O carro do médico foi encontrado nesta terça-feira (25).
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia investiga o desaparecimento do médico Andrade Lopes Santana, de 32 anos. Ele foi visto pela última vez na segunda-feira (24). O carro de Santana foi encontrado nesta terça (25) pela Polícia Rodoviária Federal, às margens da BR-101, nas imediações de Conceição do Jacuípe.

Andrade Lopes mora no município de Araci e trabalha em localidades da região nordeste da Bahia (Tucano, Caldas do Jorro e São Domingos, além de Araci).

Ele saiu de casa sozinho, com destino a Feira de Santana, pouco depois de meio-dia de segunda, para comprar uma moto aquática. Desde então não foi mais visto e nem deu notícias.

O veículo dirigido pelo médico foi achado por policiais rodoviários na região de Conceição do Jacuípe, na BR-101. O carro estava ao lado de um barranco, trancado e sem marcas de acidente.

As informações foram dadas por amigos, que procuraram a polícia, pois o médico é acreano e não tem parentes na Bahia. O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Feira de Santana. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Andrade pode entrar em contato com a polícia através do número 190. Do G1.

Estado suspende transporte no período do São João
Tempo de leitura: 2 minutos

Para evitar que as pessoas viajem no São João e aumentem as taxas de transmissão do novo coronavírus, a circulação de ônibus do transporte intermunicipal será suspensa três dias antes e três dias depois do tradicional festejos do meio do ano. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (25), durante o programa Papo Correria.

“Eu me reuni hoje com o secretário de Infraestrutura [Marcus Cavalcanti] e ele irá publicar a portaria com os detalhes nos próximos dias. Alguns dias antes do São João, vamos proibir a colocação de horários extras e estipular a lotação máxima dos ônibus de 70%”.

“Nos dias mais próximos ao São João, três dias antes e depois, vamos suspender totalmente o transporte. Então, funcionará dessa forma para não prejudicar quem precisa fazer uma viagem por necessidade de saúde ou de trabalho, sem estimular que as pessoas se locomovam com a intenção de se aglomerarem em festas e reuniões vinculadas ao período das festas juninas”, afirmou o governador.

Rui também fez um apelo aos comerciantes em decorrência do aumento das taxas de contaminação na Bahia. “Nos ajudem a reduzir os casos de covid-19. Não deixem entrar nas suas lojas quem estiver sem máscara, higienize a mão das pessoas ao entrarem e mantenha a higienização e o álcool gel acessível a todos. Vamos fazer um mutirão pela vida, um mutirão pela saúde, um mutirão pela redução dos casos. Com a sua participação, a gente chega lá, com fé em Deus”, disse.

SPUTNIK V

O governador comentou ainda que a Bahia vai continuar insistindo pela liberação de importação e uso da vacina russa Sputnik V junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produzindo material técnico e persistindo na ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para liberação da vacina.

Rui Costa afirma que a Bahia comprou 10 milhões de vacinas e poderá imunizar cinco milhões de pessoas com as duas doses. “Em nosso contrato, a Rússia teria que entregar as doses até julho. Até a data de hoje, nós imunizamos cerca de três milhões de baianos”.

Costa diz que, com esses outros cinco milhões de vacinados, o estado chegará a um total de oito milhões de imunizados até julho, além das outras vacinas que chegarão até lá. “É por isso que nós estamos insistindo tanto na liberação da Sputnik V. Protocolamos os últimos documentos junto à Anvisa e ao STF para que tenhamos o mais rápido possível essas vacinas liberadas”, concluiu.

Bahia recebe novas doses da vacina contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia recebe, nesta quarta-feira (26), mais 351.750 doses de vacinas contra a Covid-19. O avião comercial que trará a carga está previsto para pousar no aeroporto de Salvador às 9h45min. Toda a remessa foi produzida pela AstraZeneca/Fiocruz. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação do esquema vacinal.

Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta quarta-feira (26) para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.

As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.

Município tem 759 casos ativos ou suspeitos da doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) registrou mais 3 mortes por Covid-19 no boletim epidemiológico desta segunda-feira (24). O total de vidas perdidas para a doença no município saltou para 454.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI-Covid na cidade é de 80,2%, ou seja, 65 das 81 unidades estão ocupadas, sendo 34 por pacientes de Ilhéus.

O município tem 188 casos ativos da doença, enquanto 571 pessoas aguardam o resultado do exame RT/PCR para descartar ou confirmar o contágio.

Até o momento, 17.715 moradores de Ilhéus tiveram contato comprovado com o novo coronavírus e 17.073 se recuperaram da infecção.

VACINÔMETRO

Ilhéus aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 45.416 moradores do município, e 23.104 receberam também a segunda.

Adusc e Afusc divulgam carta aberta ao Conselho Universitário
Tempo de leitura: < 1 minuto

As entidades que representam professores e servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgaram, nesta terça-feira (25), carta aberta ao Conselho Universitário, principal instância deliberativa da instituição.

No documento, a Associação de Docentes da Uesc (Adusc) e o Sindicato dos Servidores Técnicos da Uesc (Afusc) se posicionaram contra a retomada de atividades presenciais na universidade, mesmo de forma parcial, antes da vacinação de toda a comunidade acadêmica contra a Covid-19.

No seu site, a Adusc informa que o Conselho Universitário pretende se reunir nesta quarta-feira (26) para discutir  minuta de resolução sobre o retorno das aulas práticas em modo presencial. O sindicato quer o adiamento da reunião.

“Na Uesc, temos atualmente 50% de servidores com mais de 40 anos vacinados com a primeira dose da vacina AstraZeneca, e sem previsão de vacinação para servidores com menos de 40 anos e de estudantes de todas as idades. Assim, um retorno presencial com segurança, por mais que seja parcial, somente pode ser garantido com 100% de imunização para todas e todos”, diz trecho da carta.

AGLOMERAÇÃO NOS HORÁRIOS DE PICO DO TRANSPORTE COLETIVO

A carta também menciona a redução das linhas de transporte usadas pelos estudantes de Itabuna e Ilhéus, cidades onde vive a maior parte dos alunos da universidade. De acordo com o texto, os ônibus ficam superlotados nos horários de pico, ambiente propício para a disseminação de vírus respiratórios, a exemplo do novo coronavírus.

“Como a universidade vai garantir que exista segurança no deslocamento de ida/vinda para a Universidade?”, questionam os sindicatos. “Mesmo que seja elaborado um rígido protocolo preventivo para as atividades dentro da Uesc, não é possível garantir a segurança de estudantes, técnicos, terceirizados e professores no trajeto desde a saída de casa”, avaliam.

Leia a íntegra aqui.

Soro é feito com inoculação do vírus inativo em cavalos || Foto Arquivo/Instituto Vital Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, hoje (25), que autorizou o início dos testes do soro anti-Sars-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Esta será a primeira vez que o soro será aplicado em voluntários humanos.

O pedido para a autorização para testar o soro, que é produzido em cavalo, em pacientes com a covid-19, foi feito pelo instituto no início de março. A expectativa do Butantan é que o soro possa ajudar a reduzir a letalidade e a gravidade da doença e aliviar o sistema de saúde.

Nos testes em animais, como coelhos e camundongos, o soro já demonstrou a diminuição da carga viral e perfil inflamatório reduzido.

Na sequência, a Anvisa deu anuência para a pesquisa com seres humanos no dia 24 de março, mas mediante a assinatura de um Termo de Compromisso que previa a entrega de informações complementares, que ainda não estavam disponíveis naquele momento.

O teste em humanos é uma etapa chave para que o instituto possa avançar no desenvolvimento do medicamento e, posteriormente, solicitar seu registro junto à Anvisa, condição necessária para que ele seja usado no mercado.

A autorização concedida nesta terça-feira ocorreu após o Butantan submeter o novo protocolo clínico com as adequações necessárias para que o estudo possa ser iniciado em humanos. A Anvisa disse ainda que a autorização ocorreu após uma avaliação criteriosa dos aspectos técnicos e de segurança do produto.

“A avaliação da proposta de pesquisa foi feita integralmente pela Anvisa, sem a participação de outras agências estrangeiras, já que as fases iniciais de testes clínicos do soro serão feitas apenas no Brasil”, informou a agência. Agência Brasil.

Parceria institucional foi tema de reunião nesta terça-feira (25), com a presença do reitor Alessandro Fernandes e o secretário Ricardo Xavier, entre outros
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) iniciaram as tratativas para firmar termo de cooperação técnica entre as duas instituições. O assunto foi tema de reunião nesta terça-feira (25), entre o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda do município, Ricardo Xavier e o reitor Alessandro Fernandes.

Realizado no Campus Soane Nazaré, sede da universidade, o encontro também teve a presença do vice-reitor Maurício Mareau e dos pró-reitores Neurivaldo e Raimundo Bonfim, além da assessora institucional da Reitoria da Uesc, Acácia Pinho.

De acordo com a Prefeitura, o prefeito Augusto Castro (PSD) é entusiasta da parceria, que será formalizada no próximo encontro do grupo. O objetivo do governo municipal é integrar o conhecimento acadêmico à rotina administrativa do município, por meio de projetos e iniciativas que visem o desenvolvimento social e econômico da população de Itabuna.

Benefícios serão pagos nesta sexta-feira (27)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas do Estado será realizado antecipadamente no mês de maio. Esta é a décima quarta vez que o governo baiano antecipa a rotina.

Como em meses anteriores, os proventos foram antecipados em um dia e estarão disponíveis nas contas bancárias dos 130 mil beneficiários do Estado nesta sexta-feira (28).

Segundo o Governo da Bahia, a medida –  adotada desde março de 2020 – visa evitar filas e aglomerações nos postos e agências bancárias por causa da pandemia de Covid-19.

Já a previsão de pagamento dos servidores ativos, de acordo com a portaria n° 001/2020, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), é para 31 de maio, último dia útil no mês.

Sidney Santos de Jesus foi vítima de infarto fulminante || Foto Reprodução/Facebook
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Movimento dos Povos de Terreiros de Ilhéus emitiu nota de pesar pelo falecimento de Sidney Alessandre Santos de Jesus, na manhã desta terça-feira (25), após sofrer infarto fulminante na casa onde morava, no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade. O Núcleo de Saúde do Renafro-Ilhéus também assina a nota.

Sidney tinha 46 anos e era bisneto de Percília da Costa Nascimento, a mãe de santo que introduziu o Candomblé de Angola no Pontal, nos idos da Segunda Grande Guerra. No Terreiro de Luando, Sidney Nirêcongo, seu nome de iniciado, dava continuidade à tradição que aprendeu com a bisavó. Ele era ogan, responsável por tocar os atabaques da casa.

Amigo do ogan, Marcello Souza Kavungêcy destacou o caráter generoso e amável de Sidney. “[Ele tinha] inúmeras qualidades. Quem o conheceu sabe o que estou tentando passar. Os N’gomas (atabaques) do Luando se calaram”, escreveu numa rede social.

O sindicalista Renilson Gomes, também bisneto de Mãe Percília, disse ao PIMENTA que Sidney era marinheiro de convés. Trabalhou na empresa fluminense Pan Marine Brasil até a aposentadoria precoce por causa da insuficiência renal crônica, condição que o obrigava a fazer três sessões de hemodiálise por semana.

O sepultamento do marinheiro será no Cemitério São João Batista, no Nelson Costa, na manhã desta quarta-feira (26).

Sidney Nirêcongo deixou a esposa Lewacy Maia, as filhas Náthilla, Nathiara e Gabriela e o silêncio dos atabaques do Terreiro de Luando. Atualizado.

Ex-presidente fez exames e está internada sob observação médica
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) passou mal na noite desta segunda-feira (24) e foi internada para realizar exames no Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre (RS). Há a expectativa de que a petista receba alta ainda hoje (25).

De acordo com a assessoria do PT, a ex-presidente sentiu uma indisposição e foi socorrida pelo ex-ministro Miguel Rossetto, que foi até a casa de Dilma e a levou para o hospital.

Ainda segundo o PT, os resultados dos exames médicos foram bons, no entanto a causa do mal-estar não foi definida. A ex-presidente está sob observação médica.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) usou as redes sociais para comentar o caso. “Qualquer pequeno evento médico com alguém que a gente gosta é motivo de alerta. Que bom a Presidenta @dilmarousseff está melhor. Agora é medicina, descanso e muito afeto para ficar 100%”, escreveu a parlamentar.

Vacina indiana recebeu parecer negativo da Anvisa em março || Foto Vishal Bhatnagar/NurPhoto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde enviou ontem (24) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido formal para importar 20 milhões de doses da vacina Covaxin contra a Covid-19. O laboratório Bharat Biotech, da Índia, é o responsável pelo desenvolvimento do imunizante.

A Anvisa negou, em março, a certificação de boas práticas à fabricante e, na sequência, um primeiro pedido para importação do imunizante. A certificação é um dos requisitos para que a vacina possa ser usada no Brasil.

Apesar da negativa, as tratativas para a adequação do procedimentos de análise de qualidade da vacina continuaram. “Neste sentido, já foi publicada pela Anvisa a anuência para realização do estudo clínico com a vacina Covaxin no Brasil, conforme Resolução nº 1.938, de 13 de maio de 2021”, informa nota divulgada pela agência.

Incêndio teria sido provocado por panela esquecida no fogão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma casa pegou fogo, na manhã desta terça-feira (25), na travessa Francisco Ferreira, no bairro de Fátima, em Itabuna. Segundo as primeiras informações, uma panela esquecida no fogo causou o incêndio.

Corpo de Bombeiros controlou as chamas na residência; acidente não fez vítima || Foto Oziel Aragão

O Corpo de Bombeiros controlou as chamas. O acidente não teve vítima.

O vídeo abaixo, feito por um cinegrafista amador, mostra a residência em chamas. Confira.

Representantes da entidade entregaram as cadeiras no último sábado (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Rotary Club de Itabuna doou uma cadeira de banho e um cadeira de rodas a Edson Andrade dos Santos, de 54 anos, e a Maria dos Santos, 71, respectivamente, no último sábado (22). Os dois beneficiados são moradores do bairro Ferradas.

A entrega contou com a participação do presidente do clube neste ano rotário 2020-21, Marcus Vinícius Rodrigues, e do governador do Distrito 4391, ano rotário 2019-20, Paulo Pereira.

A iniciativa solidária faz parte de uma das campanhas permanentes da entidade sem fins lucrativos, o Banco de Cadeiras de Rodas, que beneficia pessoas que não têm condições econômicas de adquirir o equipamento de locomoção.

Sessão Especial sobre retomada das aulas presenciais no município será nesta quinta-feira (27), às 14h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O retorno das aulas presenciais em formato híbrido será tema de debate em Sessão Especial na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (27), às 14h. De acordo com o Movimento Volta às Aulas Itabuna, a discussão vai permitir o esclarecimento de dúvidas sobre a proposta de retomada das atividades presenciais nas escolas.

Uma das líderes do movimento, Danielle Rocha, argumenta que a proposta do formato híbrido permite que cada família decida se o estudante vai participar de forma remota ou presencial das aulas.

A reabertura das brinquedotecas, de acordo com Danielle, foi um passo importante para o debate sobre as condições das aulas presenciais nas escolas durante a pandemia de Covid-19.

O Movimento Volta às Aulas Itabuna reúne psicólogos, médicos, professores, pais de alunos e gestores escolares.

CONSULTA PÚBLICA

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou consulta pública para ouvir a comunidade escolar e a população em geral sobre as condições para a retomada das aulas presenciais no município.

Interessados em contribuir com o levantamento de informações podem acessar a página do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) na internet e preencher os formulários da consulta. Há formulários específicos para pais e responsáveis por alunos, comunidade escolar e população em geral. A colaboração poderá ser feita até esta quarta-feira (26).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Representantes da Prefeitura de Itacaré se reuniram nesta segunda-feira(24) com o diretor-geral da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), José Vicente Neto, para discutir projetos de apoio ao esporte nas mais diversas modalidades. Durante o encontro foi firmada parceria com a Sudesb no apoio a diversos eventos realizados pela Prefeitura de Itacaré, a exemplo de torneios de artes marciais, Campeonato Ruralzão e iniciação no surf, além dos Jogos Estudantis da Rede Pública, quando as condições sanitárias permitirem.

Representando o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participaram do encontro o secretário de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros, a diretora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Liane Reis, e o professor de Jiu-jitsu Jadson Machado. A reunião contou ainda com a participação do presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu, Evandro Nascimento, juntamente com o diretor Ricardo Caldeiras.

O prefeito Antônio de Anízio falou da importância da parceria da Prefeitura com o Estado nesse trabalho de apoio e incentivo ao esporte. De acordo com o prefeito, através dessa parceria tem sido possível realizar importantes projetos no município, a exemplo do Centro de Canoagem, dos Jogos Estudantis da Rede Pública e do Verão Costa a Costa, além do apoio a diversos eventos esportivos realizados em Itacaré. O secretário Marcelo Barros adiantou que outras novidades estão por vir, fruto dessa parceria, para movimentar ainda mais o esporte em Itacaré.