Policlínica 2 de Julho passa a funcionar na Avenida Mário Padre (Beira-Rio)
Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a inauguração das novas instalações da Policlínica Municipal 2 de Julho, agora na Avenida Mário Padre, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que a ampliação dos serviços especializados é fundamental para o atendimento à saúde por representar a complementaridade da atenção básica.

Vilas-Boas destacou os investimentos do Governo do Estado na saúde da Bahia, em especial, as mais de 20 Policlínicas Regionais. “As policlínicas são equipamento fundamental para a conexão entre a atenção básica e hospitalar. Esse equipamento, que Itabuna inaugura, vem para complementar o que é oferecido pela Policlínica Regional de Saúde que o governo estadual inaugurou em consórcio com os municípios aqui em Itabuna”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, também enfatizou os benefícios do Hospital Dia para a saúde pública do município.

– Agora vamos funcionar como Day Hospital, que nada mais é uma estrutura montada, com centro cirúrgico, para cirurgias de pequeno e médio porte, com sedação e anestesia local. Esse vai ser um avanço para desafogar o Centro Cirúrgico do Hospital de Base. Em muitos casos, os pacientes tinham que ir até Salvador. Além disso, vamos retornar com a cirurgia de Otorrinolaringologia no município – destacou Lívia.

Autoridades inauguram nova sede da Policlínica Municipal || Foto Lucas Matos/PMI
ESPECIALIDADES MÉDICAS

Na solenidade, o prefeito Augusto Castro frisou que a inauguração de espaço mais confortável para a Policlínica Municipal Dois de Julho “reflete o compromisso” de sua gestão com a saúde pública do município. “Tenho certeza que esse lugar vai fazer muito mais pelos pacientes de Itabuna e dos 22 municípios pactuados da microrregião e que são aqui assistidos”.

A gerente da Policlínica, Ana Lúcia Oliveira, também enfatizou a questão da comodidade que será possibilitada ao paciente pelo Hospital Dia. “Ele poderá vir à unidade e ter atendimento mais personalizado, reduzindo riscos das taxas de infecção hospitalar, pois não ficará ligado a pacientes com outras patologias e poderá se recuperar em casa, com toda a orientação e cuidados”, informou.

A Policlínica 2 de Julho/Hospital Dia ofertará atendimento em 15 especialidades médicas, dentre elas Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Pneumologia, Proctologia e Otorrinolaringologia. Ainda no hospital dia, haverá oferta de exames, procedimentos médicos e serviços como pequenas cirurgias, eletrocardiograma, polissonografia e espirometria, dentre outros, serão fornecidos aos pacientes.

AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS

Haverá ampliação dos serviços já ofertados, a exemplo da Gastroenterologia e da Endocrinologia infantil e nos novos serviços, como eletroencefalograma. O Hospital Dia é um sistema semelhante ao de um hospital, mas que executa procedimentos de curta permanência de internação, a exemplo das pequenas cirurgias urológicas, otorrinolaringológicas e dermatológicas com a mesma segurança, mas com redução de custos e melhores resultados ao paciente.

O imóvel tem uma ampla estrutura física, salas para 10 consultórios, exames e cirurgias e outros procedimentos clínicos, além de sala de espera, recepção, banheiros e uma cantina na área externa.

Entre janeiro e abril deste ano foram atendidos 13.855 pacientes em algumas dessas especialidades. Com a ampliação dos serviços, a tendência é aumentar o atendimento e superar a marca de 33 mil atendimentos correspondentes a todo o ano passado.

AGENDAMENTO

A Policlínica atenderá com data e hora previamente agendadas. O paciente precisa passar antes por um médico clínico geral na unidade de saúde do seu bairro que o encaminhará àquela unidade especializada. A nova instalação da Policlínica Municipal 2 de Julho fica localizada na Avenida Mário Padre, 129, bairro Góes Calmon, e que já retornará suas atividades a partir desta quinta-feira (29).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *