Após ficar 11 dias sem óbitos pela covid-19, Itabuna registrou nove mortes em decorrência do novo coronavírus nas últimas 48 horas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados foram divulgados no final da tarde desta terça (20).
Ontem (19) não houve divulgação de boletim epidemiológico, justamente o dia em que começaram as aulas em escolas particulares e a secretária Lívia Mendes citava os 11 dias sem registro de óbitos (relembre aqui).
O boletim não traz uma explicação para a alta quantidade de óbitos nas últimas 48 horas nem as datas em que eles ocorreram. O registro de 9 óbitos em curto período somente ocorreu nos maiores picos da pandemia em Itabuna no ano passado e em 2021. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se posicionou oficialmente nem informou as datas de ocorrência das mortes.
367 CASOS ATIVOS
Também segundo a Vigilância Epidemiológica, Itabuna atingiu, hoje, total de 33.473 casos confirmados. Deste total, 32.762 pacientes estão curados e existem 367 pacientes em isolamento ou internados (casos ativos).
Dos 49 leitos de Terapia Intensiva destinados a vítimas da Covid-19 no município, 37 estão ocupados. Destinados a casos leves e moderados, os leitos clínicos têm ocupação próxima de 60%. São 34 leitos com pacientes e 22 disponíveis.
Saltou para 614 o número de óbitos registrados no boletim epidemiológico desta terça-feira. Eram 605 até a noite de domingo (18).