 2021, 1000 para 2022, 900 para 2023 e 900 para 2024.

GANHOS SALARIAIS

A promoção da carreira de praças pode resultar em ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares, que variam conforme a sua patente. Um soldado quando é promovido a cabo, por exemplo, tem ganho salarial aproximado de 6%. Já quando sai de cabo para sargento, o ganho é de 8,37%; e, de 1º sargento para subtenente, chega a 7,25%.Leia Mais

Agência anunciou decisão na tarde desta terça-feira (20)
Tempo de leitura: 3 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20), em Brasília, a liberação para uso emergencial de dois medicamentos experimentais da farmacêutica suíça Roche contra a covid-19, desenvolvidos em parceria com a empresa de biotecnologia americana Regeneron.

Os remédios, contendo casirivimabe e imdevimabe (REGN-COV-2), atuam em ligação com a coroa do vírus de forma a impedir sua entrada nas células ainda não infectadas para replicar o material genético, controlando a doença.

A medicação é indicada especialmente para pacientes que estão em idade avançada, obesos, que tenham doença cardiovascular, hipertensão, doença pulmonar crônica, aids, diabetes, doenças respiratórias, doença renal crônica e doença hepática, entre outras comorbidades e que apresentam alto risco de desenvolver progressão para um quadro grave da covid-19.

Segundo a Anvisa, o medicamento será de uso restrito a hospitais, para uso ambulatorial, ou seja, para pacientes que apresentam sintomas leves da doença, sendo administrado somente com prescrição médica. O medicamento não é recomendado para uso precoce ou preventivo. Também não será permitida a sua comercialização ou venda em farmácias.

O coquetel foi liberado para ser administrado em pacientes a partir de 12 anos, que pesem mais de 40 kg, que não necessitem de suplementação de oxigênio e não apresentem o quadro grave da doença. A aplicação é intravenosa e deve ser administrada logo após a confirmação, por meio de teste viral, até dez dias após o início dos sintomas.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Silva Santos, o coquetel usa dois anticorpos monoclonais que trabalham para neutralizar o vírus, fornecendo “anticorpos extras” para os pacientes.

“A ideia desse produto é que nesses pacientes se mimetize o que seria a resposta imune natural dos anticorpos produzidos em células e que essa produção extra-humana de anticorpos ajude a promover a ação imunológica”, disse.

“[Mas] esse produto não é recomendado para quem já está na situação grave da doença. Para aqueles que já estão internados se observa uma piora no desfecho clínico quando administrado em pacientes hospitalizados com covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”, acrescentou.

RESULTADOS PRELIMINARES 

Santos apresentou dados das pesquisas dos medicamentos e disse que os resultados preliminares em pacientes ambulatoriais, desde o diagnóstico da doença até 29 dias após início do tratamento, mostraram uma redução de 70,4% na hospitalização ou morte relacionadas com a covid-19.

“O que a gente percebeu foi uma redução significativa e clinicamente relevante de 70,4% no número de pacientes hospitalizados ou morte por quaisquer causas quando comparado com o placebo”, disse. “Ele foi muito bem tolerado, tem um perfil de segurança aceitável.

O pedido para o uso dos medicamentos foi feito pela Roche em 1º de abril. A diretora da Anvisa e relatora do processo de liberação do medicamento, Meire Sousa Freitas, lembrou que ele já foi aprovado para uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, após apresentar bons resultados em pacientes com sintomas leves e moderados da covid-19.

A Anvisa aprovou um prazo de validade de 12 meses para os medicamentos, por se tratar de uso emergencial. A relatora lembrou que a agência também já liberou, em março, o uso do antiviral Remdesivir, produzido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, para o tratamento da covid-19, e que a nova autorização vai ajudar a aliviar o sistema de saúde do país.

“A autorização emergencial desses anticorpos monoclonais oferece aos profissionais de saúde mais uma ferramenta no combate a essa pandemia”, disse.

Meire lembrou que a autorização é de uso emergencial, por se tratar de um medicamento ainda em desenvolvimento, e que o processo de aprovação do registro definitivo ainda precisa de mais pesquisas e investigação clínica.

Ela alertou ainda que não há pesquisas tratando da aplicação de vacinas contra a covid-19 em pacientes que foram submetidos ao novo medicamento e que a recomendação é de que o paciente deve aguardar um período de 90 dias após a administração do medicamento para tomar a vacina.

“Atualmente não há dados sobre a segurança e eficácia das vacinas autorizadas pela Anvisa em pessoas que receberam esses anticorpos monoclonais como parte do tratamento da covid-19. Portanto, antes de se vacinar o paciente deve ser avaliado pelo médico”, finalizou. Agência Brasil.

Registro da chuva desta terça (20) caindo sobre o Alto do Pacheco
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tempo fechado e chuva torrencial em Ilhéus, na tarde desta terça-feira (20), véspera do Feriado de Tiradentes. Segundo o site Clima Tempo, nesta quarta-feira (21), o município terá sol com muitas nuvens durante o dia e chuva a qualquer hora.

Ilustração de chuva em Ilhéus do site Clima Tempo sobre imagem do Google Earth

Ainda de acordo com a previsão meteorológica, Ilhéus terá 15 mililitros de chuva hoje e outros 15 mm amanhã.

Neto anunciou volta à estrada durante visita a Feira de Santana, nesta segunda (19), ao lado do prefeito Colbert Martins (MDB)
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, disse nesta segunda-feira (19), em Feira de Santana, que vai retomar as viagens pelo interior do estado, que foram suspensas em função do agravamento da pandemia da Covid-19. No início do ano, Neto promoveu reuniões técnicas sobre gestão pública nas cidades de Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães e Santo Antônio de Jesus.

Ontem (9), o democrata esteve na Princesa do Sertão a convite do prefeito do município, Colbert Martins (MDB), para a inauguração da nova Avenida Josias Ribeiro. Ao lado também do ex-prefeito da cidade, José Ronaldo de Carvalho (DEM), e de outras lideranças políticas, Neto ainda visitou as instalações do antigo Feira Tênis Clube, que será transformado num centro educacional inclusivo.

“A gente tinha suspendido as viagens por conta do agravamento da pandemia. Agora que as coisas estão ficando mais estáveis, vamos retomar a agenda no interior com todo cuidado e respeitando as medidas sanitárias. Vamos tratar dos problemas de cada região, ouvindo as pessoas, para que possamos construir um projeto de futuro para o estado”, afirmou Neto.

O democrata disse que, nas suas andanças pela Bahia, percebe claramente o desejo das pessoas de apoiar uma eventual candidatura dele ao Governo do Estado. “Existe tanto essa expectativa quanto o desejo no que se refere a possibilidade de consolidarmos uma pré-candidatura e depois uma candidatura vitoriosa”, acrescentou.

AINDA É CEDO

Apesar da retomada do périplo estadual, Neto ressalvou que ainda não é pré-candidato. “Temos que respeitar as pessoas que estão sofrendo com a pandemia, as pessoas que estão desempregadas. Não podemos colocar o calendário eleitoral à frente disso. No momento certo, ainda este ano, teremos condições de confirmar uma pré-candidatura”.

ZÉ RONALDO 

Questionado sobre a participação de José Ronaldo nesse processo, ACM Neto disse que será fundamental. “Ainda é muito cedo para falar em composição de chapa, já que ainda nem me coloco como pré-candidato ao governo. O que posso assegurar é que, dada a importância política, econômica, social e histórica de Feira, é óbvio que esta cidade terá um peso muito grande nas discussões sobre 2022, e Zé Ronaldo é um dos nomes considerados nesse contexto. O importante agora é que todos nós temos um objetivo em comum que é pensar no futuro da Bahia”.

Grapiúna, Colo Colo e Barcelona são os representantes do sul da Bahia na competição
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação Bahiana de Futebol e os clubes definiram, na segunda-feira (19), os detalhes para disputa da Série B do Baianão 2021. Equipes participantes e fórmula de disputa foram conhecidos na reunião do Conselho Técnico, realizada na sede da entidade, em Salvador.

A Série B deve ser iniciada no dia 27 de junho, com término previsto para o dia 4 de agosto, e seguirá o Protocolo de Retomada do Futebol Baiano e as Diretrizes Técnicas Operacionais da CBF.

Doze clubes solicitaram inscrição na competição, mas apenas oito estiveram aptos. Seis deles confirmaram no evento a participação. Disputarão o acesso à Série A de 2022 o Barcelona, Botafogo, Camaçari, Camaçariense, Colo-Colo e Grapiúna Atlético Clube. O Galícia e o Jacobina fizeram inscrição, mas desistiram durante o encontro e se retiraram da disputa.

FÓRMULA DE DISPUTA

No local, os candidatos à vaga na elite aprovaram, por meio de votação, a fórmula de disputa do campeonato. Os seis clubes ficarão em um mesmo grupo na primeira fase e se enfrentarão em jogos apenas de ida, com pontos corridos.

Os quatro primeiros colocados avançarão às semifinais, que serão disputadas com 1º x 4º e 2º x 3º. A segunda fase também terá apenas jogos de ida, com mandos de campo do 1º e 2º colocados da fase de classificação.

Os dois vencedores decidem o título e o acesso à Série A. A final será com jogos de ida e volta. O finalista de melhor campanha no somatório de todas as fases faz o segundo jogo no seu mando de campo.

A vacina russa Sputnik V || Foto Yalcin Sonat
Tempo de leitura: 2 minutos

Cientistas russos concluíram que a vacina Sputnik V contra a covid-19 tem eficácia de 97,6% no “mundo real”, de acordo com uma avaliação envolvendo 3,8 milhões de pessoas. O anúncio foi feito pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) nessa segunda-feira (19). O estudo no “mundo real” é mais amplo e apresenta evidência científica mais clara e confiável para mudança no padrão de tratamento.

A nova taxa de eficácia é mais alta que a de 91,6%, destacada em resultados de um estudo em grande escala com a Sputnik V, publicado na revista médica The Lancet no início do ano, e é favorável em comparação com dados sobre a eficiência de outras vacinas contra a covid-19.

Os novos dados correspondem a 3,8 milhões de russos que receberam tanto a primeira dose quanto uma dose de reforço, como parte do programa nacional de vacinação com a Sputnik V.

“Esses dados confirmam que a Sputnik V tem uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas disponíveis”, disse Kirill Dmitriev, diretor do fundo soberano RDIF que está apoiando o desenvolvimento do imunizante.

A incidência de infecções foi calculada a partir do trigésimo quinto dia após a primeira aplicação, diz a nota, mostrando uma taxa de incidência de 0,027%.

A incidência de infecção entre adultos não vacinados, durante um período considerável após o lançamento do programa de vacinação em massa na Rússia, foi de 1,1%, diz a nota, sem especificar o intervalo de datas utilizado.

Os novos dados serão publicados em uma revista médica no mês que vem.

Os dados foram reunidos a partir de uma base de informações mantida pelo Ministério da Saúde do país e que registra pessoas vacinadas, assim como de uma base de dados de pessoas infectadas pela covid-19 no país, segundo o comunicado.

Banco é destruída por bandidos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foi explodida no centro da cidade de São Gonçalo dos Campos, cerca de 110 km de Salvador, na madrugada desta terça-feira (20). Não há registro de feridos.

O crime aconteceu por volta das 3h, na unidade que fica na região da praça J.J. Seabra. Moradores relataram que o homens fortemente armados fecharam as ruas que dão acesso à praça, para impedir a passagem das pessoas pelo local.

Bandidos são filmados caminhando armados na rua

O local ficou completamente destruído. As explosões atingira, principalmente, a parte da frente da agência, onde ficam os caixas eletrônicos. O impacto das explosões foi tão intenso, que há a preocupação de que dois prédios vizinhos também tenham sido atingidos.

A proprietária de um desses imóveis informou que agentes da Polícia Civil da cidade já estiveram no local, e pediram para que ela mantenha o imóvel fechado até que a perícia ser realizada, por causa do risco de desabamento.

Equipes da Polícia Militar também estiveram no local. Ainda não há detalhes se o grupo armado conseguiu levar o dinheiro da agência, nem a quantia. A Caixa Econômica ainda não se pronunciou sobre a situação. Do G1.

Bruno e Danilo Santana em Dubai
Tempo de leitura: 2 minutos

Enquanto centenas de pessoas sonham em recuperar as economias que perderam investindo na D9 Clube de Empreendedores, que, segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi usada para aplicar um golpe de mais de R$ 200 milhões em moradores de diversos estados brasileiros, o itabunense Danilo Santana segue esbanjando dinheiro em Dubai, nos Emirados Árabes, e recebendo artistas famosos. O último deles foi o sertanejo Bruno, que faz dupla com Marrone.

O encontro entre o itabunense e Bruno foi registrado  nas redes sociais dos dois, no último domingo (18). “Glória a Deus! O resto é inveja”, escreveu o sertanejo numa publicação de uma foto tirada, em Dubai, ao lado de Danilo Santana e um grupo de pessoas. Numa outra postagem, o cantor agradece o anfitrião pela receptividade e fala de uma suposta nova conquista. “A palavra tem poder. Da (sic) uma olhada na minha última postagem! Obrigado por tudo!” Ele marcou Danilo Santana na publicação.

Bruno está em Dubai há pelo menos 19 dias. Ele não é o primeiro famoso a posar ao lado de Danilo Santana, que é considerado foragido da justiça brasileira. O novo empresário da música nos Emirados Árabes já publicou fotos com artistas como Naiara Azevedo e Solagem Almeida. Vídeos mostram ele dividindo o palco, em ocasiões diferentes, com as duas cantoras.

Danilo se apresentou ao lado de Naiara Azevedo

Uma das músicas de maior sucesso de “Danilo Dubaino” é  Estelionato de Amor!. Postada em novembro do ano passado no YouTube, a canção tem já tem mais três milhões de visualizações. Já o itabunense tem mais de 377 mil seguidores no Instagram e mil publicações. Ele aparece ainda cantando a música “Hipocrisia Descarada”, ao lado da dupla desconhecida Humberto e Ronaldo. São 5.550.603 de visualizações até hoje.

ACUSADO DE GOLPE

Danilo Santana foi denunciado pelos ministérios Públicos da Bahia e do Rio Grande do Sul, onde pelo menos outras 23 pessoas também foram indiciadas por organização criminosa, crime contra economia popular, lavagem de dinheiro e estelionato. De acordo com o promotor de Justiça Sérgio Cunha de Aguiar Filho, do Rio Grande do Sul, o esquema de pirâmide era chefiado pelo itabunense.

Na ação movida pelo Ministério Público da Bahia, entre os acusados de envolvimento do golpe milionário estão a mulher de Danilo Santana, irmão e sogra dele, que também estão em Dubai. Santana chegou a ser detido nos Emirados Árabes, mas acabou liberado. Meses de descoberto o esquema, numa operação em Itabuna, a polícia apreendeu cerca de R$ 1 milhão.

Danilo é acusado de criar a D9 Clube de Empreendedores para disfarçar a natureza do negócio fraudulento. Segundo o Ministério Público da Bahia, ele simulava uma operação de marketing multinível, vinculando o negócio e o constante ingresso de novos investidores à suposta venda de cursos de trading esportivo.