Praça e rua de Ilhéus vão ganhar nomes de mãe de santo e radialista, respectivamente
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, nesta terça-feira (11), projetos de leis que dão os nomes de Mãe Laura e do radialista Neo Bastos a locais públicos. Os dois estão entre as 437 vítimas da Covid-19 no município.

A praça da Nova Brasília, comunidade do bairro Pontal ao lado da Maramata, será a Praça Mãe Laura Sandoyá. Já o bairro Nossa Senhora da Vitória terá uma via com o nome Vereador Manuel Felix Kruschewsky Bastos.

Amigo do “Catedrático”, apelido de Neo, o memorialista José Nazal (REDE) informou que a rua batizada com o nome do radialista é a do novo condomínio VOG, após o hotel Aldeia da Praia. “Obrigado a todos os vereadores. Justa homenagem!”, escreveu o ex-vice-prefeito de Ilhéus numa rede social.

A homenagem para a mãe de santo partiu dos vereadores Kaíque Souza (Podemos) e Enilda Mendonça (PT). O vereador Ivo Evangelista (Republicanos) foi o autor do projeto de lei que prestigia a memória do radialista.

A página oficial de Mãe Laura no Facebook publicou agradecimento pelo gesto dos parlamentares. “Mãe Laura Sandoyá vive e vive em nós”, diz o texto, que cita a mãe de santo como “símbolo de muita resistência”.

No sábado em que a mãe de santo faleceu, em março deste ano, Gilmar Marques, amigo da ialorixá, disse ao PIMENTA que a morte da líder religiosa foi “uma perda irreparável para o candomblé de Ilhéus e de todo o Sul da Bahia“.

No próximo ano, se a pandemia de Covid-19 for controlada até o encantado dia 2 de fevereiro (numa previsão otimista), o Pontal vai ter a primeira Festa de Iemanjá dos últimos 40 anos sem a presença de Mãe Laura, que foi uma das principais responsáveis pela consolidação do festejo religioso como uma das tradições mais belas da cultura popular brasileira.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *