Revisão do Plano Diretor de Ilhéus está atrasada há 5 anos || Foto Blog Agravo
Tempo de leitura: 2 minutos

Além de ser uma desculpa inverossímil para a desídia, a ideia de que as discussões suscitadas por entidades civis atrapalha a tomada de decisão, no exercício do poder, é de uma violência antidemocrática típica do bolsonarismo mais radical, pois o espaço cívico também é uma floresta que o presidente quer desmatar.

Thiago Dias

Quando desistiu de erguer o novo presídio regional na Estrada do Chocolate, em outubro de 2019, a classe dirigente anunciou que a obra seria levada para as margens da Ilhéus-Itabuna. O assunto morreu ali. Agora, quase dois anos depois, nós, os governados, descobrimos que o recurso reservado para a obra, orçada em R$ 40 milhões, vai bancar a construção do presídio de Senhor do Bonfim.

A explicação dos governantes sobre a mudança de destino do dinheiro é genial. Segundo eles, Ilhéus perdeu o investimento por não ter definido logo o terreno do novo presídio. E, veja você, a demora é culpa dos questionamentos levantados, pela sociedade civil, contra as alternativas locacionais que os gestores foram capazes de oferecer.

Isso é dito na terra onde o poder público quer construir estações elevatórias de esgoto no meio de praças, além de um fórum no único espaço amplo de convivência e lazer da região central da cidade.

Isso é dito como se a classe dirigente sempre desse ouvidos aos setores organizados da sociedade, como se não batesse seu martelo, peremptoriamente, na hora de nos impor o que um decreto chama de “interesse público” – esse conceito abertíssimo.

Além de ser uma desculpa inverossímil para a desídia, a ideia de que as discussões suscitadas por entidades civis atrapalha a tomada de decisão, no exercício do poder, é de uma violência antidemocrática típica do bolsonarismo mais radical, pois o espaço cívico também é uma floresta que o presidente quer desmatar.

Gosto de consultar o ex-vice-prefeito José Nazal (Rede) para esclarecer informações sobre a história e a legislação de Ilhéus. Muitas vezes, quando o assunto é a ocupação do território do município, uma constatação é recorrente: a cidade cresce sem instrumentos básicos de planejamento urbano, a exemplo do plano diretor.

Está mais do que na hora de atualizar o Plano Diretor Participativo de Ilhéus, criado pela Lei nº. 3.265, de 2006, que deveria ter sido revisado há cinco anos. O nome da lei é didático, porque já enuncia que a gestão do território deve ser planejada e participativa.

Portanto, antes do fórum e do presídio, um plano. Isso não significa que os novos equipamentos não sejam necessários. O ponto é que a atualização da lei municipal vai ensejar o debate público para que o município, com a participação (ainda que indesejada por uns) da sociedade, escolha um rumo a seguir.

Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.

Uma resposta

  1. Não sou bolsonarista, acho que a discussão em questão é super pertinente, mas não entendi o motivo de Bolsonaro entrar nesse contexto. O que o bolsonarismo tem a ver com a falta de competência, e de omissão dos governantes locais ?!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *