Geraldo defende ações articuladas por emprego e renda || Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Os prefeitos de Itabuna e de Ilhéus devem aproveitar o boom de obras estaduais no sul da Bahia para articular a atração de investimentos privados, gerando emprego e renda, avalia o ex-deputado federal Geraldo Simões. Ele esteve com o governador Rui Costa, na sexta (7), na inauguração das obras de recuperação do Semianel Rodoviário de Itabuna, e vê falta de articulação regional para aproveitar a nova condição sul-baiana, principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna.

Geraldo diz que os dois municípios receberam grandes investimentos, nos últimos anos, em saneamento, energia, saúde e infraestrutura e está passando da hora de articulação para, com as novas condições e realidade, atrair grandes investimentos privados. “Nós temos investimentos em infraestrutura, temos água, gasoduto, tudo isso nos governos do PT e as obras do governador Rui Costa. Está faltando articular tudo isso para gerar emprego e renda em nossas cidades”, disse ao PIMENTA.

O ex-deputado, que governou Itabuna por dois mandatos, enumera obras entregues no eixo Ilhéus-Itabuna nos últimos quatro anos pelo estado, a exemplo da barragem do Rio Colônia, Teatro Candinha Doria, Ponte Ilhéus-Pontal, Hospital Costa do Cacau, Hospital Materno-Infantil e pavimentação para reforçar sua linha de raciocínio. “São muitas obras importantes para o sul da Bahia. Se bem articulado pelos gestores locais, a gente pode iniciar uma nova fase do desenvolvimento regional”, observa Geraldo, que aponta Rui como “o governador que mais fez pela região sul em toda a história”.

PORTO SECO E POLOS  REGIONAIS

Ideia defendida desde quando era deputado, Geraldo acredita que Itabuna deve ter (“logo”) um porto seco para aproveitar a chegada, futura, de Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste. “Porto Sul em Ilhéus e o Seco em Itabuna, entre Nova Itabuna e Ferradas é o que defendo. Nós temos que articular as atividades econômicas”, afirma.

O ex-parlamentar e ex-prefeito diz ser importante a política de desenvolvimento aplicada às regiões do estado, não concentrando investimentos na Região Metropolitana de Salvador. “O estado tem que possuir polos regionais de desenvolvimento, de maneira que as pessoas nasçam, cresçam aqui e trabalhem na região. Como está hoje? Nasce e vai embora quando faz 18 anos. Isso ocorre no sul da Bahia e em outras regiões do estado. Nós queremos que o interior da Bahia tenha polos de desenvolvimento para mudar isso”, afirma.

LULA, WAGNER E OTTO

Questionado sobre a peleja eleitoral de 2022, Geraldo também ressalta que, no momento, não pensa em disputar nova eleição. Definiu como prioridade trabalhar pelas eleições de Lula (presidência da República) e Jaques Wagner (Governo da Bahia). Para o Senado, ele diz que a missão é honrar acordo com o PSD, reelegendo o senador Otto Alencar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *