Isaquias chega à semifinal dos Jogos de Tóquio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O canoísta do sul da Bahia Isaquias Queiroz avançou, nesta quinta-feira (5), direto para a semifinal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O atleta de Ubaitaba venceu sua bateria no C1 1000m, com o tempo de 3m59s894. Os dois primeiros colocados entre os sete canoístas da segunda de cinco baterias garantiam a classificação antecipada.

A fase semifinal do C1 1000m dos Jogos Olímpicos acontece na noite de sexta-feira, com duas baterias, às 21h44min e 21h52min. Na mesma noite, às 23h53min (de Brasília), será realizada a final que vale medalhas.

Isaquias largou a prova na liderança e passou os primeiros 250m com o tempo de 55s13. Quando cruzou os 500m, o atleta de Ubaitaba passou com o tempo de 1m56s48. Nos 750m, o tempo do baiano foi de 3m00s59, e chegou ao fim com 3m59s894 liderando de ponta a ponta.

Comissão especial rejeita voto impresso|| Foto Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: 2 minutos

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório o voto impresso, rejeitou, nesta quinta-feira (5), o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). Foram 23 votos contrários ao parecer, ante 11 votos favoráveis.

Por indicação do presidente da comissão especial, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), o parecer vencedor caberá ao deputado Júnior Mano (PL-CE). Os deputados voltam a se reunir nesta sexta-feira (6), às 18 horas, para analisar o relatório de Júnior Mano. Ele poderá inclusive recomendar o arquivamento.

Durante a reunião desta noite, os deputados Aliel Machado (PSB-PR) e Paulo Ganime (Novo-RJ) defenderam a adoção de mecanismos que, mantido o atual sistema, permitam a auditoria dos votos colhidos com urnas eletrônicas. “Mas retornar à contagem manual de votos em papel é retrocesso”, ponderou Machado.

CONTAGEM MANUAL DE VOTOS

No substitutivo rejeitado, Filipe Barros propôs a contagem pública e manual de votos obrigatoriamente impressos. Além disso, definiu que futura lei sobre a execução e os procedimentos de votação teria aplicação imediata. Em geral, regras eleitorais só entram em vigor se aprovadas um ano antes do pleito.

Parlamentares que integram a base de apoio ao governo defenderam o parecer de Barros. Nessa linha, reproduziram argumentos e críticas do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de votação por meio de urnas eletrônicas. “O povo nas ruas quer voto impresso auditável”, disse a deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

Em comparação com o atual substitutivo, a versão original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), é mais simples. Prevê apenas que, em eleições, plebiscitos e referendos, independentemente do meio usado para registro dos votos, será “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou mais cedo que a PEC do voto impresso poderá ser avocada pelo Plenário, mesmo depois da derrota no colegiado. “Comissões especiais não são terminativas, são opinativas, então sugerem o texto, mas qualquer recurso ao Plenário pode ser feito”, explicou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Juazeirense venceu o Santos por 2 a 0, mas foi eliminada da Copa do Brasil. Na partida da noite desta quinta-feira (5), no Adauto Moraes, em Juazeiro, o time baiano precisava vencer pelo mesmo placar que foi derrotado na Vila Belmiro, em São Paulo, na semana passada, para levar a disputa para os pênaltis. No jogo de ida, a Juazeirense perdeu por 4 a 0.

O Santos até teve mais a bola no primeiro tempo, mas encontrou dificuldades para criar no ataque. Enquanto, do outro lado, a Juazeirense entrou em campo precisando reverter a vantagem e não se intimidou. Com a eliminação, o time do interior da Bahia deixou de faturar R$ 3,5 milhões, no mínimo.

A Juazeirense foi eficiente e conseguiu balançar as redes antes do intervalo não uma, mas duas vezes. Aos 24 minutos, após cruzamento na área, Ian Augusto testou firme para fazer o primeiro. No embalo do gol, os donos da casa ampliaram a contagem três minutos depois, com Thauan, que aproveitou mais uma jogada pelo alto e cabeceou para o fundo das redes.

No segundo tempo, a Juazeirense voltou a insistir nas jogadas aéreas e quase marcou mais um com Wendell, mas dessa vez João Paulo salvou o Peixe. Aos poucos, a equipe baiana perdeu o ímpeto ofensivo e os visitantes passaram a cadenciar o ritmo da partida. Lucas Braga, aos 22, e Vinícius Balieiro, aos 30, arriscaram para o Santos, mas o placar se manteve inalterado até o apito final em Juazeiro.

Bahia decide pela suspensão do toque de recolher até dia 17
Tempo de leitura: < 1 minuto

Novo decreto do governo baiano suspende o toque de recolher em todo o território estadual a partir desta sexta (6) até o próximo dia 17. De acordo com o Decreto 20.623, que passa a vigorar a partir desta sexta, ficam autorizados, até 17 de agosto de 2021, os eventos e atividades com a presença de público de até 300 pessoas.

Dentre os eventos liberados estão cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. Esta liberação não inclui a realização de shows e festas.

Nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 60%, eventos e atividades poderão acontecer com público de até 100 pessoas. Eventos esportivos em todo o estado continuam a acontecer, porém sem a presença de público.

Os espaços culturais como cinemas e teatros devem funcionar obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Já a lotação permitida em estabelecimentos comerciais, de serviços e financeiro, como mercados e afins, deverá ser definida em ato editado por cada município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações.

AULAS

O decreto manteve a orientação em relação às aulas. As atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas e particulares, poderão ocorrer de forma semipresencial nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%, obedecendo a ocupação de 50% da capacidade das salas de aula.

Manu Berbert, Guinho, Rodrigo Hagge e Ellen Prince debatem eleições de 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

Almoço nesta quinta-feira (5), em Itabuna, reuniu o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (DEM), o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), e as apresentadoras Ellen Prince e Manu Berbert. No cardápio, as eleições de 2022 e a atuação dos jovens e das mulheres.

Manu Berbert explicou que Rodrigo veio a Itabuna para gravar participação no Debate por ElaSS, apresentado por ela e Ellen Prince e exibido na TVIPlay e YouTube, e que almoçaram com Guinho.

“Não tem como reunir dois grandes nomes da política baiana atualmente e conversar outro assunto. Estamos passando por um momento de renovação total, e eles representam isso na prática, atuantes e realizadores. Vinicius, prefeito de Buerarema, precisou viajar, mas também estaria nesta reunião”, explicou Manu.

O Debate Por ElaSS com Rodrigo Hagge vai ao ar nesta quinta-feira (5), às 22h, pela TVIPlay e no YouTube. Rodrigo falou da gestão dele, mas também da sua visão de mundo, papel das redes sociais na construção dos jovens e um pouquinho dos bastidores da sua vida pública. Confira, abaixo, o programa desta quinta.

MP-BA publica edital de processo seletivo para estagiários
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça aceitou, na última terça-feira (3), denúncia contra a delegada da Polícia Civil da Bahia Maria Selma Pereira Lima, Pedro Ivan Matos Damasceno, Carlos Antônio Franco Assis e Claudio Marco Veloso Silva. Eles foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia na Operação Dublê.

De acordo com MP-BA, a delegada foi denunciada pela prática dos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, denunciação caluniosa e fraude processual.

Pedro Ivan Matos foi denunciado pela prática dos crimes de furto qualificado, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, corrupção ativa, denunciação caluniosa e posse ilegal de arma de fogo. E Carlos Antônio Franco pelos crimes de furto qualificado e denunciação caluniosa; e, por fim, Claudio Marco Veloso foi denunciado pelo crime de usurpação de função pública.

ACUSAÇÕES

Deflagrada no dia 7 de julho, a Operação Dublê investigou a existência de grupo criminoso especializado na prática de delitos de furtos, roubos e clonagem de veículos, cujo líder mantinha relação próxima e duradoura com a delegada, conforme informa o Ministério Público.

Segundo consta na denúncia, a delegada se utilizava das prerrogativas do cargo e da influência que gozava na Polícia Civil para garantir a impunidade do grupo criminoso e facilitar a execução e proveito dos crimes.

Os promotores de Justiça apontaram que o líder do grupo já tinha histórico criminal na prática de furtos, roubos, receptação e clonagem de veículos automotores e, ainda assim, conservava um forte relacionamento com a delegada.

A denúncia afirma ainda que a delegada chegou a falsificar documentos de terceiros, para possibilitar a devolução ilegal de um carro clonado apreendido pela polícia com membros da quadrilha, além de ter introduzido uma pessoa ligada ao grupo criminoso no ambiente da Polícia, acompanhando-a, como se fosse policial, portando armas e auxiliando-a nas ações de favorecimento ao grupo criminoso.

Câmara analisa destaques ao projeto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), o texto-base do Projeto de Lei (PL) 521/21, que trata da privatização dos Correios. Encaminhada pelo governo em fevereiro, a proposta autoriza a exploração de todos os serviços postais pela iniciativa privada. Foram 286 votos a favor, 173 contra e duas abstenções. Os parlamentares analisam agora destaques ao projeto.

O relator, deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA), deu parecer favorável à privatização da empresa. O relatório diz que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) será transformada em uma empresa de economia mista, chamada de Correios do Brasil.

O texto também amplia a função da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também será responsável por regular os serviços postais.

Ainda conforme o projeto, as tarifas terão reajustes anuais e poderão ser diferenciadas geograficamente, com base no custo do serviço, na renda dos usuários e nos indicadores sociais. Para o envio de cartas, o projeto prevê uma tarifa social para atendimento dos usuários que não tenham condições econômicas de pagar pelo serviço.

Etapa atual da campanha de imunização abrange público com 28 anos ou mais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde de Ilhéus vai retomar a campanha de imunização contra a Covid-19 nesta sexta-feira (6). O atendimento havia sido interrompido ontem (5), devido à falta de vacinas, cuja responsabilidade de aquisição e distribuição é do Ministério da Saúde.

Na etapa atual, o público-alvo da campanha é formado por pessoas com 28 anos ou mais (clique aqui para ver os locais e horários de atendimento).

2ª DOSE

As pessoas com a 2ª dose de imunização marcada até esta sexta-feira (6) devem comparecer à Cruzada do Bem pelo Bem, das 8h às 14h, ou ao CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h, para completar o esquema vacinal.

Para receber a primeira vacina, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Segundo a Prefeitura de Ilhéus, no caso da 2ª dose, é imprescindível que o munícipe apresente o cartão de vacinação constando o nome do imunizante que já recebeu.

Revisão do Plano Diretor de Ilhéus está atrasada há 5 anos || Foto Blog Agravo
Tempo de leitura: 2 minutos

Além de ser uma desculpa inverossímil para a desídia, a ideia de que as discussões suscitadas por entidades civis atrapalha a tomada de decisão, no exercício do poder, é de uma violência antidemocrática típica do bolsonarismo mais radical, pois o espaço cívico também é uma floresta que o presidente quer desmatar.

Thiago Dias

Quando desistiu de erguer o novo presídio regional na Estrada do Chocolate, em outubro de 2019, a classe dirigente anunciou que a obra seria levada para as margens da Ilhéus-Itabuna. O assunto morreu ali. Agora, quase dois anos depois, nós, os governados, descobrimos que o recurso reservado para a obra, orçada em R$ 40 milhões, vai bancar a construção do presídio de Senhor do Bonfim.

A explicação dos governantes sobre a mudança de destino do dinheiro é genial. Segundo eles, Ilhéus perdeu o investimento por não ter definido logo o terreno do novo presídio. E, veja você, a demora é culpa dos questionamentos levantados, pela sociedade civil, contra as alternativas locacionais que os gestores foram capazes de oferecer.

Isso é dito na terra onde o poder público quer construir estações elevatórias de esgoto no meio de praças, além de um fórum no único espaço amplo de convivência e lazer da região central da cidade.

Isso é dito como se a classe dirigente sempre desse ouvidos aos setores organizados da sociedade, como se não batesse seu martelo, peremptoriamente, na hora de nos impor o que um decreto chama de “interesse público” – esse conceito abertíssimo.

Leia Mais

Agência do Sebrae na Paulino Vieira, em Itabuna || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: < 1 minuto

A agência do Sebrae em Itabuna promove, nesta sexta-feira (6), de forma presencial, a Sexta da Oportunidade, evento que busca qualificar o potencial empreendedor ao abordar temas ajustados aos de quem quer abrir negócio. O encontro será na Rua Paulino Vieira, 175, centro, próximo ao Banco do Brasil, a partir das 14h.

Interessados podem se inscrever por meio do telefone (73) 3613-9734 ou 99974-2262. O encontro respeitará todos os protocolos de segurança exigidos em virtude da pandemia, como o uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel.

De acordo com o gerente regional adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michelangelo Lima, os encontros trazem esclarecimentos para as tomadas de decisões. “A Sexta da Oportunidade é um momento voltado especialmente para quem está abrindo um novo negócio refletir sobre uma série de questões importantes na tomada de decisões, até para verificar se vale a pena mesmo ou não iniciar um novo negócio”, explicou Michelangelo.

Dentre os temas trabalhados estão as causas de mortalidade das empresas, como construir um modelo de negócio, realizar um plano e as tendências de negócios, aspectos da formalização e os indicadores de viabilidade. “E uma tarde na qual se tem a oportunidade de tirar muitas dúvidas que pairam principalmente para aquelas pessoas que querem empreender e que ainda não tem experiência”, informou o gerente.

SOBREVIVÊNCIA ECONÔMICA

Dados da pesquisa Sobrevivência das Empresas (2020), realizada pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal, revelaram que 29% dos MEI do país fecham as portas em até cinco anos de atividade. Já entre as microempresas e as empresas de pequeno porte, a taxa de mortalidade é de 21,6% e 17%, respectivamente. Por isso, a importância de receber orientação logo no início das atividades.

Mês é marcado por atividades que reforçam importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês
Tempo de leitura: 2 minutos

O Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes (HMN), da Santa Casa de Itabuna, promove várias ações para promoção, sensibilização, proteção e incentivo à amamentação nos primeiros anos de vida da criança. Entre as atividades estão as orientações previstas no Programa Roda de Conversa, nas unidades básicas de saúde do município, transmissão ao vivo pelo Instagram, além da participação no V Seminário Agosto Dourado da Bahia-Webinário.

A diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, destaca que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês. “É a alternativa mais eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil. Dados do Ministério da Saúde mostram que a amamentação é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças com até cinco anos idade. É um percentual significativo. Por isso, a importância de um envolvimento cada vez maior da população, principalmente do público feminino”, afirma.

A enfermeira do Banco de Leite da Santa Casa, Bianca Baleeiro, observa que o leite materno é alimento tão rico que, entre outros benefícios, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

“RETOMADA DAS RODAS DE CONVERSA”

A gerente de Enfermagem do HMN, Luciana Nobre, conta que a retomada das Rodas de Conversa nas unidades básicas de saúde é uma das ações da programação do “Agosto Dourado”. O programa orienta as gestantes e seus companheiros sobre a importância do pré-parto, parto, pós-parto e a amamentação nos primeiros anos de vida. “Essas ações eram promovidas antes da pandemia, foram suspensas e retomadas recentemente. Esses encontros são fundamentais para a sensibilização e conscientização das mamães”.

WEBINÁRIO E AUMENTO DE MÃES DOADORAS

No dia 12, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, as atividades ocorrerão na UBS José Edites, na Rua Floresta, no bairro São Caetano, com a participação de Agentes Comunitários de Saúde e coordenação do representante da Saúde da Mulher no município de Itabuna. Além disso, o Banco de Leite Humano participa, como convidado, no dia 25 deste mês, do Seminário Agosto Dourado da Bahia 2021-Webinário, da Secretaria de Saúde do Estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia para incentivar a amamentação tem ajudado a gerar bons resultados. Os índices nacionais do aleitamento materno entre crianças menores de seis meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. No mesmo período, o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60%.

O Brasil tem 222 bancos de leite humano e um deles é o da Santa Casa de Itabuna, instalado no Manoel Novaes, que é um dos 301 Hospitais Amigos da Criança, que promovem 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, iniciativa desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para infância (Unicef).

Soane também fundou a antiga Faculdade de Direito de Ilhéus e a Universidade Livre do Mar e da Mata
Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Soane Nazaré de Andrade celebra seu aniversário de 91 anos nesta quinta-feira (5). É dele o nome do campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), “maior invenção do povo grapiúna”, conforme define o reitor Alessandro Fernandes, em nota de reconhecimento divulgada hoje.

Alessandro lembra que Soane teve papel decisivo para a fundação da primeira universidade do sul da Bahia.

Soane também fundou a antiga Faculdade de Direito de Ilhéus, além da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada no bairro Pontal. Desde 1981, ocupa a cadeira 32 da Academia de Letras de Ilhéus.

Há 17 anos, em 2004, Soane Nazaré foi candidato a prefeito de Ilhéus pelo antigo PFL, atual DEM. Naquele ano, o eleito foi o empresário Valderico Reis, do PMDB (hoje MDB).

Acidente causou a morte de uma família inteira que retornava para Itabuna || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma família morreu na colisão de um carro de passeio com um caminhão, nesta quarta (4), no trecho de Joaquim Felício (MG) da BR-135. As vítimas estavam de mudança de Campinas (SP) para Itabuna (BA), no sul da Bahia. As seis pessoas, dois adultos e quatro crianças, estavam no veículo pequeno.

As vítimas foram identificadas como Gileno Brito Lima, de 36 anos, e Thaiane de Jesus dos Santos, de 33 anos, além dos quatro filhos – Karol, 12 anos, Yasmin, 11, Noemi, 4, e a bebê Rute, de apenas 10 meses, informou a InterTV.

A tragédia em solo mineiro interrompeu o sonho da família, que retornava para Itabuna, onde Gileno pretendia montar uma oficina. “Eles vinham de mudança, mandaram a bagagem por um caminhão-baú e saíram de lá ontem, por volta das 3h”, disse Eliana Brito, irmã de Gileno, por telefone.

Os familiares de Gileno e Thaiane souberam do acidente por volta das 19h de ontem.  Um irmão de Gileno se deslocou para Minas Gerais para fazer o reconhecimento dos corpos no Instituto Médico Legal de Curvelo.

Segundo Eliana, as vítimas serão enterradas em Itabuna.

O ACIDENTE

Segundo disse o motorista do caminhão à polícia rodoviária, o acidente foi provocado pelo estouro de um dos pneus do carro em que estava toda a família. Gileno, conforme a testemunha, teria perdido o controle do veículo, que foi parar na contramão. Das seis vítimas, quatro foram arremessadas para fora do carro. A Polícia Civil investigará o acidente.

O deputado Luís Miranda explica como ganhou R$ 50,00 de bandido que tentou se passar por Rodrigo Maia para pedir empréstimo de R$ 20.000,00
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (sem partido), teve o chip do celular hackeado e a conta do Telegram, aplicativo de mensagens, invadida. Ele informou a ocorrência no Twitter, na última sexta-feira (30).

No mesmo dia, fingindo ser o dono da conta, o impostor manteve contato com o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), a quem solicitou um empréstimo de R$ 20.000,00. Esperto, o parlamentar dobrou o golpista.

Luís disse ao estelionatário que, para fazer a transferência, seria necessário que o interlocutor depositasse R$ 50,00 na sua conta bancária, o que foi feito pelo farsante incauto.

“Sou muito tranquilo e frio. O cara pediu R$ 20.000,00, fui levando ele, dizendo que por causa dos R$ 50 não conseguiria, só na segunda [dia 2]. Estava tentando me livrar dele, aí ele pressionou e mandei depositar. Aí ele depositou”, explicou o deputado.

Depois de fazer o depósito, o golpista recebeu uma mensagem de áudio do parlamentar: “Bandido, comigo não”.

A moral da história é conhecida pela sabedoria popular: o Brasil, definitivamente, não é para amadores.

Município deve vários meses e décimo terceiro salário aos servidores || Foto Google
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Município de Itagimirim se comprometeu com o Ministério Público Estadual (MP-BA) a pagar os salários em atraso dos servidores de Itagimirim referentes ao ano de 2020, incluindo o 13° salário. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no dia 30 de julho junto ao promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias, foi homologado nos autos de uma ação civil pública que bloqueava o valor das contas do Município por decisão da Justiça e prevê o pagamento dos R$ 318.390,68 devidos aos servidores, conforme um cronograma que prioriza os servidores de menor remuneração.

Os primeiros a serem pagos, em parcela única em três dias úteis após a liquidação do compromisso, serão os servidores que recebem até um salário mínimo. Os que recebem mais que um salário mínimo terão o valor dividido em três parcelas mensais, a primeira também três dias após a liquidação.

Os médicos e o prefeito, que foi vice-prefeito na gestão anterior, receberão o valor em quatro prestações. O prefeito renunciou ao direito de executar uma decisão que lhe garantia o recebimento dos valores por meio judicial, para receber, conforme o acordo, os valores referentes ao mês de dezembro de 2019, o décimo terceiro salário, além de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020.

Segundo o acordo, nos valores pagos através do acordo não estão inclusos os referentes aos recolhimentos previdenciários que já foram recolhidos, bem como os bloqueios efetuados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nos primeiros meses de janeiro e fevereiro do presente exercício.