Henrique Lima ficou intubado por 21 dias durante fase crítica da doença
Tempo de leitura: 2 minutos

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra que mais de 28.700 pessoas conseguiram vencer o novo coronavírus em Itabuna desde o início da pandemia, no ano passado. Entre os moradores do município do sul da Bahia que entraram para essa estatística, nas últimas horas, está o representante comercial Henrique Lima da Silva, de 43 anos, que estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) desde o dia 12 de abril.

Henrique Lima deu entrada com sintomas da Covid-19, principalmente falta de ar e foi internado em um leito clínico. O quadro do paciente evoluiu para piora nos dias seguintes. Por isso, ele teve de ser transferido para um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 15 de abril. Inicialmente, a equipe optou pelo tratamento para a insuficiência respiratória aguda com Ventilação Mecânica Não Invasiva (VMNI), mas Henrique Lima não evoluiu para melhora e teve de ser intubado no dia 21.

Nesta quinta-feira (20), após evolução muito boa no quadro de saúde para melhora, Henrique Lima recebeu alta médica da UTI para concluir a recuperação em casa. “O paciente foi extubado no último dia 14 e deixou a unidade com quadro de saúde bom e deve ser acompanhado por especialistas para recuperar integralmente os movimentos”, relata a coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19 do Calixto Midlej, Larissa Cavalcante.

Na saída da unidade, Henrique Lima fez questão de enaltecer o trabalho de toda a equipe de profissionais que o acompanharam nos dias em que esteve internado. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês pelo cuidado, o tratamento minucioso que recebi. Sem esse atendimento, provavelmente, eu não teria sobrevivido. Gostaria que vocês soubessem que o meu agradecimento será eterno. Ainda vamos nos reencontrar. Essa história não acaba aqui”, disse.

Ao deixa a UTI, o representante comercial foi recebido com aplausos pelos profissionais de saúde e familiares. Como ocorre desde o início das altas de pacientes positivados para o novo coronavírus, Henrique Lima recebeu, das mãos da diretora técnica do HCMF, a médica Maria Carolina Reis, o “Certificado de Etapa Vencida”. Agora, ele será acompanhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município.

O vídeo abaixo mostra o momento em que Henrique recebeu alta e agradeceu à equipe do Hospital. Assista.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *