Guilherme acumula premiação com o conhecimento
Tempo de leitura: 2 minutos

O estudante Guilherme Antônio da Silva Santos, de 16 anos,  do município de Santana, no oeste baiano, vem se consagrando como um grande campeão nas olimpíadas do conhecimento. O jovem já contabiliza 26 premiações e a sua mais recente vitória foi a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO).

Guilherme Antônio já ganhou um troféu; oito medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze; sete menções honrosas; e dois diplomas. “Gosto muito de participar de olimpíadas de todas as áreas, é uma experiência incrível. A AIMO, por exemplo, é uma olimpíada em inglês que testou o meu conhecimento em Matemática de uma forma especial, pois instigou a minha agilidade em resolver 30 questões em pouco tempo”.

O primeiro contato de Guilherme com olimpíada científica foi em 2017, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “No ano seguinte, ganhei minha primeira premiação, uma menção honrosa na OBMEP”, recorda, o aluno do 1º ano do Colégio Estadual Dom João Muniz.

Aquele foi o pontapé inicial e, desde então, Guilherme não parou mais. Em 2019, participou de novo da OBMEP e fez a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Olimpíada de Inglês e a Bricsmath (competição internacional on-line de Matemática). “No ano passado, criei o grupo ‘Math show olympics’, para estimular mais estudantes a participar. Costumo dizer que as olimpíadas científicas mudam vidas, como mudou a minha. Só fazendo para saber”.

INCENTIVO AOS COLEGAS

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ana Angélica de Almeida Carvalho, destaca a importância do incentivo de Guilherme para os colegas também participarem do universo das olimpíadas do conhecimento. “Por meio da participação nas olimpíadas que acontecem nas mais diversas áreas, os estudantes desenvolvem as suas habilidades, aprofundam os conteúdos. Por isso, estamos sempre os estimulando a participarem para além da competição por medalhas”, afirma.

Por meio do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Em 2020, o programa registrou 1.501.826 inscrições nas mais de 10 olimpíadas científicas, com a conquista de 842 medalhas por alunos baianos.

A Polícia Civil de Ubatã investiga o crime
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatros homens armados e encapuzados assaltaram uma casa de eventos na zona rural de Ubatã, no sul da Bahia, nesta segunda-feira (13). As informações são da Polícia Civil.

Durante a ação, os suspeitos fizeram disparos de arma de fogo, e um deles atingiu uma mulher na perna. A vítima foi levada ao hospital da cidade e, em seguida, transferida para o Hospital de Base de Itabuna. O estado de saúde dela não foi divulgado.

A polícia informou que, segundo informações preliminares, os suspeitos invadiram o local e levaram celulares e dinheiro. A quantidade não foi detalhada. Os homens fugiram do local após o crime. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Ubatã. Do G1 Bahia.

Valderico Junior: só Deus pode evitar candidatura de Neto ao governo estadual || Foto Nadson Carvalho
Tempo de leitura: 4 minutos

Pesquisas eleitorais desenham cenário favorável a ACM Neto na corrida para o Palácio de Ondina. Apesar disso, há quem levante a hipótese de o presidente nacional do DEM não ser candidato a governador da Bahia em 2022, escolhendo candidatura ao Senado.

Entrevistado hoje (13) pelo PIMENTA, o presidente do DEM-Ilhéus, Valderico Junior, disse que essa possibilidade é nula. Na verdade, segundo ele, Neto só não será candidato a governador se essa for a vontade de Deus.

O ex-prefeito de Salvador chegará ao sul da Bahia nesta quinta-feira (16). Na entrevista abaixo, Valderico Junior fala da repercussão do anúncio da visita de Neto à região e explica a ausência do vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), na reunião que vereadores itabunenses tiveram com o líder democrata na capital baiana. Também comenta o próprio futuro político e a possibilidade de disputar o pleito de 2022. Confira.

PIMENTA – Como foi a reação da cena política regional ao anúncio da visita de ACM Neto ao sul da Bahia?

VALDERICO JUNIOR – A gente fica feliz de ver a receptividade ao nosso futuro governador – nós estamos trabalhando, diuturnamente, para que isso possa acontecer. A gente vê o povo querendo a mudança. Em 2022, termina um ciclo de governos de 16 anos e começa uma nova etapa na Bahia. Tem sido uma resposta muito positiva. Eu vejo um crescimento gigantesco. O nome de Neto tem muito apelo popular, pela história do avô e pela administração dele na Prefeitura de Salvador, o melhor prefeito do Brasil.

Há quem diga que existe a possibilidade de Neto não ser candidato a governador. Você acredita nessa possibilidade?

Só se Deus não quiser. Acho que só Ele pode fazer isso hoje, pelo jeito que o povo tem a vontade que Neto seja nosso governador e pela vontade que vejo nele, discutindo todos os assuntos que interessam à Bahia. Neto tem sido participativo, tem buscado, tem lutado, tem feito alianças importantes. É nula a opção de ele não ser candidato a governador em 2022.

______________

A gente está fazendo um projeto com total transparência, sem vaidades.

______________

Repercutiu na imprensa a ausência do vice-prefeito Enderson Guinho numa reunião recente. Houve algum mal-entendido? Como está a relação com Guinho?

É uma relação boa. Guinho é um jovem promissor da nossa região. Eu não tenho dúvidas do trabalho que ele vem fazendo, buscando essa representatividade no município de Itabuna. Ganha o partido, ganha o sul da Bahia, com mais um grande líder. Ele tem feito um trabalho bacana e comprou a briga do Democrata. O que aconteceu foi que eu estive na Câmara de Vereadores de Itabuna e fui comunicado do interesse dos vereadores de estarem com Neto, inclusive antes da possibilidade de Neto estar aqui. Isso foi na quarta [8] e na quinta-feira [9] eu tinha agenda em Salvador. A bancada de vereadores que ia era maior, mas foi um tiro muito curto, a gente conseguiu um furo na agenda de Neto e a agenda acabou impossibilitando a presença de Guinho. No outro dia, os vereadores se reuniram com Guinho – o que foi uma proposta feita por mim. Não tem rachadura. A gente está fazendo um projeto com total transparência, sem vaidades. Eu tinha um espaço na agenda de Neto e cedi para que os vereadores pudessem estar lá e adiantar essa aproximação.

Você já disse que pensa mais no futuro, em 2024, do que nas eleições do próximo ano. Hoje, a possibilidade de ser candidato em 2022 parece mais real?

Eu quero trabalhar para que a gente possa ter força na nossa região. Quero trabalhar para que a região possa ser respeitada politicamente. Farei o que puder fazer para que isso ocorra. Candidatura foi uma coisa que eu pensei muito em 2020, quando saí candidato a prefeito de Ilhéus. Nós tivemos do 0 a quase 21 mil votos. Ficamos em 2º lugar, trilhando um caminho natural para 2024 – claro que depende muito do nosso trabalho, da atenção que a gente der a isso.

______________

Nós tivemos do 0 a quase 21 mil votos. Ficamos em 2º lugar, trilhando um caminho natural para 2024 – claro que depende muito do nosso trabalho, da atenção que a gente der a isso.

______________

Nós estamos conscientes desse processo, mas sou um cara de grupo. Eu estou aprendendo com erros e acertos. Se o partido entender que seja necessária a nossa candidatura para 2022, a gente tem que estudar. Eu não entraria para compor legenda, simplesmente. Não é meu perfil, procuro não ser assim na minha vida. Paralelo a isso, se a gente estudar que existe viabilidade eleitoral e o partido entender que isso deve ser feito, eu (sic) à disposição. Eu discuto isso com os deputados da nossa base, Pedro Tavares, Leur Lomanto [Júnior] e outros deputados que nos apoiaram na campanha, falo dos deputados do Democratas. O presidente [estadual do DEM] Paulo Azi conversa comigo [sobre a candidatura] e ACM Neto pediu essa pré-disposição.

______________

Eu consegui viabilizar uma visita de ACM Neto na Lagoa Encantada, pra gente falar do potencial turístico da Lagoa. Eu sou apaixonado pela Lagoa Encantada.

______________

 

Como será a agenda de Neto no sul da Bahia?

Ele vai chegar entre 9h e 9h30min, a gente vai ter a coletiva já no aeroporto. Às 10h, nós vamos para a Faculdade de Ilhéus, onde teremos um bate-papo – eu digo bate-papo porque é uma coisa leve, não é debate – com alguns segmentos da cidade, do turismo, do cacau, CDL, Polo Industrial, 2 horas de bate-papo. Eu consegui viabilizar uma visita de ACM Neto na Lagoa Encantada, pra gente falar do potencial turístico da Lagoa. Eu sou apaixonado pela Lagoa Encantada. Eu não tenho dúvida que vai ser um momento histórico. Depois iremos a Uruçuca, onde cumpriremos agenda com o prefeito Moacyr. Na sexta-feira, a gente vai conhecer o projeto do vereador Fabrício Pancadinha em Itabuna e seguir para o aniversário de Buerarema.

Rui Costa (sentado à esquerda) ouve discurso de Adolfo Menezes, presidente da Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), participou hoje (13) da inauguração da Policlínica Regional de Serrinha, que vai atender cerca de 500 mil habitantes do centro-leste baiano. A nova unidade é a 21ª inaugurada pelo governador Rui Costa (PT), que pretende entregar 22 policlínicas regionais até o fim do mandato.

Segundo Adolfo Menezes, a política de regionalização dos serviços de saúde é um grande acerto do governo estadual. “Só temos que elogiar mais este equipamento de saúde para 18 especialidades médicas e exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância, mamografia, endoscopia, que homens e mulheres da região sisaleira precisavam se deslocar a Feira de Santana ou a Salvador para fazer”, declarou o presidente da Alba.

A policlínica democratiza o acesso a exames e consultas, destaca Adolfo. “Este investimento, de quase R$ 30 milhões entre obras, equipamentos e veículos, é destinado à população mais pobre, que não tem dinheiro para pagar R$ 300 em um exame ou consulta, que não tem plano de saúde. Governar não é fazer festa, mas cuidar, de fato, de quem mais precisa. É para isso que existe o Estado”.

Executivos da DMCC são recebidos por autoridades públicas do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), se reuniu neste domingo (12), em Ilhéus, com executivos da Dubai Multi Commodities Centre (DMCC), centro de distribuição de commodities de Dubai. Os investidores do emirado árabe visitaram o sul da Bahia para conhecer a cultura agrícola que dá nome à região, polo de produção de cacau.

Segundo Marcone Amaral, a visita dos empresários abre caminho para futuros negócios. “O encontro foi importante para apresentarmos o potencial da nossa região, com destaque para o cacau e chocolate, com oportunidades comerciais, que estarão sendo trabalhadas pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Governo do Estado da Bahia, Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Amurc”, explicou.

O presidente da DMCC, Amehd Bin Sulayem, lidera a comitiva árabe. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e primeira-dama Soane Galvão também participaram da reunião desse domingo.

Prefeito Augusto Castro tem encontro marcado com autoridades de segurança
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) vai se reunir nesta terça-feira (14), às 9h, na Prefeitura de Itabuna, com autoridades da segurança pública. O objetivo é discutir medidas contra a violência na cidade, que registrou três incêndios a carros na última sexta-feira (10), durante ação coordenada de bandidos.

A reunião terá a presença do comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Lopes, do coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado André Aragão, do diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, do comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Oliveira, da comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Santos e da secretária municipal Mariana Alcântara (Segurança e Ordem Pública). Juízes das Varas Criminais e de Execução Penal também vão participar do diálogo.

Chaiane foi vista pela última vez na Praça J.J Seabra
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chaiane Mota Gama, de 18 anos, está desaparecida desde sexta-feira (10). Moradora do bairro Iguape, zona norte de Ilhéus, ela foi vista pela última vez na Praça J.J Seabra, no Centro, após sair de um curso técnico. A família da jovem obteve imagens de câmeras de segurança que mostram Chaiane andando na praça por volta das 17h.

Informações sobre o paradeiro dela podem ser encaminhadas à família por meio do telefone (73) 9 99151-5467 (WhatsApp).

Estado aplicou 1ª dose de vacina em 84,23% da população adulta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia recebeu mais uma lote de vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira (13). Um voo comercial, que pousou de manhã em Salvador, trouxe remessa com 310.050 doses da Pfizer/BioNTech.

Com a nova carga, a Bahia chegou ao total de 17.905.768 doses de vacinas recebidas, sendo 6.653.518 da Sinovac/Coronavac; 6.751.580 da Oxford/AstraZeneca; 4.099.170 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

VACINÔMETRO

Até este domingo (12), 9.339.352 moradores do estado receberam, pelo menos, uma dose de vacina contra a covid-19, o que corresponde a 84,23% da população adulta da Bahia, estimada em 11.087.169.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deseja que o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), e o presidente nacional do DEM, ACM Neto, disputem o 2º turno das eleições de 2022 para o Governo da Bahia.

Rosemberg fez a avaliação no último sábado (11), em entrevista ao programa Café IPolítica, do canal IPolítica Bahia. No campo governista, segundo o deputado, a base do governador Rui Costa (PT) vai se manter coesa em torno de apenas uma candidatura ao governo baiano, tendo como objetivo maior a eleição do ex-presidente Lula (PT) para o terceiro mandato presidencial.

Empresário Ailton Messias faleceu nesta segunda (13), no Calixto Midlej Filho, em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-provedor da Santa Casa de Itabuna e empresário Ailton de Melo Messias, de 85 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (13), vítima de problemas cardíacos, após 18 dias internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Ailton era dono de uma das maiores redes de supermercados do Nordeste brasileiro, a Rede Messias, com unidades em vários municípios do sul da Bahia e um dos maiores geradores de ICMS do setor supermercadista do país na época.

Nos anos 1980, a Rede Messias inaugurou várias lojas na região e possuía uma central de distribuição em Itabuna, município-sede, onde hoje funciona o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A rede inaugurava anos depois o conceito de hipermercado no sul da Bahia, ao qual se integravam várias lojas de setores como vestuário, formando o Shopping Center Itabuna, que, após a falência da Rede Messias, foi a leilão. Hoje, no local, funcionam o Hiper Itão e a Magazine Luiza. Ailton Messias foi provedor da Santa Casa de Itabuna no período de 1988 e 1991.

O corpo de Ailton Messias está sendo velado no SAF, na Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O enterro está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

PESAR

Várias entidades emitiram nota lamentando a perda do empresário e figura das mais notáveis da benemerência do sul da Bahia. O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, se pronunciou por meio de nota. “Ao longo dessas três décadas foi peça determinante para que a Misericórdia pudesse atingir a excelência no atendimento em saúde prestada diariamente à população do Sul da Bahia. Um vencedor cujo paradigma servirá para esta e muitas outras gerações de Itabunenses”.

A Associação Comercial de Itabuna (ACI), da qual Ailton Messias foi presidente, manifestou profundo pesar pela morte do empresário e ex-dirigente. “Neste momento de grande tristeza, rogamos a Deus que conforte os familiares e amigos pela perda irreparável”.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, emitiu nota em que relembra o tino empresarial de Ailton Messias e o impacto da empresa para a economia regional. “Neste momento de dor, externo minhas condolências aos familiares do Sr. Ailton de Melo Messias, com pedidos a Deus para que a todos conforte”.

Uesb abre vagas em cursos de graduação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu processo seletivo especial para 758 vagas em 40 cursos de graduação nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Os alunos serão selecionados por meio das análises das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do ensino médio regular. As inscrições podem ser feitas do dia 16 até o dia 30, no site do PSE.

Os candidatos deverão optar por uma das modalidades de concorrência, conforme o edital. A taxa de inscrição é de R$ 70, mas há possibilidade de solicitar isenção para os estudantes de maior vulnerabilidade social.

Acidente na saída de Ilhéus para Itabuna trava o trânsito || Foto Ilhéus em Resumo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trânsito na saída de Ilhéus para Itabuna, nesta manhã de segunda-feira (13), está lento devido a um acidente nas proximidades da rodoviária intermunicipal. Um táxi chocou-se contra poste numa das margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna.

O trânsito ainda não foi totalmente liberado, porque, na colisão, o poste foi afetado. A pista no sentido Itabuna está interditada devido ao isolamento em torno do poste e do veículo, conforme imagem publicada pelo site Ilhéus em Resumo.

Sede do Banco Central do Brasil || Foto Marcello Casall Jr/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu, novamente, de 7,58% para 8%, neste ano. É a 23ª elevação consecutiva na projeção. A estimativa está no boletim Focus de hoje (13), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para 2022, a estimativa de inflação é de 4,03%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3,03%, respectivamente.

A projeção para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

Em agosto, puxada pelos combustíveis, a inflação subiu 0,87%, a maior inflação para o mês desde o ano 2000, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o indicador acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses, o maior acumulado desde fevereiro de 2016, quando o índice alcançou 10,36%.

TAXA DE JUROS

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, estabelecida atualmente em 5,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 8% ao ano. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica fique nesse mesmo patamar. Tanto para 2023 como para 2024, a previsão é 6,5% ao ano.Leia Mais

Obras de recuperação da Ponte do Cururupe devem ser concluídas em dezembro || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou que as obras de reparo numa das pontes sobre o rio Cururupe, na zona sul de Ilhéus, deverão ser concluídas somente em dezembro. Parte da ponte desabou há quase três meses e as obras foram retomadas no final de agosto.

De acordo com a Embasa, a contenção lateral da ponte foi afetada por vazamento na tubulação de água que passa no local. Uma das vias da ponte foi interditada para a execução da obra. A região do Cururupe é das que mais atraem turistas ao litoral ilheense.

A Prefeitura de Ilhéus vistoriou a ponte e elaborou projeto básico e previsão de orçamento para que o trabalho começasse no menor tempo. “Todo o planejamento foi entregue à diretoria da empresa, no início do mês de agosto. A intervenção, portanto, atende a uma solicitação do Município e dos moradores, além de devolver as condições de locomoção e dar segurança à comunidade local”, informou a empresa em nota.