Delegada Katiana Amorim questiona atitude de agente da Sesttran || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A delegada de Polícia Civil Katiana Amorim, lotada em Itabuna, se revoltou contra uma multa aplicada por um agente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Sesttran). De acordo com a notificação, o agente multou-a porque ela “buzinou excessivamente”. A infração, considerada leve, ocorreu numa das vias mais movimentadas do centro da cidade, a Avenida do Cinquentenário.

“Preciso contar o que foi que aconteceu comigo. Não preciso ficar sozinha com essa informação, não”, inicia ela, em um vídeo postado no Instagram, rede em que possui mais de 41 mil seguidores. Bastante conhecida em Itabuna pelo seu desempenho, ela então se pôs a contar a história, que pode ser conferida em vídeo abaixo. “Eu tomei uma multa do pessoal do trânsito porque eu estava buzinando excessivamente”, disse.

Então, a delegada começou a questionar a atitude do agente de trânsito. “Se eu estou errada numa situação, eu admito. Sou a primeira a admitir. Quem me conhece, sabe. Eu peço desculpa. Agora, vou dizer uma coisa pra você… Minha pergunta é: Se o agente me viu buzinando excessivamente na Cinquentenário por que ele não foi olhar a razão? Porque aquela Cinquentenário é uma casa de puta, que todo mundo manda”, desabafa.

“CABARÉ” CONTRA MULTA

Ainda no vídeo, a delegada disse que pagará a multa, mas depois vai entrar com recurso contra o ato. “Se eu estava buzinando, é porque alguma coisa estava acontecendo. O que o agente fez? Ele foi me multar em vez de olhar o que estava acontecendo. E o que Katiana Amorim vai fazer? Eu estou sendo obrigada a fazer um cabaré. Agora, eu vou pagar a multa. Faço questão. Ah, eu vou pagar. Eu vou. Agora, esse cabaré eu vou armar. Não tem cabimento de ele não olhar”.

Clique no vídeo abaixo e confira todo o desabafo da delegada:

18 respostas

  1. Eu fui multado por estacionar 5 minutos numa vaga de deficiente, véspera de São João, a cidade sem zona azul. Detalhe: os agentes pararam a viatura sobre a faixa de pedestre para aplicar a multa. É mole?

    1. O que acontece em Itabuna e em outras cidades, chama-se indústria da multa. Agentes comissionados que para triplicar o salário recebem gordas comissões. Um absurdo!! E o pior que soube que já tentaram diminuir a comissão aqui em Itabuna na época do então prefeito Fernando Gomes, mas o judiciário e a câmera de vereadores não deixaram. Esse é um país que é capaz de prejudicar toda uma sociedade para favorecer a um grupo . Uma irresponsabilidade, pra não dizer condescendência com corrupção de agentes que aplicam multas duvidosas.

  2. Buzinar excessivamente, tem que ser multada mesmo. Agente de trânsito para certo. Parabéns ao agente. Se o trânsito estava parado, algo estava ocorrendo. Paciência no volante é essencial.

  3. Infelizmente tenho que afirmar que a distinta senhora não conhece as leis de trânsito ou esqueceu que a buzina é permitida como sinal de alerta e não como correção do trânsito.

  4. Itabuna ta largada as baratas vc que é estudada leva multa imagina nos que nao estudamos …levam nosso veiculo …kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Independente da motivação da DPC Katiana em buzinar, o papel principal do agente de trânsito é educativo no sentido de orientar e corrigir, não inicialmente coercitiva, que é uma ação para um segundo momento.

  5. Fui aluno de Katiana na UESC no início dos anos 2000.
    É uma profissional muito competente mas, nesse caso, professora, a senhora está errada!

    Não se trata de proporcionalidade. Não há nenhuma leitura alexyana que permita concluir que o agente de trânsito está errado e a senhora certa!

    Sim, até concordo contigo que o agente deveria (ou poderia) ter ido olhar o que estava acontecendo.

    Mas não há a excludente “salvo se o agente não for olhar o que está acontecendo”.
    O artigo 227, II, do CTB diz que é infração leve usar buzina prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto!!!

    Em algum lugar a norma diz que o agente tem que ir “olhar o que está acontecendo”?
    Não, não diz.

    Norma é norma, professora. Não é valor para se ponderar!

    Então sua conduta se enquadra na situação abstrata prevista pelo legislador!!!
    E ponto!

    Precisamos reconhecer nossos erros para não repeti-los novamente!
    Isso é sabedoria e eu sei que a senhora a tem.
    Deixa passar o calor da emoção que ela aparece!

  6. Dra. Reconheça que estava nervosa e buzinando excessivamente…. Sem paciência é impossível transitar em Itabuna. Mobilidade zero nessa cidade… Ciclistas não tem segurança nenhuma. E ainda tenta justificar atitude incompatível com sua função.

  7. Certamente buzinou em excesso pq o carro que estava em sua frente parou do nada. Ou porque haviam dois carros estacionados de cada lado (algum com o alerta ligado), restando apenas um corredorzinho para passar. Ou porque algum motoqueiro saiu “costurando” e quase bate no carro dela. Casa de puta msm essa cinquentário.

  8. Os Agentes de Trânsito de Itabuna, Ilhéus, com raríssimas exceções, eles não estão a serviço do cidadão, eles não educam, eles não coíbem infrações diversas, inclusive paradas em filas duplas na Cinquentenário, o que mais acontece, a principal via de Itabuna. A impressão que temos é que eles são pagos exatamente para deixar tudo como bem desejar condutores de veículos, parece até que protegem aqueles que estão causando desordem no trânsito. Concordo com a posição da Servidora Pública, pois se os Agentes de Trânsito trabalharem, fizerem o serviço deles, esses e tantos outros fatos seriam evitados, inclusive algo mais grave que pode acontecer por causa da negligência deles. Prevaricação é uma constante por parte desses Agentes.

  9. Fui multado no dia 31.12.2020, 11:45, no jardim do “o” – infração: não usar cinto segurança. Último dia do ano, pandemia, último dia do governo, Setran trabalhando ? O pior: não estava em Itabuna. Estranho… Coisas de Itabuna…. Será que muda ? 😨

  10. Meu carro recebeu uma multa dizendo eles que eu estava circulando via contramão na Cinquentenário domingo 20h.. Sendo que na data e horário eu não estava no local, anexei provas e tudo mais e por isso mesmo ficou, vou ter que pagar R$200,00.

  11. A excelentíssima delegada está chateada por ter sido multada mas a lei seja de trânsito ou qual for é para todos. E no código de trânsito está lá que a buzina é para dar sinal de alerta, a buzina não é para ser usada como uma campanhia, uma campanhia de uma residência a gente não toca assim ainda mais uma buzina por tanto agente de trânsito não está errado quem está errado é a excelentíssima delegada então não tem porque fazer cabaré por isso. A lei é para todos seja ela de trânsito ou penal, ninguém está a cima da lei.

  12. A delegada cometeu infração sim, mas o sistema de trânsito da cidade de Itabuna é péssimo, um dos piores que conheço. Faltou a boa intenção do agente em ajudar. Itabuna planta o caos prá vender punição, ao final sempre faltam vagas pra estacionar, e o problema TAÍ.
    Pra ser sucinto, dá um pulinho em Vitória da Conquista e copia tudo e cola em Itabuna 👍🏼

  13. Primeiro, ninguém está acima da lei. segundo, um erro não se combate cometendo um outro erro.
    A Sra. delegaga sabe muito bem disso. Ao buzinar em excesso, cometeu uma infração de trânsito e o agente aplicou a multa nos termos do CTB. Sendo assim, o agente de trânsito está corretíssimo e de parabéns.

  14. Eu mesmo tomei uma multa no Jardim do “Ó “, dizendo que avancei o sinal vermelho…🤯😳👀👀👀 Só que no Jardim do Ó não tem sinal???

  15. VDD, A GALERA ERRADA E ACHA QUE SUAS CRENÇAS SÃO A CORRETA, TENTAM JUSTIFICAR O ERRO EM AÇÕES PESSOAIS, A UNICA COISA CERTA QUE ELA FALOU AI É QUE O TRANSITO AQUI É COMPLICADO, JUSTAMENTE POR AÇÕES QUE NEM A DELA, QUE ACHAM QUE TODAS SUAS AÇÕES SÃO JUSTIFICADAS E ESQUECEM DOS SEUS DEVERES.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *