Remessa de 92 mil doses chegou nesta quinta-feira (24) ao estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia recebeu nesta quinta-feira (24) as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen. A remessa com 92.100 doses chegou ao aeroporto de Salvador às 9h35, em voo comercial.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado, decidiu concentrar a distribuição do lote na capital e nos demais municípios da região metropolitana de Salvador, além de Santo Amaro, Conde e Saubara. Prestes a expirar, o prazo de validade do lote, que foi estendido de 12 para 18 semanas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pesou em benefício da escolha colegiada.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esclarece o Estado vai ajustar a distribuição das promessas remessas de modo a garantir a divisão equitativa entre todos os municípios baianos, usando como referência o número de habitantes deles.

Diferente das outras vacinas em uso no país, destaca Vilas-Boas, os testes da Janssen demonstraram a eficácia da vacina com apenas uma dose, ao invés de duas, como no caso da Coronavac, Pfizer e Astrazenca/Oxford.

ATRASO DA SPUTNIK V

Fábio Vilas-Boas informou hoje (25), em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, que o primeiro lote da vacina russa Sputnik V não vai chegar no início de julho, mas sim no final do próximo vez, o que frustrou a previsão inicial do Governo do Estado.

A primeira remessa terá 300 mil doses, conforme limite estabelecido na decisão em que a Anvisa autorizou a importação e o uso excepcional de lotes da Sputnik V por 11 estados brasileiros.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *