Moradores da comunidade de Sapucaeira interditaram o trânsito na altura da pista do Aeroporto Jorge Amado, na Zona Sul de Ilhéus, por volta das 13 horas desta segunda-feira (7), em protesto contra a falta de serviços públicos na zona rural do município. O ato reúne também indígenas da etnia Tupinambá que vivem em Sapucaeira e adjacências.
A Polícia Militar está no local e tenta liberar o tráfego. O protesto causa congestionamento de veículos nos dois sentidos da BA-001, inclusive sobre a nova ponte da cidade.
Os manifestantes criticam a falta de manutenção frequente das estradas rurais e a redução da oferta de ônibus do transporte coletivo.
No dia 5 de maio, o PIMENTA mostrou passageiros “espremidos” no ônibus de Sapucaeira – veja aqui. Antes, em fevereiro deste ano, noticiamos a precariedade de uma ponte da estrada vicinal – lembre aqui.
Numa tentativa de sensibilizar as autoridades políticas, os manifestantes de Sapucaeira trouxeram aos moradores da sede do município a experiência do sofrimento por falta de mobilidade.
Em contato com o PIMENTA, por volta das 14h25min, um motorista, que pediu para não ser identificado, informou que os manifestantes liberam o trânsito aos poucos no sentido Centro-Zona Sul.
Um dos manifestantes informou ao site que membros do governo municipal iniciaram diálogo com os participantes do ato. Atualizado às 14h35min.
Respostas de 2
Esses desocupados só liberaram o trânsito totalmente às 16h. Prejudicaram inocentes violando o direito ir e vir por 4h esse pais está sem Lei.
Protesta lá na prefeitura, impedir as pessoas de circularem também está erradissimo