Município vai autorizar apenas serviços essenciais nos dois próximos finais de semana
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna anunciou hoje (16) o endurecimento das medidas de combate à disseminação da Covid-19 no município. A decisão se deve ao aumento dos casos graves da doença e à lotação de todos os 49 leitos de UTI-Covid dos hospitais itabunenses, que também recebem pacientes de outras cidades.

A secretária de Saúde Lívia Mendes informou que, devido à falta de vagas, 19 pessoas aguardam transferência para municípios com leitos de terapia intensiva disponíveis.

MEDIDAS MAIS DURAS NOS PRÓXIMOS FINAIS DE SEMANA

O governo municipal decidiu manter apenas os serviços essenciais em funcionamento nos próximos dois finais de semana. De 18 a 21 de junho e de 25 a 28 ainda deste mês, estarão autorizadas somente as atividades de saúde, comercialização de alimentos, segurança e transporte. No mesmo período, a comercialização de bebida alcoólica também será proibida.

Com vigência restrita aos finais de semana, as medidas não alcançam obras em hospitais e unidades de saúde.

EM BUSCA DE EQUILÍBRIO

Lívia Mendes explica que o governo busca o equilíbrio das medidas. “A tentativa é de chegar num meio-termo para a saúde e a economia, e o resultado disso foi a permanência do toque de recolher sem alteração do horário[das 22h às 5 horas], e sem ligar os lockdowns dois finais de semana”, disse a secretária, acrescentando que o sistema de saúde está à beira do colapso.

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda do município, Ricardo Xavier, enfatizou que o governo mantém seu compromisso em defesa da recuperação da economia local, mas não pode desprezar a realidade epidemiológica atual.

“Itabuna foi o único município que apresentou mais sensibilização e equilíbrio quando se trata da reabertura do comércio. Mas, neste momento, precisamos de medidas mais rigorosas”, avaliou Ricardo Xavier. “A Administração municipal vai continuar firme nas ações de conscientização, fiscalizações e também com punições, se necessário for”, concluiu.

Até ontem, o novo coronavírus tirou a vida de 556 moradores de Itabuna, que registrou 17 óbitos no intervalo de sábado (12) a terça-feira (15). Outras 30.645 pessoas testaram positivo para Covid-19 e sobreviveram à infecção.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *