Estudantes podem se inscrever para Olímpiadas de Matemática
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As inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais (OMIF) estão abertas até o dia 21 de julho. A proposta é gratuita e todos os 14 campi do IF Baiano estão aptos a participar da IV edição. Neste ano, o evento tem como  tema “A matemática está em tudo”.

A primeira fase das Olimpíadas consiste em uma prova com 21 questões objetivas de matemática, cada uma com cinco alternativas, e será disponibilizada no dia 19 de setembro. O candidato precisa estar regularmente matriculado nessa data de disponibilização das provas, as quais serão entregues aos candidatos através de um link, fornecido pelo coordenador local.

A prova da primeira fase começará a ser aplicada a partir das 14h do dia 19 de setembro e os estudantes devem realizá-la até as 20h do mesmo dia. O tempo médio previsto para a realização da prova é de 180 minutos, mas, por conta das especificidades decorridas da pandemia da Covid-19, será disponibilizado ao participante o prazo total de 6 horas para responder às questões, contadas a partir do horário de disponibilização do exame.

SEGUNDA FASE

Já a segunda fase da OMIF não contará com provas. A proposta desta etapa conta com oficinas e palestras que acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de outubro. Na programação, será reservado um momento para a divulgação dos resultados da primeira fase. Os estudantes que mais pontuaram na prova serão premiados com medalhas de prata, ouro e bronze, além de medalhas de menção honrosa.

A programação da segunda fase ainda não foi divulgada, mas todos os participantes da primeira poderão integrar as oficinas e assistir às palestras. As transmissões, bem como os canais de reuniões em grupo serão divulgados em breve. Para acompanhar essas e outras informações, é necessário acessar o site oficial da OMIF.

A integrante do Comitê Organizador Nacional da OMIF, coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e professora no IF Baiano, Tatiane Comin, explica que “a OMIF se constitui não só em uma competição, mas em uma poderosa estratégia pedagógica que pode fomentar projetos de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão, motivando os estudantes a se aproximarem cada vez mais da Matemática”.

A docente informa também uma novidade desta edição, a Revista OMIF, onde estudantes poderão publicar artigos relacionados a conhecimentos matemáticos junto aos professores.

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