Homem saiu ileso de carro destruído por árvore|| Árvore destrói carro com homem dentro|| Fotos reprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um morador do sul da Bahia pode contar para a família e amigos que ganhou uma nova chance na vida. Mauro Santos estava no interior de um carro de passeio, na tarde desta segunda-feira (10), quando uma enorme árvore caiu na Avenida Oduvaldo Evaristo Bacelar, no conjunto habitacional Ceplus, na Zona Sul de Ilhéus. Atingido, o veículo ficou completamente destruído, mas o homem não teve ferimentos.

Árvore destrói carro com homem dentro

A árvore também atingiu outro carro que estava estacionado no local, mas não havia ninguém no seu interior. Assim como o primeiro, o segundo veículo ficou completamente destruído. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Ilhéus, um vendaval causou a queda da árvore, que foi removida por funcionários do município.

Canoístas do sul da Bahia disputam medalhas neste sábado na Hungria|| Foto Rodolfo Vilela/rededoesporte
Tempo de leitura: 2 minutos

O sul da Bahia terá três atletas entre os 10 brasileiros que vão disputar a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que começa na quinta-feira (13) e prossegue até o dia 16, em Szeged na Hungria. Os representantes da região são os canoístas Isaquias Queiroz, Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira.

Isaquias e Filipe são de Ubaitaba, e Erlon nasceu em Ubatã. Os três, juntamente com Jacky Godmann, disputarão as provas da canoa. A 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem será um ciclo de preparação e uma rodada de treinamentos. O principal objetivo será a avaliação dos atletas brasileiros em relação os concorrentes internacionais.

De acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), haverá uma mudança de estratégia. A dupla da canoa brasileira que disputará a prova do C2 Masculino 1000 metros na Canoagem Velocidade será formada por Isaquias Queiroz e Jacky Godmann.

Já o atleta Erlon de Souza, tradicional parceiro de Queiroz, está em um processo de recuperação de uma lesão no quadril e será poupado na disputa em duplas e vai competir somente no C1 Masculino, nas distâncias 1000 metros e C1 Masculino 500 metros.  Segundo o treinador Lauro Cesar Júnior, o principal objetivo é realizar bons estudos e não pódios.

“Já faz dois anos que a equipe não compete em virtude da pandemia, para gente é importante dar aos atletas a sensação da competição novamente e também é importante a gente fazer uma avaliação de como estão os nossos atletas estão em relação aos principais adversários”.

Lauro Cesar Júnior explica que o foco é Tóquio. “Estamos aqui na Copa do Mundo e não temos o objetivo principal medalhas e sim um laboratório para a equipe, estamos bem preparados há possibilidades de garantir pódio. Tivemos esse contratempo como a recuperação do quadril do Erlon.  Por isso, ele será poupado e disputará só na canoa individual para não forçar e assim evitar um desgaste competitivo em varias provas”, explicou.

Isaquias retorna a Szeged depois dois anos depois com o favoritismo de campeão mundial na prova do C1 Masculino 1000 metros e bronze no C2 1000 metros dividindo o barco com Erlon conquistados em 2019.

PRIMEIRA VEZ DA DUPLA EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

O baiano de Ubaitaba está na expectativa de manter essa liderança na prova individual e também empenhado no novo teste ao lado de Jacky Goldmann. Essa será a primeira vez que a dupla disputará uma prova internacional. Queiroz acredita que a competição na Hungria será uma boa experiência para avaliar os concorrentes depois um longo período sem participar competições.

O atleta lembra que a última vez competiu internacionalmente foi em Szeged. “Esse um ano a gente continuou a preparação bem forte. Como não teve provas, a gente não conseguiu avaliar o desempenho dos outros atletas. Nessa prova será muito bom porque todo mundo vai estar tudo junto na água”.

Isaquias Queiroz e Jacky Goldmann são parceiros no time do Flamengo. “A gente ganhou o último brasileiro que foi em 2019 na mesma canoa. Ele é um bom a atleta, treina com a gente há alguns anos e vai ser uma ótima experiência para a nossa equipe do Brasil”, conta.

Ellen e Manu vão comandar o "Debate Por Elass", na TVI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A TVI estreará, no próximo dia 20, o Debate Por Elass, com Ellen Prince e Manuela Berbert. As primeiras gravações do programa semanal começam nesta quarta (11). “Estava com muita vontade de voltar às telas da TVI nesta nova fase de expansão, agora em parceria com a Band. A chegada de Manu deu o tom exato ao que tinha pensado”, disse Ellen, ativista política e diretora da TVI.

Ellen e Manu iniciam as gravações tendo como convidada a ex-secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, cotada para ocupar superpasta no atual mandato do marido, Mário Alexandre, Marão (PSD). Ela é pré-candidata a deputada estadual.

“Apesar da nossa personalidade forte, chegamos ao consenso de um programa leve, porém único por aqui. Não vamos apresentar fatos, vamos apresentar pessoas. Quem são elas, o que pensam, como chegaram às suas empresas ou aos cargos que ocupam. É mais sobre intimidade e menos sobre notícias”, diz a publicitária, empresária e apresentadora Manuela Berbert ao explicar o conceito do Debate Por Elass.

Apesar de estrear com uma mulher, o programa não é exclusivamente feminino. “Alguns jovens prefeitos da região já foram convidados e entram em estúdio com a gente na sequência”, explicou Manu. O Debate Por Elass irá ao ar sempre às quintas-feiras, a partir das 22h.

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro.
Tempo de leitura: 2 minutos

Até 9 de junho, correntistas e clientes de todo o país poderão apresentar sugestões para que o Banco Central (BC) aperfeiçoe dois novos serviços que farão parte do Pix, sistema instantâneo de pagamentos em vigor desde novembro do ano passado. O BC abriu consulta pública sobre o Pix Saque e o Pix Troco.

Os dois serviços deverão entrar em funcionamento no segundo semestre, mas o BC aguarda o resultado da resultado da consulta pública para implementar melhorias ou mudanças. No Pix Saque, o consumidor poderá transferir o valor que deseja sacar para a conta de uma loja e retirar o valor por dinheiro. No Pix Troco, o consumidor poderá pagar uma compra via Pix com valor superior ao da mercadoria ou do serviço e receber a diferença em espécie.

Por enquanto, o BC propõe um limite de saque de R$ 500 por dia, com quatro retiradas por mês sem tarifas, seja no Pix Saque ou no Pix Troco. A partir daí, as instituições financeiras poderão tarifar os saques subsequentes. A regra, no entanto, poderá mudar conforme as sugestões recebidas na consulta pública.

Em relação ao Pix Saque, a proposta do Banco Central consiste em que o cliente transfira a quantia que deseja retirar para a conta da loja por meio de um código QR (versão avançada do código de barras). Basta o usuário abrir o aplicativo do banco no celular, apontar a câmera do celular para o código QR em um equipamento da loja para a transação ser autenticada no Pix e o valor ser transferido.

AUMENTO DE COMPETIÇÃO

Segundo o BC, os novos serviços trarão mais praticidade para os clientes e aumentarão a competição no sistema financeiro. Bancos digitais (sem agência física e sem caixas eletrônicos) poderão fechar parcerias com lojas para oferecer saques com custos mais atraentes.

Em cidades menores, sem agências bancárias ou caixas eletrônicos, o próprio comércio se encarregaria de cumprir o papel de fornecer dinheiro em espécie e movimentar a economia. Para as lojas, as duas funcionalidades podem ser atraentes, ao reduzir a quantidade de dinheiro em caixa no fim do dia e diminuir a possibilidade de assaltos.

Caberá aos estabelecimentos comerciais e às instituições financeiras definir regras como horários de funcionamento do Pix Saque e do Pix Troco, exigência de valores mínimos ou imposição de condições como retiradas em valores múltiplos de R$ 10 e oferta simultânea dos dois serviços ou de apenas um deles. Da Agência Brasil.

Rodrigo Maia, José Carlos Aleluia e ACM Neto: forças divididas no DEM, com presidente do partido na mira dos correligionários
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, chamou de “fake news” qualquer afirmação de que ele poderia disputar cargo eletivo que não seja o de governador. De acordo com a nota divulgada hoje (10) pelo ex-prefeito de Salvador, esse é seu único projeto eleitoral para 2022.

“Todos sabem que o meu desejo é disputar o governo do estado. Ainda não me coloco como pré-candidato, pois o momento é de tratarmos do enfrentamento à pandemia, mas esse é o único projeto, conforme já disse publicamente em diversas ocasiões”, declarou ACM Neto.

A nota do ex-prefeito não cita o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), mas foi o parlamentar fluminense quem levantou a hipótese de Neto ser candidato a vice-presidente numa chapa encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro, o sem partido.

O deputado aventou a possibilidade nesta segunda-feira (10), em entrevista à rádio Metrópole, e acrescentou que, nesse cenário, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), seria o candidato ao governo baiano apoiado por Bolsonaro e Neto, de quem Roma foi assessor.

Rodrigo Maia tem outra tese sobre a atuação política recente de ACM Neto. Para ele, o ex-prefeito da capital baiana articulou votos de deputados democratas para Arthur Lira (PP-AL), o favorito de Bolsonaro na eleição para a Presidência da Câmara. Maia apoiou o candidato derrotado, Baleia Rossi (MDB-SP). Neto nega que tenha mobilizado os parlamentares em torno da candidatura vitoriosa de Lira.

O coro dos descontentes do DEM também encontrou motivo para admoestar ACM Neto no campo dos Direitos Humanos. Numa reação em defesa de ideais conservadores, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ) e o ex-deputado federal José Carlos Aleluia, figura proeminente do DEM na Bahia, criticaram a criação do DEM Diversidade, formalizada por Neto em abril. Cavalcante, que é evangélico, e Aleluia disseram à Folha de S. Paulo que a iniciativa de Neto destoa da tradição do partido.

ACM Neto argumentou que a criação do DEM Diversidade atendeu a um pleito da ala jovem do partido para discutir temas como racismo, homofobia, preconceito religioso, entre outros.

Na interpretação de Sóstenes Cavalcante, ao criar o DEM Diversidade, ACM Neto fez um gesto de distanciamento de Bolsonaro no espectro ideológico. Segundo o deputado, o grupo foi criado depois que o presidente nacional do DEM liberou a bancada do partido na eleição da Mesa Diretora da Câmara.

SAC Móvel descentraliza serviços do Estado à sociedade || Foto Alberto Coutinho/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A carreta do SAC Móvel vai chegar a Ilhéus na próxima terça-feira (18) e atenderá moradores do município e da região na rua Eustáquio Bastos, no Centro. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 15h30.

Todos os serviços são ofertados com agendamento prévio, por meio do SAC Digital. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

MEDIDAS DE SEGURANÇA

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados sanitários contra o novo coronavírus. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

Lorenna dos Santos é uma das mães que participam de projeto do Hospital Manoel Novaes
Tempo de leitura: 3 minutos

Um projeto de humanização tem sido um bom aliado na recuperação de bebês prematuros internados nos leitos das unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Canguru do Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna. Implantado há pouco mais de cinco meses, o “Mãe Acompanhante” possibilita que as mamães fiquem maior tempo mais próximas de seus filhos, amamentando, dando carinho e acompanhando a assistência da equipe multidisciplinar da unidade.

Entre as mães que participam do projeto está a fisioterapeuta Lorenna Alves dos Santos, moradora do bairro da Conquista, em Ilhéus. A mãe de Liz, de 2.380 kg, aprovou a iniciativa do hospital pediátrico. “Não sei como estariam as nossas vidas se eu tivesse que passar o dia inteiro longe dela. Certamente eu ficaria aflita e ansiosa para saber, o tempo todo, informações sobre a minha filha”. A pequena Liz nasceu no dia 30 de abril.

Mãe de primeira viagem, Lorenna afirma que a experiência de participar do projeto é enriquecedora e que o desenvolvimento da bebê está sendo espetacular. A fisioterapeuta conta que o resultado está superando a expectativa da família. “Ficamos juntas por mais tempo. Isso tem contribuído para que a revolução dela ocorra de maneira mais rápida”, acredita. Ela se desloca de Ilhéus para Itabuna todos os dias da semana.

Quem também fez questão de ficar mais tempo perto da filha foi Eliana Queiroz da Cruz, moradora do Parque Verde, em Itabuna. Desde o dia 28 de abril que a mãe da pequena Iarley, que pesa 2.772kg, chega à unidade por volta das 8h para passar a maior parte do dia ao lado da pequena. “Deixo a unidade no início da noite, às 18h, com o coração partido. A saudade seria ainda maior se tivesse de passar mais tempo longe da minha bebê”, conta.

REATAR VÍNCULO

A diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, explica que o projeto ajuda a restabelecer o vínculo do bebê com a mãe, que foi temporariamente desfeito pelo fato dele ser prematuro ou por outra complicação de saúde que precise de internação na UTI Neo Neonatal. “Quando a mãe pode ficar com o filho em recuperação, o vínculo é refeito e a alta médica acaba sendo muito mais rápida”, observa.

A médica afirma que já foi comprovado cientificamente que os bebês ganham peso mais rápido quando estão juntos das mães, que cuidam da alimentação, dando banho e trocando fralda. “Para os bebês e toda a família é reconfortante que as mães estejam acompanhando o progresso dos filhos. Esse processo é muito gratificante para a nossa equipe também, pois o foco aqui é prestar assistência de qualidade aos pacientes. Toda a vez que melhoramos a assistência para eles, estamos melhorando as nossas condições de trabalho também”, avalia.

Fabiane Chávez explica que não existe restrição para ingresso das mães no projeto de humanização. Elas só precisam ter disponibilidade de tempo para ficar ao lado dos bebês, que necessitam estar estáveis para a inclusão. “Mas o nosso plano é aumentar o número de participantes, com a inclusão de bebês que precisam de cuidados maiores por causa da gravidade no quadro de saúde. Estamos esperando somente que melhore essa situação da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que isso ocorra no próximo ano”.

De acordo com a psicóloga da UTI Neonatal do HMN, Thatyanna Rodrigues, o projeto tem ferramentas que contribuem para o fortalecimento do vínculo afetivo com o recém-nascido, reduzindo o estresse parental e familiar. “Além de preparar os pais para os cuidados com o recém-nascido e buscar neutralizar os efeitos decorrentes da separação”, detalha a profissional. As mães que participam do projeto ficam das 8 às 18h, todos os dias da semana, e têm direito a todas as refeições do dia.

Praça fica ao lado da Maramata, onde a mãe de santo organizou, durante quatro décadas, a tradicional Festa de Iemanjá
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Ilhéus pautou para a sessão ordinária desta terça-feira (11) a votação do Projeto de Lei nº 031/2021, que propõe o nome de Mãe Laura para a praça da Nova Brasília, comunidade do bairro Pontal. Os vereadores Kaíque Souza (Podemos) e Enilda Mendonça (PT) apresentaram a proposta para homenagear a mãe de santo, que faleceu em março desde ano, vítima da Covid-19.

A praça fica ao lado da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), local onde Mãe Laura organizou, durante quatro décadas, a Festa de Iemanjá.

Parte do terreno da Maramata, também muito próximo da praça que pode receber o nome da ialorixá, foi cedida pela Prefeitura de Ilhéus à Embasa, que pretende construir uma estação elevatória de esgoto no local. Mãe Laura foi uma das vozes que se insurgiram contra a escolha do espaço sagrado para os povos de terreiro para a construção de um equipamento de coleta de dejetos.

O Ministério Público do Estado da Bahia, por sua vez, questiona a legalidade da cessão feita pelo município à empresa pública. Prefeitura e Embasa ainda não se manifestaram sobre a ação do MP-BA.

Secretária de Educação de Itabuna, Janaína Araújo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna creditou o terço de férias dos professores da rede municipal, na sexta (7), relativo ao período 2020/21, por determinação do prefeito Augusto Castro. O pagamento tem impacto de R$ 2.095.000,00 sobre a folha salarial da Educação e contempla 1.307 profissionais do Magistério.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Janaína Araújo, devido à unificação dos anos letivos de 2020 e 2021 na Rede Pública Municipal de Ensino, a partir desta segunda (10), os professores terão 15 dias de férias.

Ela explica que as férias parceladas fazem parte de uma proposta submetida à apreciação do Conselho Municipal de Ensino (CME) e aprovada pelo Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi).

Quanto aos outros 15 dias de férias restantes, a secretária de Educação informa que os professores poderão gozá-los a partir do encerramento dos períodos letivos, programado para dezembro deste ano. Janaína Araújo disse ainda que, para unificar os anos letivos 2021/2022, foi necessário assegurar carga horária total de 800 horas para cada período.

Dia das Mães de luto no Jacarezinho: Avó de Isaac Pinheiro de Oliveira, Regina Célia acompanhou o enterro do neto que havia criado após a morte da mãe || Foto: Márcia Foletto
Tempo de leitura: 3 minutos

Sabe-se também que o Jacarezinho é uma das áreas sob domínio do Comando Vermelho, bando de traficantes que disputa a criminalidade com a milícia. A operação pode ter sido também uma ação articulada das milícias para futura tomada de território.

Carlos Pereira Neto Siuffo

Dias das Mães, estou ausente do Facebook, mas entro hoje* apenas para homenagear os filhos sem mães e avós e essas sem filhos e netos, todos e todas assassinados por Bolsonaro e sua corja, aliados da Covid e da destruição nacional.

Em especial, homenageio as mães das pessoas assassinadas pela Polícia Civil carioca no Jacarezinho. Uma operação fascista de genocídio, certamente um do maiores atentados contra o que resta de democracia no Brasil.

É inconcebível, onde vige o Estado Democrático de Direito, uma operação com tal nível de letalidade. É o terror praticado pelos agentes de segurança estatal. Um Estado tomado pelo banditismo.

A história um dia demonstrará que tal ação foi articulada em um nível superior, num momento em que a maioria da população começa a perceber o desastre do desgoverno Bolsonaro.

O Sistema Jurídico Brasileiro foi jogado na lata do lixo, da Constituição, passando pelo direito penal, material e processual, e também o civil. Se na famigerada Operação Lava Jato inventaram a competência aleatória, na operação do Jacarezinho criaram o bandido territorial por antecipação. Dois dias depois ainda não se sabia os nomes dos executados, mas todos, conforme a direção policial, eram criminosos. Isto como se suposto antecedente criminal retórico, pois não provado, fosse razão para pena de morte – inexistente no direito pátrio.

A posição das autoridades policiais cariocas foi endossada pelo “civilizado” General Mourão. O que não é de se estranhar, pois antes já havia sugerido o assassinato do Presidente Chávez e chamado de herói o torturador Ustra: “heróis também matam”. Também o governador do estado deu seu apoio, discursando que a operação foi fruto de dez meses de trabalho da inteligência policial – mudaram o sentido de inteligência, agora é burrice letal.

Evidentemente, tal fato só pode ter ocorrido em face de uma longa deterioração da imprensa (viva Tim Lopes e outros!), o Globo na frente, do Ministério Público e Judiciário. Os policiais são a ponta de um sistema corrompido.

Sabe-se também que o Jacarezinho é uma das áreas sob domínio do Comando Vermelho, bando de traficantes que disputa a criminalidade com a milícia. A operação pode ter sido também uma ação articulada das milícias para futura tomada de território.

Se a sociedade brasileira um dia ajustar as contas com o seu terrível e cruel passado, todos deverão ser chamados à responsabilidade. O governador e os policiais deverão ser processados e condenados.

Não tenho dúvida de que o Brasil entreguista, antidemocrático, antipopular, egoísta e muito desigual é o de uma minoria muito poderosa e, no momento, no poder. É o país do massacre de Jacarezinho e da irresponsabilidade com a pandemia. Poderá vir a ser derrotado, é o mais provável, mas não será fácil. Haverá que ter muita luta e um longo caminho pela frente.

Por fim, homenageio a mãe e o marido ( muito carinho) do ator Paulo Gustavo, tão precocemente retirado do convívio dos brasileiros. Ele representava um Brasil democrático, generoso, feliz, sorridente e mais justo, que é o desejável pela maioria.

Um viva para todas as mães! Vai passar!

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

*Artigo escrito no domingo (9) de Dia das Mães.

Unidade móvel facilita acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo órgão estadual || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A unidade do SAC Móvel encerra nesta terça-feira (11) o atendimento à população de Itabuna. Foram 30 dias de serviços de emissão de RG, CPF, Antecedentes Criminais e escuta pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, agradeceu ao Governo do Estado e destacou que a parceria trouxe inúmeros benefícios para os cidadãos itabunenses, principalmente neste momento de pandemia.

“Com a carreta do SAC Móvel foi possível fazer o agendamento, através do aplicativo SAC Digital, e, de forma segura, evitar aglomerações, tendo um controle rigoroso da quantidade de pessoas para o atendimento diário”, comentou Xavier.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o diretor técnico, Bruno Mendonça, e o gerente técnico, João Bitencourt, fizeram inspeção dos serviços de melhoria que estão sendo executados na lagoa de decantação de esgoto da empresa, no Bairro São Pedro, e a limpeza do canal de macrodrenagem no Bairro Santo Antônio.

A lagoa de decantação tem área de 3,77 hectares. Há muito tempo não passava por um processo de manutenção e estava completamente tomada por baronesas.
“Os trabalhos de limpeza da lagoa tiverem início na segunda quinzena de abril e, pelo ritmo do serviço, devem ser concluídos, no máximo, nesta semana”, afirma o diretor técnico Bruno Mendonça.

A retirada das baronesas melhora a eficiência do tratamento aeróbico, pois há maior incidência de raios solares e redução da carga orgânica presente no efluente sanitário.

Já do canal de macrodrenagem no Santo Antônio, foram retirados até o momento 3.000 m³ de detritos do leito o canal, que tem pouco mais de 1,5 quilômetro de extensão. “Além da limpeza, o esgoto sanitário vai ser canalizado. Serão implantadas tubulações interceptoras com poço de visita para receber esse esgoto nas duas margens, deixando o canal livre para a drenagem pluvial”, diz o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.

Ele garante que todo o serviço do canal de macrodrenagem será finalizado até o início do mês de julho para ser entregue à comunidade no aniversário de Itabuna.
“O prefeito Augusto Castro quer dar esse presente aos moradores do bairro Santo Antônio, no Dia da Cidade, em 28 de julho. Nós asseguramos que a obra será concluída no tempo previsto”, garante Mendes Filho.

Operação já prendeu 3 seguranças do Atakarejo e 2 traficantes || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias Civil e Militar capturaram, na manhã desta segunda-feira (10), mais dois seguranças do supermercado Atakarejo. Os mandados foram cumpridos em Salvador e na cidade de Conceição do Jacuípe. Dupla também tem envolvimento na ocorrência que terminou com Bruno e Yan Barros da Silva mortos por traficantes.

Até o momento, três seguranças e três traficantes foram presos por participação no duplo homicídio. Os mandados foram cumpridos durante a Operação Retomada, deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio de outras unidade da Polícia Civil, da SI da SSP, da PM e do DPT.

Além das prisões, mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Um deles, na sede do supermercado, onde foram recolhidos livros de ocorrências administrativas, computadores e aparelhos celulares.

Nilda Carvalho, com o esposo, Antônio Américo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vítima complicações clínicas, faleceu na tarde deste domingo (09), a empresária Lucenilda Carvalho, aos 69 anos. Ela estava internada há mais de duas semanas no Hospital Calixto Mildej Filho, em Itabuna, informa o Blog do Bené.

Nilda, como era mais conhecida, era proprietária de uma loja de artigos infantis no calçadão da Ruy Barbosa, no Centro. Moradora do bairro Conceição, ela teve, nas últimas três décadas, participação marcante e discreta na Paróquia de Nossa da Conceição, onde atuou em ações evangelizadoras e pastorais nos movimentos Cursilho da Cristandade e Encontro de Casais com Cristo.

Natural de Ibicaraí, Nilda deixa esposo, o técnico agrícola Antônio Américo, da Ceplac, também membro do “Terço dos Homens”, da Paróquia, e uma filha, a profissional de Educação Física Carol Carvalho.

Pacientes passaram por triagem para atendimento oftalmológico || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa parceria com o Projeto Visão Sem Fronteiras, a Prefeitura de Itacaré promoverá, nos próximos dias 18, 19 e 20, o Mutirão de Oftalmologia, com consultas gratuitas para a comunidade. Pela programação, o atendimento nos dias 18 e 19 será na sede do município. Já no dia 20, ocorrerá em Taboquinhas, obedecendo aos horários agendados para evitar aglomerações.

Para agilizar o atendimento para o mutirão, a Prefeitura de Itacaré e o Visão Sem Fronteiras fizeram triagem dos pacientes na semana passada. Para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, foram adotadas todas as medidas de prevenção ao Covid-19, como o distanciamento social, o uso de máscaras, álcool em gel, termômetros infravermelhos e a esterilização de todos os equipamentos.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância da parceria firmada com o Projeto Visão Fronteiras para garantir que mais pessoas do município sejam beneficiadas com as consultas, identificando os problemas de visão e encaminhando para o tratamento. Ele também reafirmou que novas parcerias continuarão sendo feitas com a proposta de oferecer não somente o Mutirão de Oftalmologia, mas também diversos outros serviços para a comunidade. Tudo obedecendo aos cuidados e os protocolos de segurança contra a Covid-19.